sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O SAL DA TERRA

Evangelhos .
A palavra evangelho significa  boas-novas . Os evangelhos são assim chamados, pois registram as boas-novas,  um caminho para salvação que foi aberto a toda humanidade pela morte e ressureição de Jesus Cristo (Mc 1;1;1 Co 15;3,4).
O evangelho de Mateus é universal tem por intuito satisfazer  as necessidades de conhecimento  de todos os homens judeus e gentios conduzindo-os  a Jesus. O messias, o salvador do mundo, parte de seu conteúdo atrai aos judeus, tal como é o caso desta genealogia  que tenciona provar a legitima reivindicação  de Jesus ao trono de Davi.(Mt.20;30) Outra parte de seu conteúdo é atrativo aos gentios sobretudo quando revela  de forma clara,  que Jesus não limitou sua missão entre os judeus, estendeu aos gentios (At.11;18).Também  mostra que o evangelho deve ser pregado a todos e em todos os lugares do mundo. (Mt.11;27. Mc. 16;15 ).
Seu ministério dificilmente seria considerado um movimento reformador, porem indicava a formação de um grupo distinto dentro do judaísmo, Jesus intitulou seu grupo como sua igreja, redirecionando ensinando  de uma forma simples e objetiva a importância das leis e como deveriam ser interpretadas após o grande sacrifício,  único e necessário  para redenção dos pecados e salvação do homem.
 ‘’ Vós sois o sal da terra ...’’. (Mt.5;13)
Os discípulos  e o mundo.                                                                                              
Os verdadeiros discípulos do reino, o novo Israel ( a Igreja ) são agora o sal da terra. O sal era geralmente valorizado na Palestina, nos tempos de Jesus muito utilizado na conservação de alimentos, vários  símbolos eram vinculados ao termo. Que os cristãos eram indivíduos de grande valor e a ideia de que são preservadores da ordem na sociedade, bem como sua própria existência deve ser incluída. Os ensinamentos de Jesus entendem que os que nele confiam devem possuir e seguir a realidade do que eles professam; isso é demostrado na vida diária, refletindo  o valor de Jesus Cristo ao mundo.
Um incentivo para os discípulos diante de todo sofrimento, mostrava que eles mesmos sendo tratados com desprezo por alguns eram mais importantes que os profetas, pois os profetas eram o sal de Canaã, e eles o sal de todo o mundo.
Por natureza, o sal é um elemento que mata e elimina os germes. Assim sendo, o povo do reino dos céus agiria como tal elemento, em uma geração corrompida. (I Co. 9.25). E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível. E nós porém, uma incorruptível.
Baseado em um ditado Romano, da época de Jesus os comparou com sal que tem duas finalidades.
Manter a palavra viva e a conservar.
Condimentar, dar sabor agradável a quem as escuta.
Jesus os encorajava sem considerar seu numero reduzido, e mostrando a importância da missão, pois iriam lutar contra vários e bem armados tal como o sal de modo eficaz propagaria seu sabor por grandes distâncias agindo sem limites de forma valida e necessária.
Comparando o evangelho  da salvação com o sal , Jesus mostra que o sal é forte e penetrante, dá sabor e conserva do apodrecimento (Mc. 9;50).    Bom é o sal; mas se o sal se tornar insosso com que o adubares! Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros.
Ressaltando  que mesmo quando um fiel venha a se misturar com pessoas ou coisas contaminadas do mundo, ainda assim conservaria sua essência inicial.
‘’ ... e se o sal for insipido, com que se há de salgar. Para nada mais presta se não para laçar fora, e ser pisado pelos homens’’.(Mt.5;13)
INSIPIDO. Sem sabor, insosso, sem graça.   
O cloreto de sódio, (sal) em estado puro não deteriora; porem se for misturado com outros elementos, pode perder seu caráter distintivo e torna-se inútil para qualquer coisa.
Quando um discípulo se torna insipido automaticamente perde o sabor e a graça sem valor ou forças para pregar o evangelho , a palavra nos diz pela graça sois salvos. (Ef..2;8) Quando perde-se a graça para nada mais serve só para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. (Ez. 43;24 ) E os oferecerás perante a face do Senhor; e os sacerdotes deitarão sal sobre eles, e os oferecerão em holocausto ao Senhor.  Nos dizem que o sal era colocado sobre a carne dos animais no holocausto porem quando perdia seu teor suas propriedades era lançado fora nos  degraus ou ao redor do templo em lugares escorregadios para ser pisado por todos que ali passar.
Sumario
Evangelho de Mateus
Data. entre as décadas de 50 e 60 d.c.
Autoria. Mateus, um judeu sobrenome Levi, trabalhava como cobrador de impostos, dominador estrangeiro como todo publicano era odiado por seus compatriotas
Conteúdo.
Sermão do monte, bem-aventuranças, oração do pai-nosso, sermão profético que trata de acontecimentos futuros.
Texto. (Mt.5;13)
Transmitido diretamente aos discípulos que saiam em missão de evangelismo.
Método. Analítico
Regra de decodificação. Interpretação no sentido e no tempo do autor.
Fontes de pesquisas. Bíblia de estudo anotada expandida.(Ryrie,1994) 2ª ed .São Paulo; Mundo cristão , 2006.
Livro novo testamento vol. 1 (Champlin ,...)

Anotações ,apostilas, google  e cursos anteriores.

TRABALHO DE PSICOLOGIA-CETEBAN


 

CENTRO DE ESTUDO TEOLÓGICO BATISTA NACIONAL

O Órgão Teológico da CBN-BA em Salvador.
Intellectus  et  Spiritualitas

Registro N0 17.140            CNPJ. N0 04.906.986-0001-14

DIRETOR : PR. WILTON LIMA

CBN-BA


 

 



                                        

                                      INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA





                                     Professor : Ezequias Conrado



                                 ALUNO: José Robério Oliveira Da silva







                                                                                               Salvador –Ba
                                                                                             2015


                                               QUESTÕES:
1-Fale sobre a história da psicologia moderna, abordando os seus principais ícones.
       "A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta". Com essa frase descreveu Hermann Ebbinghaus, um dos primeiros psicólogos experimentais, a situação da psicologia - tanto em 1908, quando ele a escreveu, como hoje: desde a Antiguidade pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana - a percepção, a consciência, a loucura. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX.
      O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 tendo publicado seu livro "Principles of Physiological Psychology" em Leipzig, na Alemanha. Seu interesse se havia transferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples. O seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos. Alunos de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e os Estados Unidos.
        Edward Titchener foi um importante divulgador do trabalho de Wundt nos Estados Unidos. Mas uma outra perspectiva se delineava: o médico e filósofo americano William James propôs em seu livro "The Principles of Psychology (1890)" - para muitos a obra mais significativa da literatura psicológica - uma nova abordagem mais centrada na função da mente humana do que na sua estrutura. Nessa época era a psicologia já uma ciência estabelecida e até 1900 já contava com mais de 40 laboratórios na América do Norte.
      Primeiras abordagens da psicologia: Essas abordagens são: o Funcionalismo,o Estruturalismo e o Associacionismo.                                                                                               

                                                  O Funcionalismo

O Funcionalismo, de William James (1842-1910) se preocupa em responder ” o que fazem os homens” e “ por que o fazem”. Para responder a isto elege-se a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.

                                                   O Estruturalismo

O Estruturalismo, de Edward Titchner (1867-1927) está preocupado com a compreensão do mesmo fenômeno que o Funcionalismo, porém irá estuda-la em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central.
                                                    O Associacionismo

O termo associacionismo, de Edward L. Thorndike (1874-1949) origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias das mais simples as mais complexas. Assim formulou-se a Lei do Efeito, onde todo comportamento de um organismo tende a se repetir se nós recompensarmos o organismo assim que este emitir o comportamento. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado após sua ocorrência.
2-O que você entende por subjetividade, desenvolva seu raciocínio sobre esse tema.
 A subjetividade é tudo aquilo que somos que pensamos que sentimos e formamos em nosso ser, também é a maneira que lidamos com todos os tipos de situações no nosso dia a dia sendo que cada pessoa se comporta diferente do outro estando ambos na mesma situação. Portanto nossas opiniões são divergentes e diferentes pois,  podemos dizer que a subjetividade não só é fabricada, produzida, moldada, mas também é automoldável, ou seja, o homem pode promover novas formas de subjetividade, recusando-se ao assujeitamento e à perda de memória imposta pela fugacidade
da informação; recusando a massificação que exclui e estigmatiza o diferente, a aceitação social condicionada ao consumo, a medicalização do sofrimento. Nesse sentido,retomamos a utopia que cada homem pode participar na construção do seu destino e de sua coletividade.

3-Fale sobre cada uma das principais abordagens ou tendências teóricas do século XX.
     A Psicologia científica, que se constituiu de três escolas Associacionismo, Estruturalismo e Funcionalismo , foi substituída, no século 20, por novas teorias.
As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia neste século são consideradas por inúmeros autores como sendo o
Behaviorismo ou Teoria (S-R) (do inglês Stimuli-Respond — Estímulo-
Resposta), a Gestalt e a Psicanálise.

     O Behaviorismo, que nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas,tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior).

     A Gestalt, que tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia científica do século 19, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. A
Gestalt é a tendência teórica mais ligada à Filosofia.

     A Psicanálise, que nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.Nos próximos três capítulos,desenvolveremos cada uma dessas                                        principais tendências teóricas, a partir da apresentação de alguns de seus conceitos básicos. Em um quarto capítulo, apresentaremos a                                                                Psicologia Sócio-Histórica como uma das vertentes teóricas em construção na Psicologia atual.
4-Pesquise sobre os PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS DO COMPORTAMENTE, e fale de pelo menos três deles

                                O COMPORTAMENTO RESPONDENTE
O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos
de “não-voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos
antecedentes do ambiente. Como exemplo,podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as
famosas “lágrimas de cebola” etc. Esses comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos
eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de “aprendizagem”. Mas interações desse tipo também podem ser provocadas por estímulos que, originalmente,não eliciavam respostas em determinado organismo. Quando tais estímulos são temporalmente pareados com estímulos eliciadores podem, em certas condições, eliciar respostas semelhantes às destes. A essas novas interações chamamos também de reflexos, que agora são condicionados devido a uma história de pareamento, o qual levou o organismo a responder a estímulos que antes não respondia. Para deixar
isso mais claro, vamos a um exemplo: suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada numa vasilha de água gelada. A temperatura da mão cairá rapidamente devido ao encolhimento ou constrição dos vasos sanguíneos  caracterizando o comportamento como respondente. Esse comportamento será acompanhado de uma
modificação semelhante, e mais facilmente mensurável, na mão esquerda, onde a constrição vascular também será induzida. Suponha,agora, que a sua mão direita seja mergulhada na água gelada um certo número de vezes, em intervalos de três ou quatro minutos, e que você ouça uma campainha pouco antes de cada imersão. Lá pelo vigésimo
pareamento do som da campainha com a água fria, a mudança de temperatura nas mãos poderá ser eliciada apenas pelo som, isto é, sem necessidade de imergir uma das mãos.
                                          CONTROLE DE ESTÍMULOS
Tem sido polêmica a discussão sobre a natureza ou a extensão do controle que o ambiente exerce sobre nós, mas não há como negar que há algum controle. Assumir a existência desse controle e estudá-lapermite maior entendimento dos meios pelos quais os estímulos agem.Assim, quando a freqüência ou a formada resposta é diferentes ou estímulos diferentes, diz-se que o comportamento estás sob o controle de estímulos. Se o motorista pára ou acelera o ônibus no cruzamento de ruas onde há semáforo que ora está verde, ora vermelho, sabemos que o comportamento de dirigir está sob o controle de estímulos.Dois importantes processos devem ser apresentados:discriminação e generalização.

                                                   

                                                PUNIÇÃO

A punição é outro procedimento importante que envolve a conseqüenciação de uma resposta quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente.Os dados de pesquisas mostram que a supressão do
comportamento punido só é definitiva se a punição for extremamente intensa, isto porque as razões que levaram à ação  que se pune  não são alteradas cora a punição.Punir ações leva à supressão temporária da resposta sem,contudo, alterar a motivação. Por causa de resultados como estes, os behavioristas têm debatido a validade do procedimento da punição como forma de reduzir a freqüência de certas respostas. As práticas punitivas correntes na Educação foram questionadas pelo Behaviorismo  obrigava-se o aluno a ajoelhar-se no milho, a fazer inúmeras cópias de um mesmo texto, a receber “reguadas”, a ficar isolado etc. Os behavioristas, respaldados por crítica feita por Skinner e outros autores, propuseram a substituição
definitiva das práticas punitivas por procedimentos de instalação de comportamentos desejáveis. Esse princípio pode ser aplicado no cotidiano e em todos os espaços em que se trabalhe para instalar comportamentos desejados. O trânsito é um excelente exemplo. Apesar das punições aplicadas a motoristas e pedestres na maior parte das infrações cometidas no trânsito, tais punições não os têm motivado a adotar um comportamento considerado adequado para o trânsito. Em vez de adotarem novos comportamentos, tornaram-se especialistas na esquiva e na fuga. 

Fontes de pesquisas: Livro em pdf, Ana mercês Bahia bock e Sait Google acadêmico


                                                                Salvador –Ba
                                                                          2015       
   










  CENTRO DE ESTUDO TEOLOGICO BATISTA NACIONAL

BACHARELADO EM TEOLOGIA

PSICOLOGIA








 EZEQUIAS CONRADO






                             
                                       INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA













Salvador –Ba
2015