segunda-feira, 21 de outubro de 2013

LIVRO RUTE

Introdução A história de Rute aconteceu durante o período dos juízes em Israel, numa época em que havia paz entre os israelitas e os moabitas. (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Moabe”, p. 142.) Os eventos aconteceram em Moabe e na região de Israel ocupada pela tribo de Judá. Ao contrário do livro de Juízes, que contém muitas histórias tristes de apostasia em Israel, a história de Rute é um feliz relato de fé, devoção e caridade cristã. Ela nos lembra que a bondade individual pode existir mesmo em um mundo iníquo. A história de Rute incentiva-nos a tomarmos boas decisões e a enfrentarmos as dificuldades com coragem. Se o fizermos, as coisas acabarão contribuindo para o nosso bem. Existe também um tema subjacente de redenção na história. Rute era uma estrangeira. Era pobre, viúva e não tinha filhos. Por intermédio de Boaz, que a “redimiu” (ver Rute 4:4–10), Rute foi plenamente aceita como israelita, tornou-se dona de certa riqueza, entrou novamente no convênio do casamento e teve filhos. Tendo em mente esse tema de redenção, é interessante notar que Jesus Cristo foi um de seus descendentes. (Ver Mateus 1:5–16.) A irmã Aileen H. Clyde, ex-conselheira na Presidência Geral da Sociedade de Socorro, observou uma importante aplicação prática para nossos dias da história de Rute: “Rute, com confiança, enfrentou sofrimentos que não nos são estranhos atualmente—a morte de um ente querido, a solidão num local estranho e a necessidade de trabalhar muito para sobreviver. Seu empenho, ao tomar cada pequena decisão, repercutiu posteriormente num acontecimento grandioso, e é para mim um exemplo de que devemos dar grande importância à vida diária e às decisões que tomamos ao procurarmos seguir a Deus”. (“Confiança por meio da Conversão”, A Liahona, janeiro de 1993, p. 96.) Alguns Importantes Princípios do Evangelho a Serem Procurados • O Pai Celestial aceitará todas as nações que se achegarem a Ele e guardarem Seus mandamentos. (Ver Rute 1:16–17; 2:11–12; 3:13–17; ver também Atos 10:34–35.) • O Senhor abençoa aqueles que, com amor, cuidam de seus pais e parentes idosos. (Ver Rute 1:16–19; 4:1–8.) Sugestões Didáticas Rute 1–2. Aqueles que dedicam sua vida ao Senhor mostram esse compromisso agindo com humildade, coragem e bondade para com os outros. (15–25 minutos) Para ajudar os alunos a conhecerem melhor a história de Rute 1–2, escreva os seguintes nomes no quadro-negro: Rute, Elimeleque, Malom, Quiliom, Noemi, Orfa e Boaz. Peça aos alunos que leiam rapidamente Rute 1–2 e digam quem era cada pessoa. Escreva uma descrição resumida ao lado de cada nome no quadro-negro. Use o comentário referente a Rute 1–4 em Velho Testamento: Gênesis–II Samuel (pp. 261–265) para ajudar, se necessário. Peça a duas alunas que representem os personagens de Rute e Orfa diante da classe. Peça-lhes que representem uma conversa que imaginem que teria ocorrido entre essas duas concunhadas ao decidirem se iriam para uma terra desconhecida com sua sogra. Peça ao restante da classe que pensem no que diriam se fossem Rute ou Orfa. Pergunte: • O que motivou Rute a seguir Noemi? • Qual a fonte real da devoção de Rute? Peça aos alunos que mostrem referências das escrituras que comprovem suas respostas. Pergunte aos alunos: • Por que deve ter sido difícil para Rute fazer o que fez? • Como era sua vida em Israel? (Ela era pobre e tinha que colher sobras no campo para alimentar-se.) • Em Rute 2, o que aprendemos a respeito de Rute vendo o que ela fez para sustentar a si mesma e sua sogra? • O que ficamos sabendo sobre o tipo de homem que era Boaz? Peça aos alunos que comparem Rute com os conversos da Igreja hoje em dia. Faça aos alunos as seguintes perguntas: • Quais são algumas das dificuldades que os conversos enfrentam hoje em dia ao aceitarem o evangelho? Monte Carmelo Monte Tabor Monte Gilboa Belém Monte Nebo MOABE O LIVRO DE RUTE 117

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