segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CRÔNICAS DE ISRAEL

Introdução Os livros de I e II Crônicas eram originalmente um único livro, mas quase sempre aparecem como dois livros nas traduções que surgiram desde a época da Septuaginta grega. Eles foram concluídos por volta da época em que Ciro promulgou um decreto permitindo que os judeus retornassem do cativeiro na Babilônia (cerca de 538 a. C.) e são, em parte, uma continuação pós-exílio das histórias dos livros de Samuel e Reis. A autoria de Crônicas é incerta. Os livros de Esdras e Neemias são continuações históricas dos livros de Crônicas. O propósito de Crônicas era ajudar os exilados que retornavam, a lembrarem-se de seu relacionamento com o Senhor e com a antiga nação unida de Israel. As genealogias de I Crônicas 1–9 e o relato das vitórias do reino de Davi em I Crônicas 10–29 relembram Israel da mão do Senhor protegendo e guiando Seu povo. Quase metade do texto de Crônicas foi tirado dos livros de Samuel e Reis, mas o autor incluiu apenas o material que achou que ajudaria as pessoas a se verem como o povo escolhido de Deus. Quase tudo o que denegriria essa imagem, como o pecado de Davi contra Urias e a rebelião de Absalão, foi omitido. Em II Crônicas 1–9 o escritor enfatizou a glória do templo que Salomão construiu e a importância da adoração no templo. Nada foi escrito sobre as esposas estrangeiras de Salomão e sua idolatria. A história dos reis de Judá, particularmente em II Crônicas 10–32, ilustra que ter um rei ou mesmo um templo não é garantia da proteção e bênção divinas. Só quando o rei e o povo são obedientes às leis de Deus é que as promessas do convênio abraâmico são cumpridas. Os exilados que retornavam não receberam o status de nação independente com seu próprio rei. Ainda estavam sob autoridade da Pérsia. Para os judeus que retornavam do exílio, o serviço no templo e a obediência à lei foram enfatizados como fonte de bênçãos divinas. Essa ênfase conseguiu curar Israel de um pecado que o tinha atormentado desde sua libertação do Egito. Desde a época do exílio, Israel jamais sucumbiu novamente à idolatria pagã. Com o tempo, porém, outro tipo de idolatria substituiu a idolatria pagã. A própria “Lei” se tornou tão importante para alguns judeus, que na época do ministério mortal do Salvador, eles adoravam a “lei” mas rejeitavam o autor da lei, Jesus Cristo. Alguns Importantes Princípios do Evangelho a Serem Procurados • Os profetas do Senhor freqüentemente nos lembram e nos incentivam a viver o evangelho. (Ver I Crônicas 1–29.) • Estamos na Terra para aprender a amar, obedecer e servir ao Senhor. Para isso precisamos: a. Arrepender-nos, ser corajosos na retidão e colocar nossa confiança no Senhor. (Ver I Crônicas 5:18–26; 10:13–14; 28:20; ver também II Crônicas 20:14–17; Alma 53:20–21.) b. Louvar e agradecer continuamente ao Senhor por tudo que Ele nos dá e faz por nós. (Ver I Crônicas 16:7–19, 23–36; ver também Esdras 3:10–11; D&C 59:7.) c. Buscar o Senhor de todo o coração e mente. (Ver I Crônicas 28:9; ver também II Crônicas 7:14; 15:12–15.) • ABíblia não contém tudo o que Deus revelou a Seus profetas. (Ver I Crônicas 29:29; ver também II Crônicas 9:29; 12:15.) Sugestões Didáticas I Crônicas 1–29. Os profetas do Senhor freqüentemente nos lembram e nos incentivam a viver o evangelho. (15–20 minutos) No quadro-negro escreva a declaração a prática leva à perfeição e pergunte aos alunos se concordam com isso. Embaixo disso escreva a prática de princípios corretos nos torna perfeitos e pergunte qual declaração é mais correta e por quê. (Não podemos tornar-nos perfeitos praticando princípios errados.) Explique aos alunos que a segunda declaração ajuda-nos a compreender por que nossos líderes da Igreja freqüentemente nos aconselham repetidas vezes sobre os mesmos assuntos. Peça aos alunos que citem alguns assuntos sobre os quais os líderes da Igreja falam freqüentemente. Pergunte por que acham que esses princípios são ensinados com tanta freqüência. Diga aos alunos que algumas pessoas se perguntam por que o autor de I e II Crônicas repete tantas vezes o que foi ensinado anteriormente no Velho Testamento. Explique aos alunos que ele reuniu grande parte desse material de outros livros, principalmente dos livros de Samuel e Reis. Segue-se uma tabela que mostra onde podem ser encontradas e comparadas algumas passagens paralelas. I Crônicas Evento Paralelos 1:1–4 As gerações de Gênesis 5:1–32 Adão a Jafé 1:5–28 As gerações de Jafé Gênesis 10:2–31; a Abraão 11:10–26 1:29–31 Posteridade de Ismael Gênesis 25:12–16 1:32–33 Filhos de Quetura Gênesis 25:1–4 1:34–54 Posteridade de Esaú Gênesis 36:10–43 2:1–2 Filhos de Israel (Jacó) Gênesis 35:22–26 2:3–17 Posteridade de Judá Gênesis 38:2–7, 29–30; Rute 4:18–22; Mateus 1:3–6 O PRIMEIRO LIVRO DAS CRÔNICAS 144

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