segunda-feira, 21 de outubro de 2013

2-CRÔNICAS DE ISRAEL

Introdução Ver a introdução de I Crônicas 1–29. Alguns Importantes Princípios do Evangelho a Serem Procurados • Os templos são casas sagradas do Senhor. (Ver II Crônicas 3:1; 7:1–3; ver também D&C 109:1–5; 110:1–10.) • Estamos na Terra para aprender a amar, obedecer e servir ao Senhor. Para isso precisamos: a. Aceitar quando os líderes do Senhor nos corrigem. (Ver II Crônicas 15:1–15; 19:1–11; 30; 36:11–20.) b. Tornar-nos humildes perante o Senhor. (Ver II Crônicas 32:26; 33:12–13.) c. Aprender, obedecer e ensinar a palavra de Deus. (Ver II Crônicas 34:14–21, 29–33; ver também Esdras 7:10; Alma 17:2–3.) d. Fazer e cumprir convênios com o Senhor. (Ver II Crônicas 34:31; ver também Neemias 10:29; D&C 136:4.) • Embora o povo de Judá tivesse pecado e fosse punido com setenta anos de cativeiro na Babilônia, Deus não os rejeitou. Depois de terem sido suficientemente castigados, Ele os restaurou à sua terra prometida. (Ver II Crônicas 36:14–23.) Sugestões Didáticas II Crônicas 3:1. O Monte Moriá era um lugar que se tornou sagrado por causa do Senhor. (10–15 minutos) Pergunte aos alunos: • Quais são alguns dos lugares que consideramos sagrados? • O que torna um lugar sagrado? Se for possível, mostre aos alunos uma fotografia do monte do templo em Jerusalém e peça-lhes que vejam o mapa 5 do Guia para Estudo das Escrituras, que mostra a cidade de Jerusalém na época de Jesus. Peça aos alunos que leiam Gênesis 22:1–2; II Samuel 5:6–7; e II Crônicas 3:1 e discuta o que essas passagens ensinam sobre aquele importante monte. Peça aos alunos que leiam Ezequiel 37:21–28 e procurem o que diz sobre um futuro templo ali. (Ver o comentário referente a Ezequiel 37:26–28 em Velho Testamento: I Reis–Malaquias, p. 284.) Pergunte por que um lugar como Moriá, o monte do templo, teria um papel tão importante na história e profecia de Israel. Leia a seguinte declaração do Profeta Joseph Smith: II Crônicas 5; 7:1–3. Os templos são casas sagradas do Senhor. (20–25 minutos) Se for possível, mostre aos alunos a planta de um edifício. Pergunte: • Por que e como são usadas as plantas? • Se pudessem desenhar a casa de seus sonhos, qual seria o maior cômodo dela? Por quê? • De que modo o desenho da casa do Senhor seria diferente do da sua casa? Examine I Reis 6 e II Crônicas 2–4 com os alunos e discuta o custo e o trabalho exigidos para a construção do Templo de Salomão. Pergunte por que Davi e Salomão tiveram tanto trabalho para construir um belo edifício para ser a casa do Senhor. Mostre a fotografia de alguns de nossos templos modernos e discuta por que desejamos oferecer o melhor que temos para o Senhor. Leia a seguinte declaração do Élder James E. Talmage, um antigo membro do Quórum dos Doze: Peça aos alunos que leiam II Crônicas 5:11–14 e 7:1–3 e pergunte como o Senhor mostrou Sua aceitação do templo. Leia Doutrina e Convênios 109:1–5, 12–13, 37 e discuta como as manifestações espirituais pedidas em oração na dedicação do Templo de Kirtland foram semelhantes às que aconteceram na dedicação do Templo de Salomão. Você pode escolher alguns versículos da oração dedicatória do Templo de Kirtland que mostrem as bênçãos de termos um templo. (Ver em especial D&C 109:12–59; ver também D&C 110:1–10.) Preste seu testemunho da importância dos templos em nossos dias. “Lembremo-nos de que seja a dádiva oferecida por um homem ou uma nação, o melhor que temos, se ofertado voluntariamente e com pura intenção, sempre é excelente à vista de Deus, embora pareça pouco em comparação com outras coisas.” (The House of the Lord, ed. rev., 1976, p. 3.) “Judá há de voltar, Jerusalém há de ser reedificada junto com o templo, e deve sair água de sob o templo, e as águas do Mar Morto serão purificadas. Precisar-se-á de algum tempo para se reconstruírem as muralhas da cidade, o templo, etc, e tudo isso acontecerá antes da vinda do Filho do Homem”. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 278.) O SEGUNDO LIVRO DAS CRÔNICAS 146

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