Estudos sistemáticos
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
2-CRÔNICAS DE ISRAEL
Introdução
Ver a introdução de I Crônicas 1–29.
Alguns Importantes Princípios do Evangelho a
Serem Procurados
• Os templos são casas sagradas do Senhor. (Ver II Crônicas
3:1; 7:1–3; ver também D&C 109:1–5; 110:1–10.)
• Estamos na Terra para aprender a amar, obedecer e servir
ao Senhor. Para isso precisamos:
a. Aceitar quando os líderes do Senhor nos corrigem. (Ver II
Crônicas 15:1–15; 19:1–11; 30; 36:11–20.)
b. Tornar-nos humildes perante o Senhor. (Ver II Crônicas
32:26; 33:12–13.)
c. Aprender, obedecer e ensinar a palavra de Deus. (Ver II
Crônicas 34:14–21, 29–33; ver também Esdras 7:10; Alma
17:2–3.)
d. Fazer e cumprir convênios com o Senhor. (Ver II Crônicas
34:31; ver também Neemias 10:29; D&C 136:4.)
• Embora o povo de Judá tivesse pecado e fosse punido com
setenta anos de cativeiro na Babilônia, Deus não os rejeitou.
Depois de terem sido suficientemente castigados, Ele os
restaurou à sua terra prometida. (Ver II Crônicas 36:14–23.)
Sugestões Didáticas
II Crônicas 3:1. O Monte Moriá era um lugar que se tornou
sagrado por causa do Senhor. (10–15 minutos)
Pergunte aos alunos:
• Quais são alguns dos lugares que consideramos sagrados?
• O que torna um lugar sagrado?
Se for possível, mostre aos alunos uma fotografia do monte do
templo em Jerusalém e peça-lhes que vejam o mapa 5 do Guia
para Estudo das Escrituras, que mostra a cidade de Jerusalém na
época de Jesus. Peça aos alunos que leiam Gênesis 22:1–2; II
Samuel 5:6–7; e II Crônicas 3:1 e discuta o que essas passagens
ensinam sobre aquele importante monte.
Peça aos alunos que leiam Ezequiel 37:21–28 e procurem o que
diz sobre um futuro templo ali. (Ver o comentário referente a
Ezequiel 37:26–28 em Velho Testamento: I Reis–Malaquias, p.
284.) Pergunte por que um lugar como Moriá, o monte do
templo, teria um papel tão importante na história e profecia de
Israel. Leia a seguinte declaração do Profeta Joseph Smith:
II Crônicas 5; 7:1–3. Os templos são casas sagradas do
Senhor. (20–25 minutos)
Se for possível, mostre aos alunos a planta de um edifício.
Pergunte:
• Por que e como são usadas as plantas?
• Se pudessem desenhar a casa de seus sonhos, qual seria o
maior cômodo dela? Por quê?
• De que modo o desenho da casa do Senhor seria diferente
do da sua casa?
Examine I Reis 6 e II Crônicas 2–4 com os alunos e discuta o
custo e o trabalho exigidos para a construção do Templo de
Salomão. Pergunte por que Davi e Salomão tiveram tanto
trabalho para construir um belo edifício para ser a casa do
Senhor. Mostre a fotografia de alguns de nossos templos
modernos e discuta por que desejamos oferecer o melhor que
temos para o Senhor. Leia a seguinte declaração do Élder
James E. Talmage, um antigo membro do Quórum dos Doze:
Peça aos alunos que leiam II Crônicas 5:11–14 e 7:1–3 e
pergunte como o Senhor mostrou Sua aceitação do templo.
Leia Doutrina e Convênios 109:1–5, 12–13, 37 e discuta como
as manifestações espirituais pedidas em oração na dedicação
do Templo de Kirtland foram semelhantes às que aconteceram
na dedicação do Templo de Salomão. Você pode escolher
alguns versículos da oração dedicatória do Templo de Kirtland
que mostrem as bênçãos de termos um templo. (Ver em
especial D&C 109:12–59; ver também D&C 110:1–10.) Preste
seu testemunho da importância dos templos em nossos dias.
“Lembremo-nos de que seja a dádiva oferecida por um
homem ou uma nação, o melhor que temos, se ofertado
voluntariamente e com pura intenção, sempre é
excelente à vista de Deus, embora pareça pouco em
comparação com outras coisas.” (The House of the Lord,
ed. rev., 1976, p. 3.)
“Judá há de voltar, Jerusalém há de ser reedificada
junto com o templo, e deve sair água de sob o templo, e
as águas do Mar Morto serão purificadas. Precisar-se-á
de algum tempo para se reconstruírem as muralhas da
cidade, o templo, etc, e tudo isso acontecerá antes da
vinda do Filho do Homem”. (Ensinamentos do Profeta
Joseph Smith, p. 278.)
O SEGUNDO LIVRO DAS CRÔNICAS
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