segunda-feira, 21 de outubro de 2013

LIVRO DE SALMOS

Antes de estudar o livro dos Salmos, leia a seção especial G, “Estilos Literários Hebraicos”, em Velho Testamento: Gênesis–II Samuel, pp. 303–306.) Uma compreensão da natureza da poesia hebraica irá ampliar imensamente seu apreço pelos salmos. Os salmos são uma coleção de poemas ou hinos hebraicos, alguns dos quais eram usados nas cerimônias sagradas formais (liturgia) no tabernáculo e no templo. Alguns foram escritos em louvor a Deus; outros eram orações. Alguns foram evidentemente cantados com o acompanhamento de instrumentos musicais, enquanto que outros foram cânticos rituais sem acompanhamento. (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Salmo”, p. 190; ver também “Quem Escreveu os Salmos?” em Velho Testamento: Gênesis–II Samuel, pp. 310.) O título Salmos vem da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia) e significa “hinos”. O nome hebraico para Salmos é Tequilim, que significa “louvores” ou “hinos de louvor”. Os salmos foram os hinos da igreja entre os hebreus. Isso explica por que esse livro é citado mais vezes no Novo Testamento do que qualquer outro livro do Velho Testamento. Tradicionalmente, os hebreus dividiam os 150 salmos em cinco livros distintos. Na Bíblia atual, eles estão divididos da seguinte forma: 1. Salmos 1–41 2. Salmos 42–72 3. Salmos 73–89 4. Salmos 90–106 5. Salmos 107–150 No final de cada divisão, a interrupção está marcada com uma doxologia, ou declaração formal do poder e glória de Deus. (Ver Salmos 41:13; 72:19; 89:52; 106:48.) O Salmo 150 por si só é uma doxologia, usando a palavra hebraica Aleluia, “Louvado seja o Senhor”, no início e no final, bem como a palavra louvai repetida onze vezes. É uma conclusão adequada dos Tequilim, ou hinos de louvor. Alguns Importantes Princípios do Evangelho a Serem Procurados • O Senhor freqüentemente dá as seguintes bênçãos aos que colocam sua fé Nele e confiam Nele: a. Ele irá proteger-nos, defender-nos e livrar-nos. (Ver Salmos 4:1, 3, 5–6; 5:1–3, 11–12; 7:1–2, 10; 18:1–6, 30–32; 20:6–9; 23:4–5; 37:39–40; 56; 71:1–5; 143:9–12; 145:18–20; ver também Mosias 7:33.) b. Ele irá liderar-nos com Sua luz. (Ver Salmos 4:5–6; 18:28; 27:1; 37:3–6. 143: 6–10; ver também João 8:12.) c. Ele lhes concederá misericórdia e perdão. (Ver Salmos 6:1–9; 13:5; 23:3, 6; 25:1–13; 51; 103:17–18; ver também Alma 12:33–34; 34:15–18.) d. Ele compreenderá e nos fortalecerá quando sofrermos. (Ver Salmos 6:2–10; 22:1–5; 23; 25:15–22; 28:6–9; 38:8–15; 40:1–4, 11–13, 16; 57:1–3; 61; 63:1–8; 69:1–20, 29–36; 86; 130; 142; 146:5–9.) e. Eles serão coroados com honra e glória. (Ver Salmos 8; 24:3–6; 73:24; 82:6; 84:11–12; 106:1–5; ver também 1 Pedro 5:1–4; D&C 76:92–95; 109:76.) • Muitos dos Salmos contêm profecias messiânicas ou descrições da vida e ministério de Jesus Cristo. (Ver Salmos 22; 110; 118.) • O pecado traz sofrimento e desespero, ao passo que a obediência e o cumprimento de convênios nos proporcionam paz na mente e coração. (Ver Salmos 23–25; 34; 51.) • Podemos adorar a Deus por meio de música sacra, que pode edificar-nos e ajudar-nos a sentir o Espírito. Sugestões Didáticas Salmos 23; 42; 51; 73; 137; 145. Os Salmos expressam uma ampla gama de emoções humanas. (15–20 minutos) Você pode tocar para os alunos algumas músicas gravadas de vários tipos (como uma canção triste, uma música alegre, uma marcha militar ou um hino sacro.) Em cada música, pergunte aos alunos: • Que emoção vocês acham que a música está tentando expressar? • Como vocês se sentem ao ouvi-la? O LIVRO DOS SALMOS 156

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