Estudos sistemáticos
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
LIVRO RUTE
Introdução
A história de Rute aconteceu durante o período dos juízes em
Israel, numa época em que havia paz entre os israelitas e os
moabitas. (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Moabe”, p.
142.) Os eventos aconteceram em Moabe e na região de Israel
ocupada pela tribo de Judá.
Ao contrário do livro de Juízes, que contém muitas histórias
tristes de apostasia em Israel, a história de Rute é um feliz
relato de fé, devoção e caridade cristã. Ela nos lembra que a
bondade individual pode existir mesmo em um mundo
iníquo.
A história de Rute incentiva-nos a tomarmos boas decisões e a
enfrentarmos as dificuldades com coragem. Se o fizermos, as
coisas acabarão contribuindo para o nosso bem. Existe
também um tema subjacente de redenção na história. Rute era
uma estrangeira. Era pobre, viúva e não tinha filhos. Por
intermédio de Boaz, que a “redimiu” (ver Rute 4:4–10), Rute
foi plenamente aceita como israelita, tornou-se dona de certa
riqueza, entrou novamente no convênio do casamento e teve
filhos. Tendo em mente esse tema de redenção, é interessante
notar que Jesus Cristo foi um de seus descendentes. (Ver
Mateus 1:5–16.)
A irmã Aileen H. Clyde, ex-conselheira na Presidência Geral
da Sociedade de Socorro, observou uma importante aplicação
prática para nossos dias da história de Rute: “Rute, com
confiança, enfrentou sofrimentos que não nos são estranhos
atualmente—a morte de um ente querido, a solidão num local
estranho e a necessidade de trabalhar muito para sobreviver.
Seu empenho, ao tomar cada pequena decisão, repercutiu
posteriormente num acontecimento grandioso, e é para mim
um exemplo de que devemos dar grande importância à vida
diária e às decisões que tomamos ao procurarmos seguir a
Deus”. (“Confiança por meio da Conversão”, A Liahona,
janeiro de 1993, p. 96.)
Alguns Importantes Princípios do Evangelho a
Serem Procurados
• O Pai Celestial aceitará todas as nações que se achegarem a
Ele e guardarem Seus mandamentos. (Ver Rute 1:16–17;
2:11–12; 3:13–17; ver também Atos 10:34–35.)
• O Senhor abençoa aqueles que, com amor, cuidam de seus
pais e parentes idosos. (Ver Rute 1:16–19; 4:1–8.)
Sugestões Didáticas
Rute 1–2. Aqueles que dedicam sua vida ao Senhor
mostram esse compromisso agindo com humildade,
coragem e bondade para com os outros. (15–25 minutos)
Para ajudar os alunos a conhecerem melhor a história de Rute
1–2, escreva os seguintes nomes no quadro-negro: Rute,
Elimeleque, Malom, Quiliom, Noemi, Orfa e Boaz. Peça aos alunos
que leiam rapidamente Rute 1–2 e digam quem era cada
pessoa. Escreva uma descrição resumida ao lado de cada nome
no quadro-negro. Use o comentário referente a Rute 1–4 em
Velho Testamento: Gênesis–II Samuel (pp. 261–265) para ajudar,
se necessário.
Peça a duas alunas que representem os personagens de Rute e
Orfa diante da classe. Peça-lhes que representem uma
conversa que imaginem que teria ocorrido entre essas duas
concunhadas ao decidirem se iriam para uma terra
desconhecida com sua sogra. Peça ao restante da classe que
pensem no que diriam se fossem Rute ou Orfa. Pergunte:
• O que motivou Rute a seguir Noemi?
• Qual a fonte real da devoção de Rute?
Peça aos alunos que mostrem referências das escrituras que
comprovem suas respostas.
Pergunte aos alunos:
• Por que deve ter sido difícil para Rute fazer o que fez?
• Como era sua vida em Israel? (Ela era pobre e tinha que
colher sobras no campo para alimentar-se.)
• Em Rute 2, o que aprendemos a respeito de Rute vendo o
que ela fez para sustentar a si mesma e sua sogra?
• O que ficamos sabendo sobre o tipo de homem que era
Boaz?
Peça aos alunos que comparem Rute com os conversos da
Igreja hoje em dia. Faça aos alunos as seguintes perguntas:
• Quais são algumas das dificuldades que os conversos
enfrentam hoje em dia ao aceitarem o evangelho?
Monte
Carmelo
Monte Tabor
Monte Gilboa
Belém
Monte
Nebo
MOABE
O LIVRO DE RUTE
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