quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O TESTEMUNHO DO RELOGIO

• O TESTEMUNHO DO RELOGIO Um irmão estava sentado na porta de uma igreja, destas igrejas do interior com uma torre bem grande e um relógio no alto da torre. De repente apareceu um bêbedo e começou a dialogar com o crente, dizendo que não conseguia entender os crentes, pois eles dizem que conseguem ver Deus em todas as coisas - vocês olham para o céu e dizem que se lembram de Deus - olham para a natureza e dizem estar vendo Deus, eu não consigo entender E ai o bêbado perguntou: - e nos números daquele relógio você consegue ver Deus? O irmão cheio do espírito santo responde: sim eu posso ver Deus nos números do relógio  Quando eu olho para o relógio e vejo o numero 1, eu vejo Deus,pois me lembro que embora no mundo as pessoas adorem a muitos deuses, deuses de pedra e de madeira, eu olho para o numero 1 e me lembro que só existe um Deus verdadeiro que criou os céus e a terra Dt 6:4  - e no numero 2 você se lembra de Deus? Perguntou o bêbado: - sim respondeu o crente. – quando eu olho para o numero 2 eu me lembro de Deus por que me faz lembrar que só existem 2 caminhos um que leva o homem para o céu e outro que leva para o inferno Mt 7:13-14  e o numero 3? Quando eu olho para o numero 3 eu me lembro que embora Deus seja um só ao mesmo tempo ele é 3, Pai, Filho e Espírito Santo Mt 27: 19-20, I Co 13-14, I Pe 1:2, I Jo 5:7 -> e o numero 4 ? Quando eu olho pro relógio e vejo numero 4 eu me lembro de Deus, pois foram 4 o numero dos que escreveram a historia do nascimento, da vida e da morte do meu salvador Jesus, 4 evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João  E no numero 5 ? Quando eu olho para o numero 5 eu me lembro de Deus também, pois me lembro da parábola das 10 virgens, as 10 eram virgens, as 10 esperavam o noivo, as 10 tinham lamparinas nas sua mãos, as 10 dormiram, as 10 ouviram o brado – eis o noivo! Porem quando o noivo chegou 5 eram loucas e 5 eram prudentes, as 5 prudentes tinham azeite na suas lamparinas e as 5 loucas não tinham azeite por isso não puderam entrar para as bodas junto com o noivo Mt 25 1:13  O bêbado começou a chorar, - e no numero 6 moço? Você vê Deus no numero 6? Quando eu olho para o numero 6 eu vejo Deus,pois me lembro que Jesus foi em uma festa de casamento em cana da Galileia, e em determinado tempo o vinho acabou, mas Jesus mandou os serventes encherem 6 talhas de água e levar para o mestre sala Quando eles levaram as 6 talhas de água que o mestre sala provou a água havia se transformado em vinho, e o vinho era muito melhor do que o primeiro Jo 2:1-12  e no numero 7 ? quando eu olho para o numero 7 eu me lembro que 7 é o numero de Deus a bíblia fala dos 7 mergulhos de Naamã, fala dos 7 castiçais, fala das 7 trobetas dos 7 selos, e há também as 7 dispensaçoes que as 7 maneiras como Deus trata com o homem em cada época do tempo: inocência, consciência, governo humano, patriarcal, lei, graça e milênio  e no numero 8? Quando eu olho pro numero 8 eu me lembro de Deus, pois e justamente em romanos no capitulo 8 que esta escrito – nenhuma condenação há para os que estão Em cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito Rm 8:1  O bêbado já não era mais bêbado, o efeito da cachaça já tinha passado e ele continua perguntando e no numero 9 moço? Você consegue ver Deus? – vejo! Quando eu olho para o numero 9 eu me lembro que há 9 dons espirituais que Deus tem para dar para aqueles que o servem e o buscam de todo coração I Co 12:8-12  e no numero 10? No numero 10 eu me lembro que Jesus encontrou 10 leprosos e curou os 10 leprosos, mas somente um lembrou-se de voltar para agradecer, (por falar nisto você tem agradecido a Deus pelo que ele tem feito na sua vida) Lc 17:11-19  e no numero 11? No numero 11 eu me lembro que eram 12 os apóstolos escolhidos por Jesus, mas restaram apenas 11 na hora da sua aflição, pois um deles o traiu e o entregou nas mãos dos inimigos  e no numero 12? Você consegue se lembrar de Deus no numero 12? No numero 12 eu me lembro que há uma cidade preparada para os salvos onde as ruas são de ouro os muros de cristal, onde não haverá lagrimas nem dor e a bíblia diz: que naquela cidade há 12 portas onde esta escrito o nome das 12 tribos dos filhos de Israel Ap 21:12 E antes que seja tarde aceite Jesus para que você possa morar nesta cidade também! O bêbado que não era mais bêbado chorando caiu se joelhos e aceitou Jesus como salvador da sua vida Obs.: ouvi o PR; Sinomar contar este testemunho quando eu ainda era presbítero na cidade de Caldas Novas, ele impactou minha vida e nunca mais esqueci, que possa ser uma bênção na sua vida também

AS DIVISÕES DO PENTATEUCO

Nome e divisões do Pentateuco Pentateuco é o nome pelo qual, tradicionalmente, se conhece o grupo dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento. Trata-se de uma palavra de origem grega que pode ser traduzida por "cinco estojos", fazendo referência aos estojos (caixas ou vasilhas) onde, na Antigüidade, se guardavam e protegiam da deterioração os rolos de papiro ou de pergaminho utilizados como material de escrita. Os judeus designam, por sua vez, esses livros com o título genérico de torah, termo hebraico que, apesar de ter sido traduzido de forma habitual por "lei", na realidade, tem um significado mais amplo. Torah, de fato, inclui o conceito de "lei" e, até com maior propriedade, os de "guiar", "dirigir", "instruir" ou "ensinar" (cf. Dt 31.9). O Pentateuco, ainda que se apresente dividido nos referidos cinco primeiros livros da Bíblia, constitui, na realidade, uma unidade essencial. A divisão corresponde a uma época já remota: encontra-se na tradução grega do Antigo Testamento, a chamada Septuaginta ou Versão dos Setenta, que data do séc. III a.C. (Ver a Introdução ao Antigo Testamento). A causa da separação dos livros foi a dificuldade de dispor o texto completo de todos eles em um único rolo, o que seria impraticável por causa do volume excessivo. Os nomes de origem grega adotados pela Igreja cristã greco-latina como títulos desses cinco livros são os mesmos com que foram designados na Septuaginta. Correspondem respectivamente ao conteúdo de cada um dos textos e consideram cada caso ao destacar um determinado fato ou assunto assim, Gênesis significa "origem" Êxodo, "saída" Levítico, "relativo aos levitas" Números, "conta" ou "censo" Deuteronômio, "segunda Lei". Quanto à tradição hebraica, limita-se, em geral, à norma de intitular os livros com alguma das suas palavras iniciais: ao primeiro chama de Bereshit (no princípio) ao segundo, Shemoth (nomes) ao terceiro, Wayiqrá (e ele chamou) ao quarto, Bemidbar (no deserto) e, ao quinto, Debarim (palavras). O Pentateuco e a história Característica essencial do Pentateuco (ou Torah) é a alternância de seções narrativas com outras dedicadas a instruir o povo de Israel e a regulamentar a sua conduta, tanto na ordem ética pessoal e social como, muito especialmente, na religiosa. Em uma primeira parte, que abarca todo o Gênesis e até o cap. 19 de Êxodo, predomina o gênero narrativo. Nessa seção, os relatos se enlaçam uns aos outros, somente interrompidos aqui e ali por algumas passagens de caráter normativo (p. ex., Gn 9.6 17.9-14 Êx 12.1-20). De Êx 20 em diante prevalecem os textos destinados a estabelecer as normas e disposições nas quais Deus revela o que quer e espera do seu povo. Dessa maneira, desde o impressionante pano de fundo de uma epopéia que vai da criação do mundo à morte de Moisés (Dt 34.12), o Pentateuco mostra-se como o depósito da vontade de Deus manifestada na forma de ensinamentos, mandamentos e leis, cujo objetivo primordial é configurar um povo santo, que seja portador fiel perante o resto da humanidade da oferta divina de salvação universal. Formação do Pentateuco Uma obra complexa, extensa e de grande valor religioso e cultural como o Pentateuco manifesta uma série de particularidades estilísticas, literárias e temáticas que se deve levar em consideração ao se estudar o processo da sua formação. Em primeiro lugar, há certos textos bíblicos que revelam a existência de fontes anteriores ao próprio Pentateuco, como, p. ex., o chamado Livro das Guerras do SENHOR, expressamente citado em Nm 21.14. Em segundo lugar, achamo-nos diante de uma obra literária rica em conteúdo e complexa em composição, que freqüentemente deixa perceber o eco de diversas etapas e distintos narradores. Assim ocorre com as variantes registradas nos dois textos do Decálogo (Êx 20.1-17 Dt 5.1-21) ou com as quatro apresentações do catálogo de grandes festas religiosas israelitas (Êx 23 34 Lv 23 Dt 16) ou com certas histórias, como a da despedida de Agar e Ismael (Gn 16 21.8-21) ou com o ocultamento da condição de esposa nos casos de Sara e Rebeca (Gn 12.10-20 20.1-18 26.6-14). Cada uma dessas narrações oferece detalhes próprios, que a singularizam e a fazem aparecer como relato original e não como mera repetição de um texto paralelo. Também com respeito ao vocabulário e estilo observam-se, no Pentateuco, numerosos matizes diferentes. Assim, p. ex., em Gênesis, que começa com uma dupla apresentação do relato da criação (1.1-3.24): enquanto que na primeira o Criador é chamado de Elohim (forma hebraica usual para designar Deus), na segunda é chamado de YHWH Elohim, expressão traduzida por "SENHOR Deus" na versão de João Ferreira de Almeida. A partir desses relatos e até o momento em que Deus se revela a Moisés no monte Horebe (Êx 3.1-15), a alternância dos nomes divinos mantém-se com relativa uniformidade. Algumas passagens do Pentateuco caracterizam-se pelo seu frescor e espontaneidade (p. ex., Gn 18.1-15) outras, como acontece em Levítico, recorrem a uma linguagem jurídica de grande precisão, para tratar de temas legais ou relativos à pratica do culto de Israel e ainda há outras (como Deuteronômio) que introduzem cálidos acentos, mesmo ao proclamar a Lei e ao exortar o povo a obedecer-lhe em devida resposta ao amor de Deus. A análise dos indícios mencionados revela que o Pentateuco é o resultado de um processo lento e muito complexo, em cuja origem descobre-se a figura de Moisés, o grande libertador e legislador que, com a sua personalidade, marcou o espírito e a história do povo de Israel um processo que se encerra com a coleção formada pelos cinco primeiros livros da Bíblia. Na formação do Pentateuco há um importante trabalho inspirado, que compila, ordena e redige narrações, séries genealógicas e conjuntos de leis que, durante séculos, haviam sido transmitidas oralmente de uma geração para outra. Nele está contida a herança espiritual que Moisés legou ao povo de Israel, uma herança viva, fielmente transmitida e enriquecida com o passar dos séculos. Os principais temas e as seções correspondentes do Pentateuco podem ser analisados segundo o esquema seguinte: 1. Desde a criação do mundo até a genealogia de Abraão (Gn 1-11). 2. A história dos Patriarcas (Gn 12-50). 3. A saída do Egito (Êx 1-15). 4. Desde o Egito até o Sinai (Êx 16-18). 5. A revelação do SENHOR no Sinai (Êx 19-Nm 10). 6. Desde o Sinai até Moabe (Nm 10-36). 7. O livro de Deuteronômio (Dt 1-34)

CASA NA ROCHA X CASA NA AREIA

TEXTO: Mateus – 07: 24 a 27 24. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; 27. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. 1) INTRODUÇÃO Muitas vezes ficamos fazendo perguntas cujas respostas já nos foram dadas a muito tempo. Perguntas que mais parecem lamentos, murmúrios, ou xingamentos do tipo: “Por quê sofro tanto assim?”, ou “Será que joguei pedra na cruz?”, “Por quê será que Deus não me ouve?, coisas desse tipo que creio que já tenha ouvido. Na verdade nos esquecemos ou nem percebemos que tudo está escancarado nas páginas da bíblia. Assim nesta mensagem quero compartilhar de algo muito simples e de forma simples. Nesta mensagem Deus irá nos responder algumas perguntas que talvez sejam necessidades de cada um de nós. Tenho plena certeza que a mensagem é de interesses de todos e oriento eu propague esta palavra, leve a seus amigos e parentes para que saibam a verdade salvadora para suas vidas. Por isso abra seu coração e desfrute de algo que com certeza será mais um alimento para cada um de nós. 2) O CONTEXTO Sem dúvida o nosso Jesus foi e sempre será uma pessoa incrível, pois a história da humanidade se resume em antes e depois de Jesus. Ele é o marco de toda a história, depois Dele tudo mudou depois de Jesus o mundo nunca foi mais o mesmo. Jesus se assenta em um lugar e em torno Dele estava uma multidão de pessoas, mas como se fazer ser ouvido por uma multidão sem o uso de aparelhagem sofisticada? Como levar o mais lindos de todos os sermões a tanta gente? Mas meu Jesus tinha muito mais do que interesse de que todos fossem abençNenhuma entrada de sumário foi encontrada.oados, eles precisavam ser salvos. Então Jesus se assenta em um pequeno monte ou uma colina onde a geografia do local fazia que o som se propagasse com mais e maior intensidade, fazendo com que ninguém perdesse uma só palavra. Este texto é conhecido por todos como “Os dois alicerces”. Onde o próprio Jesus usando de sua forma de pregar, por parábolas, traz uma mensagem singular para uma multidão de pessoas, e da mesma forma esta mensagem volta a ser dirigida a uma multidão de internautas que novamente precisam ouvi-la. Jesus estava ministrando O Sermão da Montanha, e ao se aproximar Ele encerra com OS DOIS ALICERCES. Jesus está se referindo sobre dois tipos de pessoas o que Ele mesmo chama de o homem prudente e o homem insensato e ainda faz uma comparação entre ambos, e prosseguindo ele diz algo que vem para os dois, ou seja, a chuva, os rios e os ventos. Mas o que Ele estava realmente querendo dizer? 3) A CHUVA, OS RIOS E OS VENTOS Jesus estava dizendo para nós que os problemas, as lutas, as adversidades, as intempéries, vêm para todos, tantos ímpios como justos sofrem nesta terra. Todos nós passamos por momentos chuvosos, ou seja, nuvens negras rondando nossas casas chuvas que derrubam as flores da quais viriam os frutos, derrubam também as folhas da árvore de nossas vidas nos deixando descobertos ou envergonhados diante do inimigo. E o que dizer dos rios, que após as chuvas se enchem e acabam por transbordar e uma água barrenta passa deixando sujeira, lixo e bagunça, nos obrigando a levar dias tentando limpar o que em alguns minutos aconteceu, pois quando as águas saem foram de seu curso normal com certeza ninguém pode detê-la, mas Ele também fala dos ventos, que trazem sujeira, entram em nossas casas deixando tudo desarrumado, e ventos que arrancam árvores que plantamos e cultivamos por tanto tempo, ventos que também arrancam nossos telhados espirituais, ventos que passam deixando poeira causando doenças, ventos que nos deixam amedrontados. Com esses ataques que não vem da natureza mais de uma vida sujeita a eles, Jesus quer nos mostrar que existe uma saída para que a casa não caia e tudo esteja perdido. Pois mesmos depois de um ataque da chuva, do rio e dos ventos, ainda podemos nos erguer e continuar desde que a casa continue de pé. Note que quando vemos uma cidade ser atacada por um fenômeno que vulgarmente chamamos de enchente, evento que traz os três tipos de problemas dos quais mencionamos acima, as pessoas falam que irão lutar e adquirir tudo de novo, pois perderam seus móveis, suas roupas e até seus documentos, mas não perderam a casa. Mas quando a casa em que viviam desaba, então vem o choro profundo e proferem uma frase que todos ouvimos, “E agora o que vou fazer? O que será da minha vida? Onde irei morar e me abrigar com minha família?” Quando temos uma casa de pé ainda há uma esperança, mas quando a casa desaba, parece que as esperanças também desabam. E como proteger a casa? O que devemos fazer para não sermos insensatos? 4) A ROCHA QUE SUSSTENTA A CASA Vemos nosso Jesus falar da diferença entre dois tipos de pessoas, mas o interessante é que um está na rocha e outro na areia, nos dando a entender que aquele que edificou sua casa na rocha é o justo, mas aquele que edificou sua casa na areia com certeza é o ímpio. Com essa palavra Jesus queria não somente mostrar a diferença entre ambos, mas também dar aos ímpios ou insensatos a chance de mudarem de vida, a chance de salvarem sua casa. Me lembro que quando Paulo e Silas estavam presos e a meia-noite houve o terremoto, o carcereiro ao ser salvo do suicídio, perguntou a eles o que deveria fazer para ter a salvação e a resposta foi: “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua CASA”. E assim aquele homem creu e obteve a salvação do inferno, pois crer no Senhor Jesus nos dá a salvação do inferno, e com certeza ninguém quer ir para o inferno, mas crer em Jesus é necessário ter uma mudança de vida, pois ninguém pode dizer que crê em Jesus e continuar fazendo as mesmas besteiras. O centro dessa mensagem de Jesus não é a rocha e isso vou lhes mostrar. Quando Ele está ministrando estas palavras está se referindo as tempestades e problemas da vida e não da salvação de nossas almas. Então diante desse contexto quero lhes fazer duas perguntas: “Sua casa está sobre a rocha ou sobre a areia? “A rocha que sustenta sua casa é Jesus? Se você ao responder a primeira pergunta disse que sua vida está na rocha, então quero lhe parabenizar. Agora vamos a segunda pergunta. Se você ao responder a segunda pergunta disse que a rocha que sustenta a sua casa é Jesus, então você está redondamente errado, e é por isso que sua vida está cheia de problemas e vendavais. Jesus não disse que Ele era ou deveria ser a rocha que o insensato deveria construir sua casa ou que Ele era a rocha na qual o homem prudente já havia construído sua casa. Devemos ser atenciosos quanto ao que Jesus nos diz através se sua boa e agradável palavra. Mas Ele disse algo que muitos poucos entenderam, ou porque não dizer que satanás tem conseguido tapar o entendimento de muitos, quer sejam pastores, ou quer sejam ovelhas. 5) QUAL É A ROCHA QUE SUSTENTA A CASA DO HOMEM PRUDENTE? Como já mencionei Jesus não disse ser Ele a rocha nesse serão. O segredo do sucesso nesta vida está notório no versículo 24 desse contexto. Jesus disse que todo aquele que ouve as suas palavras e as pratica este é o homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha. Isso me dá com toda a certeza o direito de acreditar que a rocha que nos dá vitória sobre as tempestades dessa vida, sejam chuvas, rios ou ventos é a prática de suas palavras, a prática das palavras do Senhor Jesus é a rocha que nos dá vitórias nesta vida, pois como pudemos perceber os problemas vem para todos quer sejam justos, quer sejam ímpios, então se você pratica considere um homem prudente. Vejamos o que a pratica das palavras de Jesus nos condiciona, ou se não praticamos vejamos como está nossa vida. SUA VIDA MATRIMONIAL ESTÁ NA ROCHA? A bíblia nos diz que deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se á a sua esposa e juntos serão uma só carne. E por não praticarem a palavra do Senhor muitos casamentos estão se acabando, vidas fadadas ao fracasso. Hoje muitos lares não praticam esta palavra e deixam que outras pessoas entrem e palpitem em suas vidas conjugais. Saiba que a partir do momento que contrair matrimônio, nem Jesus se intromete em seu casamento, Ele só gostaria que você praticasse a palavra que Ele já deixou, leia I Coríntios 7, e pratique a palavra. SUA VIDA SENTIMENTAL ESTÁ NA ROCHA? Muitos estão jogados na sarjeta por se sentirem rejeitados por sua família, por seus amigos, por seus parentes, por seus pais e mães, mas na verdade foram eles que não praticaram a palavra de Deus. A bíblia nos revela que Deus é amor (I Jô-4:7), e também nos diz ama teu próximo como a ti mesmo (MT-19:19), ainda que se alguém não ama seu irmão que vê como pois pode amar a Deus que não vê? Então se sente tão mau amada na verdade é por que você não tem amado, pois se amamos aqueles que nos ama, que bem fazemos? O amor que vem de Deus é incondicional. SUA VIDA FINANCEIRA ESTÁ NA ROCHA? Este é um assunto um tanto polêmico, pois hoje as pessoas têm orado mais pelo sucesso financeiro do que o espiritual ou familiar. O mundo virou um hospício de pessoas em busca de dinheiro. Mas como está você financeiramente. Novamente a boa palavra nos fala para trazermos todos os dízimos, ofertas, nomes que eu prefiro substituir por sementes, a casa do tesouro e depois fazei prova de mim se eu não vos abrirei as janelas do céu e derramarei sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha maior abastança? Já não há amor em ser um semeador, fazem por obrigação ou por medo, ou por vergonha, e isso não vai lhe acrescentar nada. Administramos mal aquilo que Deus nos deu. SUA VIDA FUTURA ESTÁ NA ROCHA? Muitas pessoas estão morrendo cedo hoje em dia, por causa da não prática da palavra de Deus. Veja que o primeiro mandamento com promessa é –“honra teu pai e tua mãe para que seus dias se prolonguem na face da terra.”(MT 15:4, 19:19, Mc 7:10, 10:19, Lc 18:20, Ef 6:2). Mas ao invés de obedecerem e honrarem seus pais, estão insultando-os pelas costas, estão maldizendo seus pais e morrendo cedo. A longevidade também está relacionada ao mandamento de honrar seus pais. SUA VIDA FÍSICA ESTÁ NA ROCHA? Para encerrar eu quero lembrá-los sobre a vida física, pois vemos enfermidades no meio do povo de Deus que não deveriam estar ali, nos lembremos das palavras do profeta Isaías quando no cap.53:4, nos revela que nossas enfermidades já foram levadas por Jesus lá na cruz. Mas o segredo da saúde é o que Paulo no diz em I Co-3:16. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?17. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. Muitos estão doentes por não cuidarem de seus corpos como manda a palavra de Deus, estamos destruindo o corpo que foi criado para ser templo do Espírito Santo e assim sendo destruídos. 6) CONCLUSÃO Chego ao final dessa mensagem crendo ainda mais que verdadeiramente a palavra de Deus é realmente de Deus e veio para nos salvar e também para nos dar uma vida boa na terra. Gostaria que a partir de hoje cada um de nós passasse a praticar mais a palavra que o Senhor nos deixou, e assim tenhamos vitoria em todas as áreas de nossas humildes vidas. Jesus é a rocha da nossa salvação. Se nossas vidas espirituais estiverem sobre Ele, então teremos a vida eterna, mas quando se trata de ter vitória na terra dos viventes, então precisamos praticar a palavra Dele. Coloque sua vida sobre o alicerce da prática da palavra de Jesus, ou caso contrário sua casa vai cair. JEOVÁ te abençoe!
TEXTO: Mateus – 07: 24 a 27-EV.ROBÉRIO OLIVEIRA-PREGADOR CONFERÊNCISTA 24. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; 27. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. 1) INTRODUÇÃO Muitas vezes ficamos fazendo perguntas cujas respostas já nos foram dadas a muito tempo. Perguntas que mais parecem lamentos, murmúrios, ou xingamentos do tipo: “Por quê sofro tanto assim?”, ou “Será que joguei pedra na cruz?”, “Por quê será que Deus não me ouve?, coisas desse tipo que creio que já tenha ouvido. Na verdade nos esquecemos ou nem percebemos que tudo está escancarado nas páginas da bíblia. Assim nesta mensagem quero compartilhar de algo muito simples e de forma simples. Nesta mensagem Deus irá nos responder algumas perguntas que talvez sejam necessidades de cada um de nós. Tenho plena certeza que a mensagem é de interesses de todos e oriento eu propague esta palavra, leve a seus amigos e parentes para que saibam a verdade salvadora para suas vidas. Por isso abra seu coração e desfrute de algo que com certeza será mais um alimento para cada um de nós. 2) O CONTEXTO Sem dúvida o nosso Jesus foi e sempre será uma pessoa incrível, pois a história da humanidade se resume em antes e depois de Jesus. Ele é o marco de toda a história, depois Dele tudo mudou depois de Jesus o mundo nunca foi mais o mesmo. Jesus se assenta em um lugar e em torno Dele estava uma multidão de pessoas, mas como se fazer ser ouvido por uma multidão sem o uso de aparelhagem sofisticada? Como levar o mais lindos de todos os sermões a tanta gente? Mas meu Jesus tinha muito mais do que interesse de que todos fossem abençNenhuma entrada de sumário foi encontrada.oados, eles precisavam ser salvos. Então Jesus se assenta em um pequeno monte ou uma colina onde a geografia do local fazia que o som se propagasse com mais e maior intensidade, fazendo com que ninguém perdesse uma só palavra. Este texto é conhecido por todos como “Os dois alicerces”. Onde o próprio Jesus usando de sua forma de pregar, por parábolas, traz uma mensagem singular para uma multidão de pessoas, e da mesma forma esta mensagem volta a ser dirigida a uma multidão de internautas que novamente precisam ouvi-la. Jesus estava ministrando O Sermão da Montanha, e ao se aproximar Ele encerra com OS DOIS ALICERCES. Jesus está se referindo sobre dois tipos de pessoas o que Ele mesmo chama de o homem prudente e o homem insensato e ainda faz uma comparação entre ambos, e prosseguindo ele diz algo que vem para os dois, ou seja, a chuva, os rios e os ventos. Mas o que Ele estava realmente querendo dizer? 3) A CHUVA, OS RIOS E OS VENTOS Jesus estava dizendo para nós que os problemas, as lutas, as adversidades, as intempéries, vêm para todos, tantos ímpios como justos sofrem nesta terra. Todos nós passamos por momentos chuvosos, ou seja, nuvens negras rondando nossas casas chuvas que derrubam as flores da quais viriam os frutos, derrubam também as folhas da árvore de nossas vidas nos deixando descobertos ou envergonhados diante do inimigo. E o que dizer dos rios, que após as chuvas se enchem e acabam por transbordar e uma água barrenta passa deixando sujeira, lixo e bagunça, nos obrigando a levar dias tentando limpar o que em alguns minutos aconteceu, pois quando as águas saem foram de seu curso normal com certeza ninguém pode detê-la, mas Ele também fala dos ventos, que trazem sujeira, entram em nossas casas deixando tudo desarrumado, e ventos que arrancam árvores que plantamos e cultivamos por tanto tempo, ventos que também arrancam nossos telhados espirituais, ventos que passam deixando poeira causando doenças, ventos que nos deixam amedrontados. Com esses ataques que não vem da natureza mais de uma vida sujeita a eles, Jesus quer nos mostrar que existe uma saída para que a casa não caia e tudo esteja perdido. Pois mesmos depois de um ataque da chuva, do rio e dos ventos, ainda podemos nos erguer e continuar desde que a casa continue de pé. Note que quando vemos uma cidade ser atacada por um fenômeno que vulgarmente chamamos de enchente, evento que traz os três tipos de problemas dos quais mencionamos acima, as pessoas falam que irão lutar e adquirir tudo de novo, pois perderam seus móveis, suas roupas e até seus documentos, mas não perderam a casa. Mas quando a casa em que viviam desaba, então vem o choro profundo e proferem uma frase que todos ouvimos, “E agora o que vou fazer? O que será da minha vida? Onde irei morar e me abrigar com minha família?” Quando temos uma casa de pé ainda há uma esperança, mas quando a casa desaba, parece que as esperanças também desabam. E como proteger a casa? O que devemos fazer para não sermos insensatos? 4) A ROCHA QUE SUSSTENTA A CASA Vemos nosso Jesus falar da diferença entre dois tipos de pessoas, mas o interessante é que um está na rocha e outro na areia, nos dando a entender que aquele que edificou sua casa na rocha é o justo, mas aquele que edificou sua casa na areia com certeza é o ímpio. Com essa palavra Jesus queria não somente mostrar a diferença entre ambos, mas também dar aos ímpios ou insensatos a chance de mudarem de vida, a chance de salvarem sua casa. Me lembro que quando Paulo e Silas estavam presos e a meia-noite houve o terremoto, o carcereiro ao ser salvo do suicídio, perguntou a eles o que deveria fazer para ter a salvação e a resposta foi: “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua CASA”. E assim aquele homem creu e obteve a salvação do inferno, pois crer no Senhor Jesus nos dá a salvação do inferno, e com certeza ninguém quer ir para o inferno, mas crer em Jesus é necessário ter uma mudança de vida, pois ninguém pode dizer que crê em Jesus e continuar fazendo as mesmas besteiras. O centro dessa mensagem de Jesus não é a rocha e isso vou lhes mostrar. Quando Ele está ministrando estas palavras está se referindo as tempestades e problemas da vida e não da salvação de nossas almas. Então diante desse contexto quero lhes fazer duas perguntas: “Sua casa está sobre a rocha ou sobre a areia? “A rocha que sustenta sua casa é Jesus? Se você ao responder a primeira pergunta disse que sua vida está na rocha, então quero lhe parabenizar. Agora vamos a segunda pergunta. Se você ao responder a segunda pergunta disse que a rocha que sustenta a sua casa é Jesus, então você está redondamente errado, e é por isso que sua vida está cheia de problemas e vendavais. Jesus não disse que Ele era ou deveria ser a rocha que o insensato deveria construir sua casa ou que Ele era a rocha na qual o homem prudente já havia construído sua casa. Devemos ser atenciosos quanto ao que Jesus nos diz através se sua boa e agradável palavra. Mas Ele disse algo que muitos poucos entenderam, ou porque não dizer que satanás tem conseguido tapar o entendimento de muitos, quer sejam pastores, ou quer sejam ovelhas. 5) QUAL É A ROCHA QUE SUSTENTA A CASA DO HOMEM PRUDENTE? Como já mencionei Jesus não disse ser Ele a rocha nesse serão. O segredo do sucesso nesta vida está notório no versículo 24 desse contexto. Jesus disse que todo aquele que ouve as suas palavras e as pratica este é o homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha. Isso me dá com toda a certeza o direito de acreditar que a rocha que nos dá vitória sobre as tempestades dessa vida, sejam chuvas, rios ou ventos é a prática de suas palavras, a prática das palavras do Senhor Jesus é a rocha que nos dá vitórias nesta vida, pois como pudemos perceber os problemas vem para todos quer sejam justos, quer sejam ímpios, então se você pratica considere um homem prudente. Vejamos o que a pratica das palavras de Jesus nos condiciona, ou se não praticamos vejamos como está nossa vida. SUA VIDA MATRIMONIAL ESTÁ NA ROCHA? A bíblia nos diz que deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se á a sua esposa e juntos serão uma só carne. E por não praticarem a palavra do Senhor muitos casamentos estão se acabando, vidas fadadas ao fracasso. Hoje muitos lares não praticam esta palavra e deixam que outras pessoas entrem e palpitem em suas vidas conjugais. Saiba que a partir do momento que contrair matrimônio, nem Jesus se intromete em seu casamento, Ele só gostaria que você praticasse a palavra que Ele já deixou, leia I Coríntios 7, e pratique a palavra. SUA VIDA SENTIMENTAL ESTÁ NA ROCHA? Muitos estão jogados na sarjeta por se sentirem rejeitados por sua família, por seus amigos, por seus parentes, por seus pais e mães, mas na verdade foram eles que não praticaram a palavra de Deus. A bíblia nos revela que Deus é amor (I Jô-4:7), e também nos diz ama teu próximo como a ti mesmo (MT-19:19), ainda que se alguém não ama seu irmão que vê como pois pode amar a Deus que não vê? Então se sente tão mau amada na verdade é por que você não tem amado, pois se amamos aqueles que nos ama, que bem fazemos? O amor que vem de Deus é incondicional. SUA VIDA FINANCEIRA ESTÁ NA ROCHA? Este é um assunto um tanto polêmico, pois hoje as pessoas têm orado mais pelo sucesso financeiro do que o espiritual ou familiar. O mundo virou um hospício de pessoas em busca de dinheiro. Mas como está você financeiramente. Novamente a boa palavra nos fala para trazermos todos os dízimos, ofertas, nomes que eu prefiro substituir por sementes, a casa do tesouro e depois fazei prova de mim se eu não vos abrirei as janelas do céu e derramarei sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha maior abastança? Já não há amor em ser um semeador, fazem por obrigação ou por medo, ou por vergonha, e isso não vai lhe acrescentar nada. Administramos mal aquilo que Deus nos deu. SUA VIDA FUTURA ESTÁ NA ROCHA? Muitas pessoas estão morrendo cedo hoje em dia, por causa da não prática da palavra de Deus. Veja que o primeiro mandamento com promessa é –“honra teu pai e tua mãe para que seus dias se prolonguem na face da terra.”(MT 15:4, 19:19, Mc 7:10, 10:19, Lc 18:20, Ef 6:2). Mas ao invés de obedecerem e honrarem seus pais, estão insultando-os pelas costas, estão maldizendo seus pais e morrendo cedo. A longevidade também está relacionada ao mandamento de honrar seus pais. SUA VIDA FÍSICA ESTÁ NA ROCHA? Para encerrar eu quero lembrá-los sobre a vida física, pois vemos enfermidades no meio do povo de Deus que não deveriam estar ali, nos lembremos das palavras do profeta Isaías quando no cap.53:4, nos revela que nossas enfermidades já foram levadas por Jesus lá na cruz. Mas o segredo da saúde é o que Paulo no diz em I Co-3:16. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?17. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. Muitos estão doentes por não cuidarem de seus corpos como manda a palavra de Deus, estamos destruindo o corpo que foi criado para ser templo do Espírito Santo e assim sendo destruídos. 6) CONCLUSÃO Chego ao final dessa mensagem crendo ainda mais que verdadeiramente a palavra de Deus é realmente de Deus e veio para nos salvar e também para nos dar uma vida boa na terra. Gostaria que a partir de hoje cada um de nós passasse a praticar mais a palavra que o Senhor nos deixou, e assim tenhamos vitoria em todas as áreas de nossas humildes vidas. Jesus é a rocha da nossa salvação. Se nossas vidas espirituais estiverem sobre Ele, então teremos a vida eterna, mas quando se trata de ter vitória na terra dos viventes, então precisamos praticar a palavra Dele. Coloque sua vida sobre o alicerce da prática da palavra de Jesus, ou caso contrário sua casa vai cair. JEOVÁ te abençoe!

AS BENÇÃOS DA SALVAÇÃO.

De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor. Fp. 2:12 LIÇÃO 09 - O CRENTE E AS BÊNÇÃOS DA SALVAÇÃOEV.ROBÉRIO OLIVEIRA-PREGADOR CONFERÊNCISTA. INTRODUÇÃO Em sua primeira epístola, o apóstolo João ensina que o cristão não vive mais no domínio do pecado. Apesar de não estarmos isentos da presença do pecado, pois “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós” (I Jo 1.8); já não somos mais escravizados por ele. O apóstolo diz: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” (I Jo 3.9 A.R.A.). Esta é uma das bênçãos da salvação que estaremos estudando nesta lição. I - QUE SIGNIFICA SALVAÇÃO? A palavra “salvação” significa, em primeiro lugar, “ser tirado de um perigo”, “livrar-se”, “escapar”. A Bíblia fala da salvação como libertação do perigo de uma vida sem Deus (At 26.18; Cl 1.13). A tradução da palavra grega “soterion”, de onde deriva -se a palavra “salvação”, tem o sentido de “tornar ao estado perfeito”, ou “restaurar o que a queda causou”. A salvação, portanto, é um dom de Deus (Rm 6.23) concedido por sua graça (Rm 5.15) e que se destina a todos os homens (Jo 3.16,17; Tt 2.11) . A Bíblia declara que é possível ao homem obter a sua salvação, através da fé em Cristo Jesus (Ef 2.8,9). II - OS TRÊS ASPECTOS DA SALVAÇÃO Vejamos alguns aspectos da salvação: 2.1 Justificação. Do grego “dikaiõsis”, significa “declarar justo”. É um termo que nos faz lembrar um tribunal. O homem, culpado e condenado perante Deus, pela fé em Cristo, passa a ser absolvido e declarado justo, ou seja, justificado. A justificação é, primeiramente, uma mudança de posição da parte do pecador, o qual antes era um condenado; e, agora, goza de absolvição. Antes estava sob a condenação, mas agora, participa da absolvição divina. Justificação inclui mais do que perdão dos pecados e remoção da condenação, pois, no ato da justificação, Deus coloca o ofensor na posição de justo. (At 13.39; Rm 4.25; 5.1,18,21; I Co 6.11; Gl 2.16; Tt 3.7; Tg 2.24). 2.2 Regeneração. Deriva-se do grego “palinginesia” e significa “gerar novamente” ou “nascer de novo”. É o milagre que acontece na vida daquele que recebe a Cristo, tornando-se participante da vida e da natureza divina. Através da regeneração, ou novo nascimento como também é conhecida, o homem passa a desfrutar de uma nova vida espiritual (Jo 3.1-8; Tt 3.5; II Pe 1.4; I Jo 5.11) e torna-se uma nova criatura (II Co 5.17; Cl 3.10). O Novo Testamento assim descreve a regeneração: Nascimento. Nesse sentido, Deus é quem “gerou”, e o crente é “nascido” de Deus (I Jo 5:1), “nascido do Espírito” (João 3:8), “nascido do alto” (tradução literal de João 3:3,7). Esses termos referem-se ao ato da graça criadora que faz do crente um filho de Deus. Purificação. Jesus nos salvou pela “lavagem” (literalmente, lavatório ou banho) da regeneração” (Tt 3:5). A alma foi lavada completamente das imundícias da vida de outrora, recebendo novidade de vida (Rm 6.4; Gl 2.20). Vivificação. Somos salvos não somente pela “lavagem da regeneração”, nas também pela “renovação do Espírito Santo” (Tt 3:5; Cl. 3:10; Rom. 12:2; Ef 4:23; Sl 51:10). A essência da regeneração é uma nova vida concedida por Deus, mediante Jesus Cristo e pela operação do Espírito Santo. Criação. Aquele que criou o homem no princípio e soprou em suas narinas o fôlego de vida (Gn 2:7), o recria pela operação do seu Espírito Santo (II Co 5:17; Ef 2:10; Gl 6:15; Ef 4:24). O resultado prático é uma transformação radical da pessoa em sua natureza, seu caráter, desejos e propósitos. Ressurreição. Assim como Deus vivificou o barro inanimado e o fez vivo para com o mundo físico, assim ele vivifica a alma do pecador e a faz viva para as realidades do mundo espiritual (Rm 6:4,5; Cl. 2:13; 3:1; Ef 2:5,6). A regeneração é “a grande mudança que Deus opera na alma quando a vivifica; quando ele a levanta da morte do pecado para a vida de justiça” (João Wesley). 2.3 Santificação. Do grego “hagiasmos”, significa “separação do pecado” e “dedicação ao serviço de Deus”. A santificação é a vontade de Deus para os crentes (I Ts 4.3); e o seu propósito em chamá-lo para segui-lo (Jo 17.17,19; I Ts 4.7); e deve ser procurada pelo crente (I Tm 2.15; Hb 12.14). As Escrituras afirmam que o Espírito Santo é o agente da santificação (Rm 15.16; II Ts 2.1 3; I Pe 1.2; I Co 6.11). A palavra “santo” tem os seguintes sentidos: Separação. A palavra “santo” é uma palavra que descreve a natureza divina. Seu significado primordial é “separação”; portanto, a santidade representa aquilo que está em Deus, que o torna separado de tudo quanto seja mau e pecaminoso. Por isso, quando Ele deseja usar uma pessoa ou um objeto para seu serviço, ele separa essa pessoa ou objeto do seu uso comum, e, em virtude dessa separação, a pessoa ou objeto torna-se “santo” (Nm 3.13; 8.17; I Rs 9.3,7; II Cr 7.16; Jr 1.5). Dedicação. Santificação inclui tanto a “separação de”, como “dedicação a” alguma coisa. Quando refere-se aos homens ou objetos, a palavra “santo” expressa o pensamento de que esses são usados no serviço divino e dedicados a Deus. Israel é uma nação santa, por ser dedicada ao serviço de Deus; os levitas são santos, por serem especialmente dedicados ao serviço do tabernáculo, etc (Ex 19.6; Ex 28.1-3). Purificação. A palavra “santo” inclui também a idéia de purificação. Assim como objetos inanimados no A.T. foram consagrados pela unção do azeite (Êx 40:9-11); a nação israelita foi santificada pelo sangue do sacrifício da aliança (Êx 24:8; Hb 10:29); Ele santifica os crentes para um sacerdócio espiritual (1 Pe 2:5) pela mediação do Filho (I Co 1:2,30; Ef 5:26; Hb 2:11), por meio da Palavra (Jo 17:17; 15:3), do sangue de Jesus (Hb 10:29; 13:12) e do Espírito Santo (Ro 15:16; I Cor. 6:11; I Pe 1:2). Aqueles que são declarados santos (Hb 10:10) são exortados a seguir a santidade (Hb 12:14); e, aqueles que foram purificados (1 Co 6:11) são também exortados a purificar-se a si mesmos (2 Co 7:1). Serviço. A palavra “santo” também expressa a idéia de “serviço a Deus”. Assim como Israel é descrita como “nação santa e reino de sacerdotes” (Êx 19:6), os crentes do N.T. são “santos”, isto é, um povo santo que, pelo sangue da nova aliança tornaram-se “sacerdócio real, a nação santa” para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo (1 Pe 2:5,9); oferecem o sacrifício de louvor (Hb 13:15) e dedicam-se como sacrifícios vivos sobre o altar de Deus (Rom. 12:1). O apóstolo Paulo expressou perfeitamente esse aspecto da santidade quando disse acerca de Deus: “De quem eu sou, e a quem sirvo” (At 27:23). 2.4 Adoção. Do grego “huithesia”, significa literalmente “estar em lugar de filho” ou “dar a posição de filhos”. No N.T. o vocábulo descreve o ato pelo qual Deus recebe como filhos, todo aquele que aceita o Senhor Jesus como seu único e suficiente salvador. Quando a pessoa passa pela transformação espiritual conhecida como regeneração, torna-se filho de Deus e beneficiário de todos os privilégios dessa filiação. Esse termo encontra-se apenas nas epístolas paulinas (Rm 8.15,23; 9.4; Gl 4.4-6; Ef 1.5). Devemos distinguir a diferença entre adoção e regeneração: o primeiro é um termo legal que indica conceder o privilégio de filiação; o segundo significa a transformação espiritual que torna a pessoa filho de Deus e participante da natureza divina. 2.5 Glorificação. Do grego “endoxazõ” e do latim “glorificationem”, significa “ato ou efeito de glorificar”. No plano da salvação, a glorificação é a etapa final a ser atingida por aquele que recebe a Cristo como salvador e Senhor de sua alma (Rm 8.17). No plano da salvação, a glorificação é a etapa final a ser atingida por aquele que recebe a Cristo como Salvador e Senhor de sua alma. O texto de ouro de nossa glorificação encontra-se em I Jo 3.2, que diz: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”. III - QUE SIGNIFICA AS BÊNÇÃOS DA SALVAÇÃO? As bênçãos da salvação são as dádivas que alcançamos quando aceitamos a Cristo, como Senhor e Salvador de nossas vidas. São muitas as bênçãos que recebemos em decorrência da salvação, tais como: o perdão dos pecados (At 2.38; 10.43); a certeza de vida eterna (Jo 3.16,17; Rm 6.22;); livramento da ira futura (Jo 3.36; I Ts 1.10; 5.9), etc. Porém, nesta ocasião, citaremos apenas as bênçãos da salvação descritas no capítulo três da primeira epístola de João: 3.1 “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus” (I Jo 3.1). Podemos afirmar que todos os homens são filhos de Deus por criação (Lc 3.38), assim como os anjos o são (Jó 38.7). Mas, aqueles que recebem a Cristo, tornam-se, também, filhos por adoção (Jo 1.12; Rm 8.15, 16; Gl 3.26, 27; 4.5,6). Observe a expressão do versículo 2: “Amados, agora somos filhos de Deus…”, ou seja, antes não pertencíamos à família de Deus. Ser filho de Deus é o privilégio mais sublime da nossa salvação (I Jo 3.1). Como filhos de Deus somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo (Rm 8.16,17; Gl 4.6,7). ? O próprio Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Jesus ensinou acerca da nossa filiação com Deus (Mt 6.9, 26, 18.14; Lc 12.32). 3.2 “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.” (I Jo 3.2). O apóstolo João deixa bem claro que ser filho de Deus aqui no mundo já é um grande privilégio; mas, bênçãos maiores estão reservadas para os mesmos no futuro. Dentre elas : ” …seremos semelhantes a ele…”. Ou seja, nós receberemos um corpo glorioso e incorruptível, como o do próprio Jesus (I Ts 4.14; Fp 3.20,21). A vida cristã é um processo no qual nos tornamos cada vez mais semelhantes a Cristo (Rm 8.29), sendo que, este processo não estará completo até que adentremos à eternidade (Pv 4.18; Rm 8.18). “… porque assim como é o veremos”. Esta esperança deve estar viva em nossos corações, pois, ver a Cristo, deve ser o maior anelo do cristão (Jo 14.19; I Ts 4.13-17) 3.3 “Qualquer que permanece nele não peca… Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.” (I Jo 3.6,9). O apóstolo João ensina que, aquele que nasceu de Deus, ou seja, que passou pelo processo do novo nascimento, não pode viver na prática do pecado (I Jo 1.5-7; 2.3-11, 15-17, 24-29; 3.6-24; 4.7,8,20). Isto porque, a nova natureza proporcionada pela presença do Espírito Santo em nós, nos dá condições de vencer o pecado, e não permite que sejamos mais dominado por ele (Rm 6.12-14). CONCLUSÃO Seria impossível descrever, neste breve esboço, todas as bênçãos da salvação. No entanto, de forma bem resumida, podemos afirmar que o homem salvo é aquele que foi justificado por Deus; passou a ter uma nova natureza, através da regeneração; tornou-se santo, ou seja, separado do pecado e consagrado a Deus; e, dessa forma, passou a ser filho de Deus e tem a esperança de, no futuro, ser semelhante a Cristo, e estar, para sempre, com Ele. REFERÊNCIAS: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal; Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, de Myer Pearlman; Dicionário VINE e Dicionário Teológico de Claudionor Correa de Andrade.
OS 5 GRUPOS DE SEGUIDORES DE JESUS:(EV.ROBÉRIO OLIVEIRA-PREGADOR CONFERÊNCISTA. Qual desses grupos nós pertencemos? 1º GRUPO - O grupo formado pelas multidões. 1.1. - Mt 4.25. - Durante os três anos e meio de ministério, Jesus foi seguido por uma grande multidão. As principais características dos seguidores que formavam as multidões; 1.1.1. - Pessoas que íam porque todos íam, ou seja, pessoas que não tinham qualquer compromisso; 1.1.2. - Pessoas que só O buscavam pelos milagres que fazia - Mt 15.31; Jo 6.2; 1.1.3. - Pessoas interesseiras - Jo 6.26; Jo 6.27; 1.1.4. - Pessoas que não assumiam publicamente que eram seus seguidores - Jo 19.38; Jo 3.1; Jo 3.2; 1.2. - O Problema é que foi a MULTIDÃO quem pediu a Pilatos Lc 23.18; - Jo 19.15; 2º GRUPO - O grupo formado pelos 70 discípulos. 2.1. - Dentre aquela grande multidão, O Senhor Jesus destacou a 70 homens para que fossem, de dois em dois, anunciar o Evangelho do Reino; 2.2. - Esse grupo é o grupo dos que servem a Jesus. Saem pelas praças, pelas ruas, pelas casas e anunciam o Evangelho da salvação - Lc 10.1; 2.3. - Esse grupo é um grupo de pessoas salvas por Jesus, mas, que se alegram apenas por que são usados pelos dons espirituais. Valorizam mais os meios que os fins - Lc 10.17; Lc 10.20; 2.4. - Não há nada de errado com esse grupo. Porém, esse pode ser o grupo daqueles que dirão: Mt 7.22; Mt 7.23. 3º GRUPO - O Grupo formado pelos 12 apóstolos. 3.1. - Quanto ao grupo anterior, nós nem sabemos quem eram. Mas os membros deste grupo o Senhor os chama por nome. 12 homens a quem o Senhor chamou para formar os líderes de sua obra; 3.2. - Este grupo foi privilegiado, tanto por ter seguido de perto a Jesus, quanto por ter contemplado todos os milagres por ele operado; 3.3. - Porém, não podemos nos esquecer que no meio destes havia um, o Judas, cujo coração não era reto perante o Senhor e, por isso se enquadrou nas características daquele que foi chamado depois de "O filho da perdição" - Jo 17.12; 4º GRUPO - O grupo formado pelos 3 discípulos mais próximos a Jesus. 4.1. - Dentre os 12 o Senhor tinha predileção por 3, Pedro, Tiago e João. Homens que não se conformaram em apenas seguir e assistir a Jesus, mas quiseram conhece-lo bem mais de perto; 4.2. - Foi esse grupo que teve o conhecimento de detalhes dos mistérios do Reino que aos outros não foi revelado; 4.3. - Foi esse grupo que teve o privilégio de contemplar a transfiguração de Jesus e conhecer a Moisés e a Elias no Monte Tabor; 4.4. - Foi também, esse grupo que foi destacado por Jesus para "pisar o lagar" e entrar com Jesus no suplício, mas que não teve forças e adormeceu - Mt 26.37; Mt 26.40; Is 63.3; 5º GRUPO - O grupo representado pelo discípulo amado - João.5.1. - Mas, Jesus queria mais. Ele quer e procura alguém com quem Ele possa ter um relaconamento mais estreito, mais próximo - Sl 4.3; 5.2. - João reclinava-se no peito de Jesus - Jo 13.25; E era chamado de "o discípulo amado" - Jo 21.7; 5.3. - A qual desses grupos você pertence?