sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A TORAH-LEI E PENTATEUCO TRABALHO CETEBAN

                                  A TORÁ

Torá em hebraico significa ensinamento, se refere basicamente ao Pentateuco, ou seja, os cinco primeiros livros da bíblia. O nome Torá deriva da palavra hebraica Yará, que quer dizer ensinar, instruir, apontar para o alvo, estabelecer uma fundação. Na tradição judaica existem duas torá, a escrita e a oral.
A Torá dos hebreus Nos manuscritos hebraicos,estes cinco livros formam um só pergaminho contínuo e sem divisão.Na  Septuaginta (250 a.C.) aparece dividido em cinco livros,com os títulos reconhecidos atualmente Os cinco primeiros livros da Bíblia foram escritos por Moisés. (Êxodo 31:18, Êxodo 24.12, Deut.31:24-26. eJo:5.45,46),entre 1445 e 1405 anos a.C.(antes de Cristo).

OS LIVROS DA TORÁ
1. Bereshit (Gênesis) - O nome Gênesis vem da Septuaginta (Versão dos Setenta), antiga versão grega. Significa "princípio", "origem" ou "nascimento". Os hebreus lhe chamavam "No princípio", pois designavam os livros da lei de acordo com sua primeira palavra ou frase. É o livro conta a criação e a história do mundo até Abraão e a vida dos patriarcas (Abrão, Isaac e Jacó) até a chegada ao Egito.
Assunto: O assunto geral é "o princípio de todas as coisas". Porém à luz do tema da Bíblia toda,seu tema é:Deus começa a redenção escolhendo um povo.
Conteúdo: O livro do Gênesis abrange uma época muito longa; desde as primeiras origens das coisas até ao estabelecimento de Israel no Egito. Divide-se em duas seções claramente distintas: a história primitiva (1-11), que é como um "pátio anterior" para a história da redenção, e a história patriarcal (12-50), que evoca a figura dos grandes antepassados de Israel.

2. Shemot (Êxodo) - Êxodo significa "saída" e a Versão Grega deu ao livro esse título porque ele narra o grande evento da história de Israel: a saída do povo de Deus do Egito.relata a escravidão no Egito, a grande libertação e os mandamentos dados sobre o Monte Sinai.

A data do êxodo: Não há dúvida alguma de que os israelitas saíram do Egito no lapso compreendido entre 1450 e 1220 a.C. Israel já estava radicado em Canaã no ano de 1220 a.C,pois um monumento levantado pelo Faraó Mereptá faz alusão ao combate entre egípcios e israelitas na Palestina, naquela data. Não obstante, faltam evidências conclusivas quanto à data precisa do êxodo. Há duas opiniões principais a respeito desta questão. De acordo com a primeira, o êxodo dataria, mais ou menos, por volta do ano de 1440 a. C. Conforme a segunda opinião, ocorreu no reinado de Ramsés II, entre 1260 e 1240 a. C. Se a data anterior é correta.                                                                      Assunto: Deus redime a seu povo e o transforma em uma nação.                                         Conteúdo: O conteúdo do livro de Êxodo é representado por meio de três montanhas altas e um vale. Na história hebraica as montanhas são: o livramento do Egito, a outorga da lei e a revelação do plano do tabernáculo. O vale sombrio é o episódio do bezerro de ouro.
3.Vaykrá (Levítico) de caráter quase exclusivamente legislativo, interrompe a narração dos acontecimentos. Na versão grega este livro recebeu o nome de Levítico porque ele trata das leis relacionadas com os ritos, sacrifícios e serviço do sacerdócio levítico. Nem todos os homens da tribo de Levi eram sacerdotes; o termo "levita" referia-se aos leigos que faziam o trabalho manual do tabernáculo, O livro não trata destes "levitas", porém o título não é  completamente inadequado porque todos os sacerdotes eram efetivamente da tribo de Levi. Embora o livro de Levítico tenha sido escrito principalmente como manual dos sacerdotes, encontra-se muitas vezes a ordenança de Deus: "Fala aos filhos de Israel", de modo que contém muitos ensinamentos para toda a nação. As leis que se encontram em Contém: um ritual dos sacrifícios (1 – 7).
O cerimonial de investidura dos sacerdotes, aplicados a Aarão e seus filhos (8-10). As normas referentes ao puro e ao impuro (11 – 15), que terminam com o ritual do grande dia das Expiações .
Assunto: Santidade ao Senhor
Conteúdo: Sacrifícios - 1—7 - Matéria dos sacrifícios – 1-5, Funções e direitos sacerdotais em relação com os sacrifícios -6,7- O sacerdócio - 8-10,  Consagração de Aarão e seus filhos - 8,9 Pecado de Nadabe e Abiú -10, Purificação da vida em Israel - 11—15 Leis referentes ao puro e impuro – 11

4. Bamidbar (Números) – O título vem da versão grega. Denominou-se Números porque se registram dois recenseamentos: no princípio e no capítulo 26. Contudo, um dos títulos hebreus, Bedmidhbar (no deserto), reflete melhor o caráter do livro, pois relata a história das peregrinações de Israel desde o Sinai até a chegada à margem esquerda do rio Jordão. Abarca um espaço de quase trinta e nove anos e forma um elo histórico entre os livros de Êxodo e de Josué.
Caráter do livro: Números é uma miscelânea de três espécies: acontecimentos históricos da peregrinação de Israel no deserto; leis para Israel, de caráter permanente; e regras transitórias válidas para os hebreus até que chegassem a Canaã. A história e as leis vão misturadas em partes aproximadamente iguais em extensão. As exigências das situações vividas davam origem a novas leis.
Assunto: o fracasso de Israel
Conteúdo: Preparativos para a viagem até Canaã - 1:1—10:10                                                          Os espias exploram a terra - 13
O censo e a organização de Israel - 1—4
A santificação do acampamento e leis diversas - 5—8
A páscoa e as trombetas - 9:1—10:10
O descontentamento do povo e o desânimo de Moisés - 11
As críticas de Miriã e Aarão – 12      A rebelião de Core – 16
A prova das varas – 17                    Balaão - 22—25

5. Devarim (Deuteronômio) A palavra deuteronômio provém da Versão Grega que significa "segunda lei" ou "repetição da lei". O livro consiste em sua maior parte nos discursos de Moisés, dirigidos ao povo na fértil planície de Moabe; Israel estava prestes a cruzar o rio Jordão e iniciar a conquista de Canaã e Moisés estava por terminar sua carreira,contém uma recapitulação e as últimas recomendações de Moisés.
Importância de Deuteronômio: Este livro desempenhou um papel importante na história e na religião de Israel. O códig deuteronômico foi a norma para julgar as ações dos reis de Israel- A descobri-lo no templo, sua leitura despertou um grande avivarnen no ano 621 a. C. (II Reis 22). Foi a base das exortações de Jeremias e Ezequiel. Os judeus escolheram a grande passagem de 6:4, 5 co seu credo ou declaração de fé.O Novo Testamento refere-se a Deuteronômio e cita-o mais de oitenta vezes. Parece que era um dos livros prediletos de Jesus, pois ele o citava amiúde. Por exemplo, citou versículos de Deuteronômio para resistir ao diabo em sua tentação. Também a profecia acerca do profeta que seria como Moisés (18:15-19) preparou o caminho para a vinda de Jesus Cristo.
Propósitos:Preparar o povo para a conquista de Canaã. Deus havia sido fiel em dar a Israel vitória após vitória sobre seus inimigos. A presença e o poder de Deus eram a garantia de que ele lhes entregaria a terra.
Conteúdo: Deuteronômio é muito mais que a mera repetição da lei. Explicam-se os privilégios e as responsabilidades do povo escolhido e sua relação com o Senhor. O Senhor é o único Deus (4:35; 6:4), o "Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam" (7:9). Israel é o povo escolhido de Deus em virtude da aliança que fez com eles no Sinai.

A VISÃO JUDAICA DA TORAH
A tradição judaica mais antiga defende que a Torá existe desde antes da criação do mundo e foi usada como um plano mestre do Criador para com o mundo, humanidade e principalmente com o povo judeu. No entanto, a Torá como conhecemos teria sido entregue por  a quando o povo de Israel, após sair do cativeiro no peregrinou em direção à terra de As histórias dos patriarcas, aliados ao conjunto de leis culturais, sociais, políticas e religiosas serviram para imprimir sobre o povo um sentido de nação e de separação de outras nações do mundo.
De acordo com a tradição judaica, Moisés é o autor da Torá, e até mesmo a parte que discorre sobre sua morte (Devarim  32:50-52) teria sido fruto de uma visão antecipada dada por Deus
PRINCIPIO DA LEI, TORAH
O princípio predominante da lei era a teocracia. O próprio Senhor era considerado como Rei; as leis foram por Ele dadas; o tabernáculo (e depois templo) era considerado como Sua habitação; ali houve visíveis manifestações da Sua glória; ali revelou a Sua vontade; era ali oferecido o pão todos os sábados; ali recebeu o Seus ministros, e exerceu funções de Soberano. Com Deus tinha relação a paz e a guerra, questões estas determinadas sob todos os governos pela suprema autoridade (Dt 1.41,42; Js 10.40; Jz 1.1,2; 1Rs 12.24). A idolatria era uma traição. Por conseqüência, em relação aos judeus, era Jeová ao mesmo tempo Deus e Rei. A teocracia tinha as suas externas manifestações. Deste modo, o tabernáculo, onde se realizou o culto público desde o Êxodo até ao reinado de Salomão, era não só o templo de Deus, mas também o palácio do Rei invisível. Era a "Sua santa habitação"; era o lugar em que encontrava o Seu povo e com ele tinha comunhão, sendo portanto "o tabernáculo da congregação". Depois do tabernáculo veio o templo, harmonizando-se suntuosidade do edifício e os seus serviços com as determinações divinas, e com o aumentado poder da nação. Mas o Senhor, como Rei, não só tinha o Seu palácio, mas também tinha os Seus ministros e funcionários do Estado. Sacerdotes e Levitas eram apartados para o Seu serviço. Este governo de Deus era reconhecido por meio dos sacrifícios de várias espécies, realizados sob condições cuidadosamente definidas, exprimindo a propriciação, consagração e comunhão. Os direitos divinos eram ainda reconhecidos por meio de certas festividades, que na sua variedade eram o sábado de todas as semanas, as três grandes festas anuais, o ano sabático, e além disso o jubileu, tudo isto levado a efeito com os seus fins espirituais e morais.

13 PRINCIPIOS DA FÉ JUDAICA.
Maimônides é reconhecido como o mais famoso dos comentaristas judeus. Escritor aclamado, estimado filósofo, médico de renome e mestre talmúdico - este é seu legado. Sua obra magna, Mishnê Torá, é considerada até hoje como a mais conceituada e completa codificação da lei judaica, na qual explica nos fundamentos da crença judaica que a Torá é verdadeira.                                                                                                                              Se uma pessoa negar qualquer preceito ou conceito da Torá é como se ele estivesse negando a Torá inteira, pois a Torá é uma unidade, uma só essência. Se uma pessoa desconhece algum princípio da Torá, ele é simplesmente considerado ignorante. Mas se alguém é ignorante em um dos Treze Princípios de Fé de Maimônides, então ele deixou de conhecer o que é judaísmo.
Os treze princípios da fé judaica são:
1 - Creio com plena fé que D-us é o Criador de todas as criaturas e as dirige. Só Ele fez, faz e fará tudo.
2 - Creio com plena fé que o Criador é Único. Não há unicidade igual à d’Ele. Só ele é nosso D-us; Ele sempre existiu, existe e existirá.
3 - Creio com plena fé que o Criador não é corpo. Conceitos físicos não se aplicam a Ele. Não há nada que se assemelhe a Ele.
4 - Creio com plena fé que o Criador é o primeiro e o último.
5 - Creio com plena fé que é adequado orar somente ao Criador. Não se dever rezar para ninguém ou nada mais.
6 - Creio com plena fé que todas as palavras dos profetas são autênticas.
7 - Creio com plena fé que a profecia de Moshé Rabênu é verdadeira. Ele foi o mais importante de todos os profetas, antes e depois dele.
8 - Creio com plena fé que toda a Torá que se encontra em nosso poder foi dada a Moshé Rabênu.
9 - Creio com plena fé que esta Torá não será alterada e que nunca haverá outra dada pelo Criador.
10 - Creio com plena fé que o Criador conhece todos os atos e pensamentos do ser humano.
11 - Creio com plena fé que o Criador recompensa aqueles que cumprem Seus preceitos e pune quem os transgride.
12 - Creio com plena fé na vinda de Mashiach. Mesmo que demore, esperarei por sua vinda a cada dia.
13 - Creio com plena fé na Ressurreição dos Mortos que ocorrerá quando for do agrado do Criador.                                                                                                                                                                                             OS 613 MANDAMENTOS DA TORÁ,LEI

  Separei alguns dos 613 mandamentos que são:

1


Saber que existe Deus

2
Não distrair a mente com outros deuses além Dele

3
Saber que Ele é um

4
Amar a Ele

5
Temer a Ele

6
Santificar Seu nome

7
Não profanar Seu nome

8
Não destruir objetos associados ao Seu nome

9
Ouvir ao profeta fala em Seu nome

10
Não desmerecer o profeta

11
Imitar Seu jeito

12
Ser fiel a aqueles que conhecem Ele

13
Amar outros judeus

14
Amar convertidos

15
Não odiar um judeu

16
Reprovar um pecador

17
Não embaraçar outros

18
Não oprimir os fracos
19
Não falar depreciativamente dos outros

20
Não vingar-se

21
Não guardar rancor

22
Aprender a Torá

23
Honrar aqueles que ensinam e conhecem a Torá

24
Não praticar idolatria

25
Não seguir os caprichos do coração ou o que os seus olhos vêem

26
Não blasfemar

27
Não venerar ídolos da maneira que eles são venerados

28
Não venerar ídolos nas quatro maneiras que nós veneramos a Deus

29
Não fazer um ídolo para si mesmo

30
Não fazer um ídolo para outros

31
Não fazer formas humanas nem com propósitos decorativos

32
Não tornar uma cidade idólatra

33
Incendiar uma cidade que passou a praticar idolatria

34
Não reconstruí-la como cidade

35
Não tirar proveito dela

36
Não ser missionário para outros venerem ídolos

37
Não amar o missionário

38
Não deixar de odiar o missionário

39
Não salvar o missionário

40
Não dizer nada em sua defesa

41
Não evitar que ele seja incriminado

42
Não profetizar em nome da idolatria

43
Não ouvir um falso profeta

44
Não profetizar em falso em nome de Deus

45
Não ter medo de matar o falso profeta

46
Não jurar em nome de um ídolo

47
Não praticar o (mediunismo)

48
Não praticar yidoni (vidência)

49
O culto do Dia do Arrependimento
50

A oferta adicional da Festa de Tabernáculos

OS 613 MANDAMENTOS DA TORÁ,LEI E PENTATEUCO(CONTÉM NO ARTIGO 365)

OS 613 MANDAMENTOS DA TORAH,LEI-  MANDAMENTOS POSITIVOS (prescrições (mitzvot aseh)




1
Saber que existe Deus

2
Não distrair a mente com outros deuses além Dele

3
Saber que Ele é um

4
Amar a Ele

5
Temer a Ele

6
Santificar Seu nome

7
Não profanar Seu nome

8
Não destruir objetos associados ao Seu nome

9
Ouvir ao profeta fala em Seu nome

10
Não desmerecer o profeta

11
Imitar Seu jeito

12
Ser fiel a aqueles que conhecem Ele

13
Amar outros judeus

14
Amar convertidos

15
Não odiar um judeu

16
Reprovar um pecador

17
Não embaraçar outros

18
Não oprimir os fracos
19
Não falar depreciativamente dos outros

20
Não vingar-se

21
Não guardar rancor

22
Aprender a Torá

23
Honrar aqueles que ensinam e conhecem a Torá

24
Não praticar idolatria

25
Não seguir os caprichos do coração ou o que os seus olhos vêem

26
Não blasfemar

27
Não venerar ídolos da maneira que eles são venerados

28
Não venerar ídolos nas quatro maneiras que nós veneramos a Deus

29
Não fazer um ídolo para si mesmo

30
Não fazer um ídolo para outros

31
Não fazer formas humanas nem com propósitos decorativos

32
Não tornar uma cidade idólatra

33
Incendiar uma cidade que passou a praticar idolatria

34
Não reconstruí-la como cidade

35
Não tirar proveito dela

36
Não ser missionário para outros venerem ídolos

37
Não amar o missionário

38
Não deixar de odiar o missionário

39
Não salvar o missionário

40
Não dizer nada em sua defesa

41
Não evitar que ele seja incriminado

42
Não profetizar em nome da idolatria

43
Não ouvir um falso profeta

44
Não profetizar em falso em nome de Deus

45
Não ter medo de matar o falso profeta

46
Não jurar em nome de um ídolo

47
Não praticar o (mediunismo)

48
Não praticar yidoni (vidência)

49
O culto do Dia do Arrependimento

50
A oferta adicional da Festa de Tabernáculos

51
A oferta adicional de Shemini Atzereth

52
As três peregrinações anuais

53
Vir à presença do Senhor durante a Festa

54
Alegrar-se nas Festas

55
Sacrificar a oferta de Páscoa

56
Comer a oferta de Páscoa

57
Sacrificar a segunda oferta de Páscoa

58
Comer a segunda oferta de Páscoa

59
Tocar as trombetas no Santuário

60
Oferta de gado de um ano

61
Oferta dos sacrifícios sem mancha

62
O sal colocado com as ofertas

63
As ofertas queimadas

64
As ofertas pelo pecado

65
As ofertas pela culpa

66
As ofertas pacíficas

67
As ofertas de manjares

68
Ofertas pelo erro de um príncipe

69
As ofertas fixas pelo pecado

70
As ofertas pela incerteza da culpa

71
As ofertas incondicionais pela culpa

72
As ofertas de maior e menor valor

73
Fazer confissões

74
Ofertas trazidas por um ZAR

75
Ofertas trazidas por um ZARAH

76
Oferta pelo nascimento de uma criança

77
Oferta trazida por um leproso

78
O dízimo do gado

79
Santificar os primogênitos

80
Redimir os primogênitos

81
Redimir a primeira cria do jumento

82
Quebrar o pescoço da primeira cria do jumento

83
Trazer a oferta devida nas Festas

84
Todas as ofertas devem ser trazidas no Santuário

85
Todas as ofertas devem ser trazidas de fora de Israel para o Santuário

86
Ofertas pela remissão do pecado

87
Santidade da oferta substitutiva

88
O sacerdote comerá do que restar das ofertas

89
O sacerdote comerá das ofertas consagradas

90
As ofertas consagradas que se tornarem impuras para serem queimadas

91
O restante das ofertas consagradas devem ser queimadas

92
Os nazireus devem deixar os cabelos crescerem

93
As obrigações dos nazireus de cumprirem seus votos

94
Todos os compromissos devem ser cumpridos

95
Revitalização dos votos

96
Contaminando-se através do contato com carcaças de animais mortos

97
Contaminando-se através do contato com animais rastejantes

98
Contaminando-se através da comida e da bebida

99
A menstruação

100
Após o nascimento

101
A lepra

102
Vestes contaminadas pelo leproso

103
A casa de um leproso

104
O ZAR

105
Sêmen

106
O ZARAH

107
A imundície de um cadáver

108
A lei da aspersão da água

109
Imersão num banho ritual

110
Purificação de um leproso

111
Um leproso deve raspar sua cabeça

112
Um leproso deve fazer-se distinguir

113
As cinzas de um bezerro vermelho

114
Avaliação de uma pessoa

115
Avaliação de animais

116
Avaliação de casas

117
Avaliação de campos

118
Restituição por sacrilégio

119
Os frutos plantados no quarto ano

120
PEAH para o pobre

121
Colhendo para os pobres

122
Os molhos esquecidos para os pobres

123
Os cachos de uvas com defeito para os pobres

124
Colheita das uvas para os pobres

125
As primícias devem ser trazidas ao Santuário

126
A grande oferta trazida

127
O primeiro dízimo

128
O segundo dízimo

129
O dízimo levítico pelos sacerdotes

130
O dízimo do homem pobre

131
A declaração do dízimo

132
Recitar quando trouxer as primícias

133
A oferta da massa

134
Renunciando como dono a produção do ano Sabático

135
O descanso da terra no Ano Sabático

136
Santificar o Ano do Jubileu

137
Tocar o shofar no décimo dia de Tishri no ano do Jubileu

138
Devolução da terra no Ano do Jubileu

139
Redenção de uma propriedade numa cidade murada

140
Contagem dos anos para o Jubileu

141
Cancelar reivindicações no Ano Sabático

142
Os débitos dos idólatras

143
O que é devido aos sacerdotes no sacrifício de todo animal limpo

144
As primícias da colheita devem ser dadas ao sacerdote

145
Coisas consagradas

146
Shechitah

147
O sangue da cobertura de pássaros e animais mortos

148
Liberar uma barragem quando está se aninhando (?)

149
Procurando por lembranças prescritas no gado e animais

150
Procurando por lembranças prescritas nos pássaros

151
Procurando por lembranças prescritas nos gafanhotos

152
Procurando por lembranças prescritas nos peixes

153
Determinar a lua nova

154
Descanso no Sábado

155
Proclamar a santidade do Sábado

156
Remoção das folhas

157
Recontando a partida do Egito

158
O pão sem fermento deve ser comido na véspera do 50º dia de Nissam

159
Descanso no primeiro dia de Pessach

160
Descanso no sétimo dia de Pessach

161
Contagem do Ômer

162
Descanso em Shavuot

163
Descanso em Rosh Hashanah

164
Jejuar em Yom Kippur

165
Descansar em Yom Kippur

166
Descansar no primeiro dia de Sukkot

167
Descansar em Shemini Atzereth

168
Habitar numa cabana em Sukkot

169
Pegar o lulav em Sukkot

170
Escutar o shofar em Rosh Hashanah

171
Dar meio shekel anualmente

172
Dar atenção aos profetas

173
Nomear um rei

174
Obedecer ao Supremo Tribunal

175
Concordar com a decisão da maioria

176
Nomear juizes e oficiais do governo

177
Tratar litigantes igualmente diante da lei

178
Testemunhar em juízo

179
Perguntar sobre o relato das testemunhas

180
Condenar testemunhas por falso testemunho

181
Eglah arufah

182
Estabelecer cidades de refúgio

183
Estabelecer cidades para os levitas

184
Remover coisas perigosas de nossos lares

185
Destruir todo idólatra

186
A lei da cidade apóstata

187
A lei da sete nações

188
A extinção de Amaleque

189
Relembrar os escritos malignos de Amaleque

190
A lei da não-obrigação de ir à guerra

191
Nomear um sacerdote para a guerra

192
Preparar um local fora do campo

193
Incluir um remo entre os implementos de guerra

194
O ladrão deve restituir o que foi roubado

195
Caridade

196
Dar ofertas generosas ao trabalhador hebreu em sua libertação

197
Emprestar dinheiro aos pobres

198
Interesse

199
Restituir o prometido ao dono necessitado

200
Pagar os salários em dia

201
Ao empregado deve ser permitido comer do produto entre aqueles que trabalham

202
Levantar um animal caído

203
Ajudar o dono a levantar o seu fardo

204
Devolver o que foi perdido ao dono

205
Repreender o pecador

206
Amar ao próximo

207
Amar ao estrangeiro

208
As leis de pesos e medidas

209
Honrar aos mestres e idosos

210
Honrar aos pais

211
Respeitar aos pais

212
"Ser frutífero e multiplicar-se"

213
A lei do casamento

214
A devoção do noivo à sua esposa por um ano

215
A lei da circuncisão

216
A lei do casamento levirato

217
Chalizah

218
O violador deve casar-se com a moça que ele violou

219
A lei da difamação da noiva

220
A lei da sedução

221
A lei da mulher cativa

222
A lei do divórcio

223
A lei da suspeita de adultério

224
Açoitar os transgressores de certos mandamentos

225
A lei do homicida involuntário

226
Os transgressores de certos mandamentos devem ser decapitados

227
Os transgressores de certos mandamentos devem ser enforcados

228
Os transgressores de certos mandamentos devem ser queimados

229
Os transgressores de certos mandamentos devem ser apedrejados

230
Os corpos de certos transgressores devem ser pendurados depois da execução

231
A lei do enterro

232
A lei da obrigação do levirato hebreu

233
Um hebreu deve redimir sua família casando-se com a mulher de seu irmão

234
Redenção pelo levirato

235
A lei da obrigação cananita

236
As penalidades para injúria por ferimentos

237
A lei por ferimentos causados por um boi

238
A lei por ferimentos causados por um buraco

239
A lei do roubo

240
A lei do dano causado por um animal

241
A lei do dano causado pelo fogo

242
A lei da dívida não paga

243
A lei da dívida paga

244
A lei do empréstimo

245
A lei da compra e venda

246
Salvar a vida dos perseguidos

247
A lei dos litigantes

248
A lei da herança





Mandamentos negativos, proibições (mitzvot taaseh)


1
Crer ou atribuir algo à deidades e não à Ele

2
Fazer imagens com propósito de adoração

3
Fazer ídolos para outros adorarem

4
Fazer figuras humanas

5
Curvar-se à um ídolo

6
Adorar ídolos

7
Oferecer nossos descendentes à Moloque

8
Praticar a feitiçaria do OB

9
Praticar a feitiçaria do YIDDEONI

10
Estudar práticas idólatras

11
Erigir uma coluna a qual o povo se reunirá para honrar

12
Fazer figuras de pedra para prostrar-nos à elas

13
Plantar árvores dentro do Santuário

14
Jurar por um ídolo

15
Convocar o povo para a idolatria

16
Procurar persuadir um israelita à adorar ídolos

17
Amar uma pessoa que procura induzir ao erro da idolatria

18
Relaxar a aversão ao enganador

19
Salvar a vida do enganador

20
Defender contra o enganador

21
Reprimir evidências que são desfavoráveis ao enganador

22
Beneficiar-se dos ornamentos que adornam um ídolo

23
Reconstruir uma cidade apóstata

24
Tirar benefícios de uma propriedade de uma cidade apóstata

25
Aumentar nossa saúde com algo ligado à idolatria

26
Profetizar em nome de um ídolo

27
Profetizar falsamente

28
Ouvir profecia de quem profetiza em nome de um ídolo

29
Ter piedade de um falso profeta

30
Adotar hábitos e costumes dos incrédulos

31
Praticar adivinhação

32
Guiar nossa conduta pelas estrelas

33
Praticar a arte da adivinhação

34
Praticar a bruxaria

35
Praticar a arte dos encantamentos

36
Consultar o necromante que usa o OB

37
Consultar uma bruxa que usa a YIDOA

38
Buscar informações dos mortos

39
Mulher usando roupas e adornos de homens

40
Homem usar roupas e adornos femininos

41
Fazer qualquer marca sobre seu corpo

42
Usar vestes de lã e linho

43
Cortar as têmporas de nossas cabeças

44
Cortar a barba

45
Fazer ferimentos na própria carne

46
Fixar-se na terra do Egito

47
Aceitar opiniões contrárias daqueles que ensinam a Torah

48
Fazer aliança com as sete nações de Canaã

49
Falhar em observar a lei concernente às sete nações

50
Mostrar misericórdia aos idólatras

51
Suportar os idólatras habitando em nossa terra

52
Casar-se com os heréticos

53
Casar-se com mulheres moabitas e amonitas

54
Excluir os descendentes de Esaú

55
Excluir os descendentes dos egípcios

56
Oferecer paz à Amon e Moabe

57
Destruir árvores frutíferas durante a colheita

58
Temer os hereges em tempo de guerra

59
Esquecer o que Amaleque fez contra nós

60
Blasfemar o Grande Nome

61
Violar O SHEBUAT BITTUI

62
Jurar pelo SHEBUAT SHAV

63
Profanar o nome de Deus

64
Por à prova suas promessas e admoestações

65
Destruir lugares de adoração

66
Deixar o corpo de um criminoso pendurado após a execução

67
Interromper o zelo pelo santuário

68
O Sumo Sacerdote entrar no santuário a qualquer hora, mas não no tempo certo

69
Um sacerdote com defeito entrar em qualquer parte do Santuário

70
Um sacerdote com defeito ministrar no santuário

71
Um sacerdote com defeito temporário ministrar no santuário

72
Os levitas e sacerdotes executando os serviços distribuídos uns dos outros

73
Entrar no santuário ou decidir sobre qualquer lei da Torah enquanto contaminado

74
Um ZAR ministrando no Santuário

75
Um sacerdote impuro ministrando no Santuário

76
Um sacerdote que é TEVUL YOM ministrando no santuário

77
Um imundo entrar em qualquer parte do santuário

78
Um imundo entrar no campo dos levitas

79
Construir um altar de pedras lavradas

80
Subir ao altar com os pés

81
Extinguir o fogo do altar

82
Oferecer qualquer sacrifício sobre o altar de Ouro

83
Fazer óleo como o óleo da unção

84
Ungir outro a não ser o Sumo Sacerdote com o óleo da unção preparado por Moisés

85
Fazer incenso como aquele usado no Santuário

86
Remover as varas dos anéis da Arca

87
Remover o peitoral do Éfode

88
Rasgar as beiradas da túnica do Sumo sacerdote

89
Oferecer qualquer sacrifício fora do Santuário

90
Matar qualquer das santas ofertas fora do santuário

91
Dedicar animais imundos para serem oferecidos sobre o altar

92
Matar animais defeituosos para o sacrifício

93
Espalhar o sangue de animais com defeito sobre o altar

94
Queimar as porções sacrificiais de um animal com defeito sobre o altar

95
Sacrificar um animal com defeito temporário

96
Oferecer animal defeituoso de um gentio

97
Tornar uma oferta imunda

98
Oferecer fermento ou mel sobre o altar

99
Oferecer um sacrifício sem sal

100
Oferecer sobre o altar o salário de uma prostituta ou o preço de um cão

101
Sacrificar a mãe e seu filho no mesmo dia

102
Colocar azeite na oferta de um pecador

103
Trazer incenso com a oferta de um pecador

104
Misturar óleo de oliva com a oferta de uma pessoa suspeita de adultério

105
Colocar incenso na oferta de uma pessoa suspeita de adultério

106
Trocar um animal imundo que foi consagrado como uma oferta

107
Trocar a oferta santa por outra

108
Redimir o primogênito de um animal limpo

109
Vender o dízimo do gado

110
Vender uma propriedade consagrada

111
Redimir uma oferta consagrada sem uma declaração de propósito

112
Cortar a cabeça de um pássaro de uma oferta pelo pecado durante MELIKAH

113
Fazer qualquer trabalho com um animal dedicado

114
Tosar um animal dedicado

115
Sacrificar a oferta e Páscoa tendo ainda pão fermentado em mãos

116
Deixar as porções sacrificiais da Páscoa oferecidas na noite anterior

117
Deixar algumas das comidas consagradas da Páscoa sobrarem até ao amanhecer

118
Deixar algumas das comidas consagradas da Festa em quatorze de Nisam sobrar até o terceiro dia

119
Deixar algumas das comidas consagradas da segunda Páscoa sobrarem até ao amanhecer

120
Deixar algumas das comidas das ofertas de Ações de Graças sobrarem até ao amanhecer

121
Quebrar qualquer dos ossos da oferta de Páscoa

122
Quebrar qualquer dos ossos da segunda oferta de Páscoa

123
Tirar a oferta de Páscoa de onde ela está para comê-la

124
Confeitar a sobra da oferta de manjares com fermento

125
Comer a oferta de Páscoa cozida ou cru

126
Permitir um GER TOSHAB comer a oferta de Páscoa

127
Um incircunciso comer a oferta de Páscoa

128
Permitir a um israelita apóstata comer a oferta de Páscoa

129
Uma pessoa impura comer comida consagrada

130
Comer comida das ofertas consagradas que se tornaram impuras

131
Comer NOTHAR

132
Comer PIGGUL

133
Um ZAR comer TERUMAH

134
Um inquilino ou servo do sacerdote comer TERUMAH

135
Um sacerdote incircunciso comer TERUMAH

136
Um sacerdote impuro comer TERUMAH

137
Um HCLALAH comer comida santa

138
Comer a oferta de manjares de um sacerdote

139
Comer comida de oferta pelo pecado cujo sangue tenha sido trazido dentro do santuário

140
Comer ofertas consagradas inválidas

141
Comer o segundo dízimo não remido do grão fora de Jerusalém

142
Consumir o segundo dízimo não remido do vinho fora de Jerusalém

143
Consumir o segundo dízimo não remido do óleo fora de Jerusalém

144
Comer uma primícia imaculada fora de Jerusalém

145
Comer a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa fora do pátio do santuário

146
Comer comida da oferta queimada

147
Comer as santas ofertas menos importantes antes de espargir seu sangue sobre o altar

148
Um sacerdote comer primícias fora de Jerusalém

149
Um ZAR comer as ofertas mais santas

150
Comer algo não remido e impuro do segundo dízimo, ainda que em Jerusalém

151
Comer o segundo dízimo durante o luto

152
Gastar dinheiro do resgate do segundo dízimo, exceto com comida e bebida

153
Comer TEVEL

154
Alterar as ordens prescritas para a dízima da colheita

155
Atrasar no pagamento de votos

156
Vir à Festa sem um sacrifício

157
Infringir qualquer obrigação oral, mesmo comprometendo-se sem um voto

158
Um sacerdote casar-se com uma ZONAH

159
Um sacerdote casar-se com uma CHALALAH

160
Um sacerdote casar-se com uma mulher divorciada

161
Um sacerdote casar-se com uma mulher viúva

162
Um sacerdote Ter relações com uma viúva

163
Sacerdotes com os cabelos despenteados entrarem no Santuário

164
Sacerdotes usando roupas alugadas entrarem no Santuário

165
Sacerdotes ministrantes deixarem o Santuário

166
Um sacerdote comum manchar-se por qualquer pessoa morta, exceto aquelas prescritas nas Escrituras

167
Um sacerdote estar sob o mesmo teto com um corpo morto

168
O sumo sacerdote manchar-se por qualquer pessoa morta

169
Levitar adquirirem um pedaço de chão na terra de Israel

170
Levitas dividirem os despojos da conquista na terra de Israel

171
Arrancar os cabelos de um morto

172
Comer um animal impuro

173
Comer qualquer peixe impuro

174
Comer qualquer ave impura

175
Comer qualquer inseto saltitante alado

176
Comer qualquer coisa que enxameia a terra

177
Comer qualquer coisa rastejante que reproduz-se em material apodrecido

178
Comer criaturas vivas que reproduzem-se em sementes ou frutas

179
Comer qualquer coisa de enxame

180
Comer NEVELAH

181
Comer TEREFAH

182
Comer um pedaço de uma criatura viva

183
Comer um GID HÁ-NASHEH

184
Comer sangue

185
Comer a gordura de um animal limpo

186
Cozer carne no leite

187
Comer carne cozida no leite

188
Comer carne de um boi apedrejado

189
Comer pão feito do grão da nova safra

190
Comer grão tostado do grão da nova safra

191
Comer espigas frescas do grão

192
Comer ORLAH

193
Comer KILAI HÁ-KEREM

194
Beber YAIN NESECH

195
Comer e beber em excesso

196
Comer no Yom Kippur

197
Comer fermento durante a Páscoa

198
Comer qualquer coisa contendo fermento durante a Páscoa

199
Comer fermento depois do meio dia do dia quatorze de Nisan

200
Fermento ser encontrado em nossas casas durante a Páscoa

201
Possuir fermento durante a Páscoa

202
Um nazireu beber vinho

203
Um nazireu comer uvas frescas

204
Um nazireu comer uvas secas

205
Um nazireu comer as sementes de uvas

206
Um nazireu comer as folhas secas de uvas

207
Um nazireu contaminar-se por um morto

208
Um nazireu contaminar-se por entrar numa casa contendo um defunto

209
Um nazireu barbear-se

210
Colher toda a safra

211
Colher espigas de milho que caiam durante a colheita

212
Recolher todo o produto da vinha no tempo da vindima

213
Recolher as uvas caídas durante a vindima

214
Retornar por um feixe esquecido

215
Semear KILAYIM

216
Semear grãos ou vegetais na vinha

217
Acasalar animais de diferentes espécies

218
Trabalhar com dois tipos de animais diferentes

219
Impedir o animal de comer o produto enquanto ele está trabalhando

220
Cultivar o solo no sétimo ano

221
Podar árvores no sétimo ano

222
Colher o que nasceu voluntariamente no sétimo ano como num ano comum

223
Juntar o que nasceu como num ano comum

224
Cultivar o solo no Ano do Jubileu

225
Colher os renovos no Ano do Jubileu como num ano comum

226
Juntar o fruto do Ano do Jubileu como num ano comum

227
Vender nossas propriedades em Israel perpetuamente

228
Vender as terras abertas dos levitas

229
Desamparar os levitas

230
Exigir pagamento de débitos depois do Ano Sabático

231
Reter o empréstimo a ser cancelado no Ano Sabático

232
Falhar em ajudar nossos próprios irmãos

233
Mandar embora um escravo judeu de mãos vazias

234
Exigir pagamento de um devedor que sabe-se não poder pagar

235
Emprestar por interesse

236
Tomar emprestado por interesse

237
Participar de um empréstimo por interesse

238
Oprimir um empregado atrasando o pagamento de seus salários

239
Tomar garantia de um devedor à força

240
Manter em garantia algo necessário à seu próprio dono

241
Tomar garantia de uma viúva

242
Tomar em garantia utensílios de cozinha

243
Raptar um israelita

244
Roubar dinheiro

245
Cometer furto

246
Alterar fraudulosamente os limites da terra

247
Usurpar nossos débitos

248
Repudiar nossos débitos

249
Jurar falsamente para repudiar um débito

250
Enganar um outro nos negócios

251
Enganar um outro na conversa

252
Enganar um prosélito na conversa

253
Enganar um prosélito nos negócios

254
Entregar um escravo fugitivo

255
Enganar um escravo fugitivo

256
Negociar asperamente com órfãos e viúvas

257
Empregar um escravo hebreu em trabalhos degradantes

258
Vender um escravo hebreu em audiência pública

259
Empregar um escravo hebreu em trabalho desnecessário

260
Permitir maus tratos a um escravo hebreu

261
Vender uma escrava hebréia

262
Afligir o esposo de uma escrava hebréia

263
Vender uma mulher cativa

264
Escravizar uma mulher cativa

265
Planejar adquirir a propriedade de outro

266
Cobiçar os pertences de outros

267
Um trabalhador alugado comer grão em crescimento

268
Um trabalhador alugado colocar em seus próprios vasos a colheita

269
Ignorar propriedade perdida

270
Deixar uma pessoa capturada

271
Enganar em pesos e medidas

272
Ter falsos pesos e medidas

273
Um juiz cometer injustiças

274
Um juiz aceitar presentes do litigantes

275
Um juiz favorecer um litigante

276
Um juiz ser dissuadido por temor de fazer um justo julgamento

277
Um juiz decidir em favor de um homem pobre por pena

278
Um juiz perverter um julgamento contra uma pessoa de má reputação

279
Um juiz compadecer-se de alguém que assassinou um homem

280
Um juiz perverter a justiça devida a prosélitos ou órfàos

281
Um juiz ouvir um dos litigantes na ausência do outro

282
Um júri convicto num caso capital por maioria de um

283
Um juiz confiar na opção do próprio julgamento

284
Apontar um juiz ignorante

285
Levar falsas testemunhas

286
Um juiz recebendo o testemunho de um homem perverso

287
Um juiz recebendo o testemunho de uma única testemunha

288
Convicção pelo testemunho de uma única testemunha

289
Matar um ser humano

290
Pena capital baseada em evidência circunstancial

291
Uma testemunha agindo como advogado

292
Matar um ladrão sem provas

293
Poupar a vida de um perseguido

294
Punir uma pessoa por um pecado cometido na prisão

295
Aceitar resgate de uma pessoa que tenha cometido assalto intencional

296
Aceitar resgate de uma pessoa que tenha cometido crime involuntário

297
Negligenciar salvar um israelita em perigo de vida

298
Permitir obstáculos em seu domínio público ou provado

299
Dar notícia enganosa

300
Inflingir excessiva punição física

301
Levar mentiras

302
Odiar um ao outro

303
Trazer vergonha sobre outro

304
Trazer vingança sobre outro

305
Ter rancor

306
Pegar todo o ninho dos pássaros

307
Cortar a ????

308
Amputar ou cauterizar sinais de um leproso

309
Arar um vale no qual o ritual de EGLAH ARUFAH tenha sido executado

310
Permitir a um bruxo o amor

311
Tirar um recém-casado de sua casa

312
Diferir de autoridades tradicionais

313
Acrescentar à Lei escrita ou oral

314
Detratar a Lei escrita ou oral

315
Amaldiçoar um juiz

316
Amaldiçoar um governante

317
Amaldiçoar um israelita

318
Amaldiçoar os pais

319
Agredir os pais

320
Trabalhar no Shabat

321
Viajar no Shabat

322
Punir no Shabat

323
Trabalhar no primeiro dia de Pesach

324
Trabalhar no sétimo dia de Pesach

325
Trabalhar em ATZERETH

326
Trabalhar em Rosh Hashanah

327
Trabalhar no primeiro dia de Sukkot

328
Trabalhar em Shemini Atzereth

329
Trabalhar em Yom Kippur

330
Ter relações com a mãe

331
Ter relações com a esposa do pai

332
Ter relações com a irmã

333
Ter relações com a filha da esposa do pai se ela é sua irmã

334
Ter relações com a filha de um filho

335
Ter relações com a filha de sua filha

336
Ter relações com a filha

337
Ter relações com uma mulher e sua filha

338
Ter relações com uma mulher e a filha de seu filho

339
Ter relações com uma mulher e a filha de sua filha

340
Ter relações com a irmã de seu pai

341
Ter relações com a irmã de sua mãe

342
Ter relações com a esposa de um tio

343
Ter relações com a esposa de um filho

344
Ter relações com a esposa de um irmão

345
Ter relações com a irmã de sua esposa durante os últimos dias de vida

346
Ter relações com uma mulher menstruada

347
Ter relações com a mulher de outro homem

348
Homem Ter relações com um animal

349
Mulher Ter relações com um animal

350
Um homem relacionar-se carnalmente com outro macho

351
Um homem relacionar-se carnalmente com seu pai

352
Um homem relacionar-se carnalmente com o irmão de seu pai

353
Intimidade com uma parenta

354
Um MANZER Ter uma relação com um judeu

355
Ter relações sem casar-se

356
Casar-se novamente com uma mulher divorciada depois de ela Ter se casado de novo

357
Ter relações com uma mulher sujeita ao casamento levirato

358
Divorciar-se de uma mulher que tenha estuprado e tenha sido compelido a casar-se

359
Divorciar-se de uma mulher após tê-la acusado falsamente a infamado

360
Um homem incapaz de procriar casar-se com um judia

361
Castração

362
Eleger um rei não israelita

363
Um rei possuir muitos cavalos

364
Um rei possuir muitas mulheres

365
Um rei Ter grande escolta pessoal