segunda-feira, 21 de outubro de 2013

NEEMIAS O CONSTRUTOR

Introdução Nos mais antigos manuscritos hebraicos, o livro de Neemias era uma continuação do livro de Esdras. Seu estilo autobiográfico indica que Neemias pode ter sido o autor. Ele cobre a história dos judeus desde aproximadamente 446 até 405 a.C.—o último período coberto pelos livros históricos do Velho Testamento. Neemias era um judeu que ocupava o cargo de confiança de “copeiro” de Artaxerxes, rei da Pérsia, o que significa que ele protegia a comida e a bebida do rei para que não fossem envenenadas. (Ver Neemias 1.) Artaxerxes permitiu que ele fosse a Jerusalém e ajudasse a reconstruir a muralha da cidade. (Ver Neemias 2:1–6:15.) Ele serviu como governador de Jerusalém por doze anos, então voltou à Babilônia, onde permaneceu por algum tempo antes de voltar novamente a Jerusalém. (Ver Neemias 5:14–15; 13:6; 13:7–31.) Neemias mostrou o mais alto nível de dedicação e coragem na questão prática da reconstrução das muralhas de Jerusalém e na questão espiritual da reconstrução da vida religiosa do povo. (Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Neemias”, p. 150.) Alguns Importantes Princípios do Evangelho a Serem Procurados • O Senhor abençoa todos os que se arrependem e fielmente se achegam a Ele. (Ver Neemias 1:5–11; 4; 8–9.) • Devemos participar ativamente numa boa causa e opor-nos ao mal. (Ver Neemias 2:12–20; 4; 13:4–30; ver também D&C 58:26–28.) • O estudo das escrituras ajuda-nos a desenvolver fé, coragem e paz interior. (Ver Neemias 8–10.) • Profanamos o Dia do Senhor quando fazemos compras ou vendemos nesse dia santificado. (Ver Neemias 13:15–18.) Sugestões Didáticas II Crônicas 36; Esdras 1–10; Neemias 1–13. O Senhor abençoa todos os que se arrependem e fielmente se achegam a Ele. (30–40 minutos) Leve para a sala de aula algo quebrado e pergunte aos alunos como eles decidem quais objetos quebrados consertar e quais jogar fora. Peça-lhes que leiam Neemias 1:1–3 e procurem o que Neemias descobriu que estava quebrado. Pergunte: • Por que valia a pena consertar as muralhas de Jerusalém? • Como as muralhas eram um símbolo da nação judaica na época? • Como as muralhas simbolizam as condições atuais das pessoas que não possuem os ensinamentos de Jesus Cristo? Examine com os alunos os motivos pelos quais Judá foi levada em cativeiro pela Babilônia. (Ver II Crônicas 36:14–21.) As pessoas atualmente muitas vezes se encontram numa situação espiritual semelhante à dos judeus: em perigo de serem levadas cativas devido à iniqüidade. Como o Senhor é misericordioso, Ele dá a Seus filhos muitas oportunidades para que retornem a Ele. Pergunte como os antigos judeus receberam oportunidades física e espiritual para retornar. (Ver Esdras 1.) Esdras e Neemias lideraram um grupo de judeus de volta para Jerusalém quando o Senhor lhes permitiu que o fizessem. Essa experiência forneceu um padrão para todos os que buscam voltar ao Senhor. As seguintes seções dos livros de Esdras e Neemias poderiam ser lidas e discutidas para mostrar que os judeus fizeram, não apenas para reconstruir o templo e as muralhas de Jerusalém, mas também para reconstruir sua vida espiritual: • Esdras 3:1–7. Antes de completar o templo, o povo reconstruiu o altar e começou a oferecer sacrifícios de animais. Pergunte: Que papel esse sacrifício teve em prever o Cristo? Depois da Expiação, que sacrifícios passaram a ser exigidos? (Ver 3 Néfi 9:19–20.) • Esdras 4; Neemias 2:19; 4; 6. Observe as diferentes maneiras pelas quais os inimigos tentaram interromper o trabalho. (Ver em especial Esdras 4:4–6; Neemias 2:19; 4:1–3, 7–12; 6:1–13.) Pergunte: Como esses antigos exemplos de oposição são semelhantes às maneiras pelas quais as pessoas tentam desmotivar aqueles que se estão achegando a Cristo em nossos dias? • Esdras 5:1–2; Neemias 1; 2:17–20; 4; 6; 8–10. Leia os seguintes versículos, procurando o que ajudou os judeus a serem bem-sucedidos: Esdras 5:1–2; Neemias 1:4–11; 2:18; 4:4–5, 9, 14, 19–23; 6:3, 9, 12. Lembre-se de que quando as pessoas concluíram o templo e as muralhas, sentiram maior crescimento espiritual ouvindo humildemente o que Esdras lhes ensinou das escrituras (ver Esdras 8) e depois mudando sua vida. (Ver Esdras 9–10.) Ajude os alunos a compreenderem que, embora possa ser difícil, é possível retornar ao Senhor e refazer um relacionamento desfeito com Ele. Leia a seguinte história contada pelo Presidente Boyd K. Packer: “Por vários anos, eu me distraía e relaxava entalhando e pintando pássaros, chegando às vezes a passar um ano inteiro numa única peça. (…) Certa vez, eu tinha acabado de terminar uma escultura, e a levava no banco traseiro de um carro dirigido pelo Élder A. Theodore Tuttle. Ele pisou subitamente no freio e a escultura foi lançada ao chão e ficou danificada. O LIVRO DE NEEMIAS 149

Nenhum comentário:

Postar um comentário