Estudos sistemáticos
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
2-SHEMUEL-ALEF(SAMUEL)
O segundo livro de Samuel recebe o nome do profeta Samuel,
embora ele não seja mencionado no livro. Devemos lembrar
que originalmente I e II Samuel eram um único livro. (Ver a
introdução a I Samuel, p. 119.) Ele conta do empenho do rei
Davi em unir a nação e levar Israel ao auge de seu poderio.
Ele também destaca os traços de caráter que permitiram que
Davi fosse bem-sucedido.
No início de sua vida, Davi era puro e humilde. Infelizmente,
II Samuel relata uma virada trágica em sua vida. Por que o
jovem e inocente Davi se tornou alguém que, conforme
comentou o Élder Neal A. Maxwell, “foi tolerante com suas
fraquezas, como só um rei pode fazer”? (We Will Prove Them
Herewith, p. 71) Procure caminhos alternativos que ele poderia
ter tomado no curso de sua vida. (Para mais informações, ver
a introdução a II Samuel 1–12 e 13–14, em Velho Testamento:
Gênesis–II Samuel, pp. 287, 295; ver também Guia para Estudo
das Escrituras, “Davi”, p. 55)
II Samuel 1–10
Introdução
Os dez primeiros capítulos de II Samuel relatam a ascensão de
Davi ao pináculo de seu poder e popularidade. Ao estudar
esses capítulos, procure o relacionamento que Davi tinha com
o Senhor e como ele invocava os poderes do céu para ajudá-lo
a ter sucesso.
Alguns Importantes Princípios do Evangelho a
Serem Procurados
• O Senhor promete recompensar tantos os justos e os iníquos
de acordo com suas ações. (Ver II Samuel 3:1, 27–39, 4:1–5:3,
19–25; ver também Alma 41:3–15.)
• Quando confiamos no Senhor, cumprimos mais do que jamais
poderíamos fazer por nós mesmos. (Ver II Samuel 5:17–25, 8.)
• Desagradamos ao Senhor quando tratamos com leviandade
as coisas sagradas—tanto em atitude quanto em ação—(Ver
II Samuel 6; ver também D&C 63:64; 84:24–25, 54–58.)
Sugestões Didáticas
II Samuel 1–4. A sabedoria e integridade de Davi
ajudaram-no a unir Israel e Judá. (20–25 minutos)
Para ajudar os alunos a examinarem II Samuel 1–4, separe-os
em grupos de 2 a 4 pessoas. Peça a cada grupo que leia
rapidamente esses capítulos e invente um questionário que
combine as pessoas com algo que tenham feito: Na primeira
coluna, eles devem relacionar as pessoas encontradas nesses
capítulos, e na segunda coluna, devem escrever uma
declaração com algo realizado para cada uma das pessoas. Dêlhes
uma cópia do seguinte exemplo:
Peça aos grupos que troquem os questionários e depois
respondam-nos em seus grupos. Quando todos tiverem
terminado seus questionários, peça aos alunos que comparem
a sabedoria e integridade de Davi com as das outras pessoas
desses capítulos. Pergunte o que Davi fez de admirável nesses
capítulos e expliquem por que consideram esse fato tão
notável.
II Samuel 5: 8. Quando confiamos no Senhor podemos
realizar muito mais do que conseguiríamos fazer
sozinhos. (10–15 minutos)
Peça aos alunos que se imaginem numa guerra, e que seus
inimigos estão marchando contra eles. Mostre uma gravura de
algo como um satélite de espionagem, um avião de
reconhecimento ou um balão de ar quente e pergunte como
isso os ajudaria na batalha que se aproxima. Peça-lhes que
leiam II Samuel 5:17–25 e descubram o que Davi fez que foi
como se tivesse uma visão aérea do inimigo.
Ajude os alunos a compreenderem como a constante confiança
que Davi depositava no Senhor resultou na vitória em suas
batalhas contra os inimigos de Israel. Os israelitas venceram as
duas batalhas contra os filisteus porque antes de cada conflito
Davi pediu instruções ao Senhor. (Ver II Samuel 5:19, 23.)
Peça aos alunos que leiam rapidamente II Samuel 8 e
relacionem algumas das nações que Davi derrotou. (Filisteus,
moabitas, sírios ou arameus, amonitas, amalequitas e
edomeus.) Peça-lhes que leiam os versículos 6 e 14 e marquem
a frase que explica por que Davi foi tão bem-sucedido. Discuta
o que podemos aprender com o exemplo de Davi, salientando
como podemos ter muito mais sucesso se consultarmos
fervorosamente o Senhor ao enfrentarmos os problemas da
vida.
Quem Fez o Quê?
______ Davi A. (Alguma coisa sobre Asael)
______ Abisai B. (Alguma coisa sobre Is-Bosete)
______ Recabe C. (Alguma coisa sobre Abner)
______ Abner D. (Alguma coisa sobre Recabe)
______ Joabe E. (Alguma coisa sobre Baaná)
______ Um Amalequita F. (Alguma coisa sobre Davi)
______ Asael G. (Alguma coisa sobre Joabe)
______ Baaná H. (Alguma coisa sobre o Amalequita)
______ Is-Bosete I. (Alguma coisa sobre Abisai)
O SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL
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