Estudos sistemáticos
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
CRÔNICAS DE ISRAEL
Introdução
Os livros de I e II Crônicas eram originalmente um único livro,
mas quase sempre aparecem como dois livros nas traduções
que surgiram desde a época da Septuaginta grega. Eles foram
concluídos por volta da época em que Ciro promulgou um
decreto permitindo que os judeus retornassem do cativeiro na
Babilônia (cerca de 538 a. C.) e são, em parte, uma continuação
pós-exílio das histórias dos livros de Samuel e Reis. A autoria
de Crônicas é incerta. Os livros de Esdras e Neemias são
continuações históricas dos livros de Crônicas.
O propósito de Crônicas era ajudar os exilados que
retornavam, a lembrarem-se de seu relacionamento com o
Senhor e com a antiga nação unida de Israel. As genealogias
de I Crônicas 1–9 e o relato das vitórias do reino de Davi em I
Crônicas 10–29 relembram Israel da mão do Senhor
protegendo e guiando Seu povo.
Quase metade do texto de Crônicas foi tirado dos livros de
Samuel e Reis, mas o autor incluiu apenas o material que
achou que ajudaria as pessoas a se verem como o povo
escolhido de Deus. Quase tudo o que denegriria essa imagem,
como o pecado de Davi contra Urias e a rebelião de Absalão,
foi omitido. Em II Crônicas 1–9 o escritor enfatizou a glória do
templo que Salomão construiu e a importância da adoração no
templo. Nada foi escrito sobre as esposas estrangeiras de
Salomão e sua idolatria.
A história dos reis de Judá, particularmente em II Crônicas
10–32, ilustra que ter um rei ou mesmo um templo não é
garantia da proteção e bênção divinas. Só quando o rei e o
povo são obedientes às leis de Deus é que as promessas do
convênio abraâmico são cumpridas.
Os exilados que retornavam não receberam o status de nação
independente com seu próprio rei. Ainda estavam sob
autoridade da Pérsia. Para os judeus que retornavam do exílio,
o serviço no templo e a obediência à lei foram enfatizados
como fonte de bênçãos divinas. Essa ênfase conseguiu curar
Israel de um pecado que o tinha atormentado desde sua
libertação do Egito. Desde a época do exílio, Israel jamais
sucumbiu novamente à idolatria pagã. Com o tempo, porém,
outro tipo de idolatria substituiu a idolatria pagã. A própria
“Lei” se tornou tão importante para alguns judeus, que na
época do ministério mortal do Salvador, eles adoravam a “lei”
mas rejeitavam o autor da lei, Jesus Cristo.
Alguns Importantes Princípios do Evangelho a
Serem Procurados
• Os profetas do Senhor freqüentemente nos lembram e nos
incentivam a viver o evangelho. (Ver I Crônicas 1–29.)
• Estamos na Terra para aprender a amar, obedecer e servir
ao Senhor. Para isso precisamos:
a. Arrepender-nos, ser corajosos na retidão e colocar nossa
confiança no Senhor. (Ver I Crônicas 5:18–26; 10:13–14;
28:20; ver também II Crônicas 20:14–17; Alma 53:20–21.)
b. Louvar e agradecer continuamente ao Senhor por tudo
que Ele nos dá e faz por nós. (Ver I Crônicas 16:7–19,
23–36; ver também Esdras 3:10–11; D&C 59:7.)
c. Buscar o Senhor de todo o coração e mente. (Ver I
Crônicas 28:9; ver também II Crônicas 7:14; 15:12–15.)
• ABíblia não contém tudo o que Deus revelou a Seus profetas.
(Ver I Crônicas 29:29; ver também II Crônicas 9:29; 12:15.)
Sugestões Didáticas
I Crônicas 1–29. Os profetas do Senhor freqüentemente
nos lembram e nos incentivam a viver o evangelho. (15–20
minutos)
No quadro-negro escreva a declaração a prática leva à perfeição e
pergunte aos alunos se concordam com isso. Embaixo disso
escreva a prática de princípios corretos nos torna perfeitos e
pergunte qual declaração é mais correta e por quê. (Não
podemos tornar-nos perfeitos praticando princípios errados.)
Explique aos alunos que a segunda declaração ajuda-nos a
compreender por que nossos líderes da Igreja freqüentemente
nos aconselham repetidas vezes sobre os mesmos assuntos. Peça
aos alunos que citem alguns assuntos sobre os quais os líderes
da Igreja falam freqüentemente. Pergunte por que acham que
esses princípios são ensinados com tanta freqüência.
Diga aos alunos que algumas pessoas se perguntam por que o
autor de I e II Crônicas repete tantas vezes o que foi ensinado
anteriormente no Velho Testamento. Explique aos alunos que
ele reuniu grande parte desse material de outros livros,
principalmente dos livros de Samuel e Reis. Segue-se uma
tabela que mostra onde podem ser encontradas e comparadas
algumas passagens paralelas.
I Crônicas Evento Paralelos
1:1–4 As gerações de Gênesis 5:1–32
Adão a Jafé
1:5–28 As gerações de Jafé Gênesis 10:2–31;
a Abraão 11:10–26
1:29–31 Posteridade de Ismael Gênesis 25:12–16
1:32–33 Filhos de Quetura Gênesis 25:1–4
1:34–54 Posteridade de Esaú Gênesis 36:10–43
2:1–2 Filhos de Israel (Jacó) Gênesis 35:22–26
2:3–17 Posteridade de Judá Gênesis 38:2–7,
29–30; Rute 4:18–22;
Mateus 1:3–6
O PRIMEIRO LIVRO DAS CRÔNICAS
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