Estudos sistemáticos
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
LIVRO DE SALMOS
Antes de estudar o livro dos Salmos, leia a seção especial G,
“Estilos Literários Hebraicos”, em Velho Testamento: Gênesis–II
Samuel, pp. 303–306.) Uma compreensão da natureza da poesia
hebraica irá ampliar imensamente seu apreço pelos salmos. Os
salmos são uma coleção de poemas ou hinos hebraicos, alguns
dos quais eram usados nas cerimônias sagradas formais
(liturgia) no tabernáculo e no templo. Alguns foram escritos
em louvor a Deus; outros eram orações. Alguns foram
evidentemente cantados com o acompanhamento de
instrumentos musicais, enquanto que outros foram cânticos
rituais sem acompanhamento. (Ver Guia para Estudo das
Escrituras, “Salmo”, p. 190; ver também “Quem Escreveu os
Salmos?” em Velho Testamento: Gênesis–II Samuel, pp. 310.)
O título Salmos vem da Septuaginta (a tradução grega da
Bíblia) e significa “hinos”. O nome hebraico para Salmos é
Tequilim, que significa “louvores” ou “hinos de louvor”. Os
salmos foram os hinos da igreja entre os hebreus. Isso explica
por que esse livro é citado mais vezes no Novo Testamento do
que qualquer outro livro do Velho Testamento.
Tradicionalmente, os hebreus dividiam os 150 salmos em cinco
livros distintos. Na Bíblia atual, eles estão divididos da
seguinte forma:
1. Salmos 1–41
2. Salmos 42–72
3. Salmos 73–89
4. Salmos 90–106
5. Salmos 107–150
No final de cada divisão, a interrupção está marcada com uma
doxologia, ou declaração formal do poder e glória de Deus.
(Ver Salmos 41:13; 72:19; 89:52; 106:48.) O Salmo 150 por si só é
uma doxologia, usando a palavra hebraica Aleluia, “Louvado
seja o Senhor”, no início e no final, bem como a palavra louvai
repetida onze vezes. É uma conclusão adequada dos Tequilim,
ou hinos de louvor.
Alguns Importantes Princípios do Evangelho a
Serem Procurados
• O Senhor freqüentemente dá as seguintes bênçãos aos que
colocam sua fé Nele e confiam Nele:
a. Ele irá proteger-nos, defender-nos e livrar-nos. (Ver
Salmos 4:1, 3, 5–6; 5:1–3, 11–12; 7:1–2, 10; 18:1–6, 30–32;
20:6–9; 23:4–5; 37:39–40; 56; 71:1–5; 143:9–12; 145:18–20;
ver também Mosias 7:33.)
b. Ele irá liderar-nos com Sua luz. (Ver Salmos 4:5–6; 18:28;
27:1; 37:3–6. 143: 6–10; ver também João 8:12.)
c. Ele lhes concederá misericórdia e perdão. (Ver Salmos
6:1–9; 13:5; 23:3, 6; 25:1–13; 51; 103:17–18; ver também
Alma 12:33–34; 34:15–18.)
d. Ele compreenderá e nos fortalecerá quando sofrermos.
(Ver Salmos 6:2–10; 22:1–5; 23; 25:15–22; 28:6–9; 38:8–15;
40:1–4, 11–13, 16; 57:1–3; 61; 63:1–8; 69:1–20, 29–36; 86;
130; 142; 146:5–9.)
e. Eles serão coroados com honra e glória. (Ver Salmos 8;
24:3–6; 73:24; 82:6; 84:11–12; 106:1–5; ver também 1 Pedro
5:1–4; D&C 76:92–95; 109:76.)
• Muitos dos Salmos contêm profecias messiânicas ou
descrições da vida e ministério de Jesus Cristo. (Ver Salmos
22; 110; 118.)
• O pecado traz sofrimento e desespero, ao passo que a
obediência e o cumprimento de convênios nos
proporcionam paz na mente e coração. (Ver Salmos 23–25;
34; 51.)
• Podemos adorar a Deus por meio de música sacra, que
pode edificar-nos e ajudar-nos a sentir o Espírito.
Sugestões Didáticas
Salmos 23; 42; 51; 73; 137; 145. Os Salmos expressam
uma ampla gama de emoções humanas. (15–20 minutos)
Você pode tocar para os alunos algumas músicas gravadas de
vários tipos (como uma canção triste, uma música alegre, uma
marcha militar ou um hino sacro.) Em cada música, pergunte
aos alunos:
• Que emoção vocês acham que a música está tentando
expressar?
• Como vocês se sentem ao ouvi-la?
O LIVRO DOS SALMOS
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