segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DEUTERONÔMIO

Introdução Deuteronômio é uma palavra formada do grego deutero, “segundo”, e nomos, “lei”, significando, portanto, “a segunda lei” ou “a repetição da lei”. O cristianismo adotou esse título descritivo da Septuaginta (a primeira tradução grega do Velho Testamento) em vez do nome judaico do livro, Eileh Hadvareem, que são as duas primeiras palavras do livro em hebraico, traduzidas como “estas são as palavras”. O livro de Deuteronômio é chamado de a segunda lei porque contém um resumo feito por Moisés da lei mosaica. (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Deuteronômio”, p. 57.) Ao estudar Deuteronômio, preste especial atenção às referências remissivas de outros livros de Moisés, onde se encontram os relatos anteriores desses eventos. A comparação desses relatos muitas vezes fornece novas informações e explicações. Alguns Importantes Princípios do Evangelho a Serem Procurados • Precisamos de lembretes dos convênios que fizemos e incentivo para cumpri-los. (Ver Deuteronômio 1–33.) • O casamento dentro dos convênios faz com que nós e nossos filhos permaneçamos fiéis aos princípios do evangelho. (Ver Deuteronômio 7:3–4.) • As provações podem ajudar-nos a amadurecermos espiritualmente. (Ver Deuteronômio 8; 10:12–17.) • O Senhor nos ordenou que pagássemos os dízimos e ofertas. (Ver Deuteronômio 14:22–29; 15:7–11.) • Devemos buscar a verdade em Deus e Seus profetas, não com cartomantes ou outras práticas ocultas. (Ver Deuteronômio 18:9–22; ver também D&C 1:37–38.) • A obediência aos mandamentos de Deus traz bênçãos; a desobediência resulta em sofrimento. (Ver Deuteronômio 28:1–45; 30:15–20.) • O Senhor abençoa Seus filhos por meio dos convênios que faz com eles. (Ver Deuteronômio 29:1, 9–14, 21, 25; 31:16, 20.) • As escrituras nos ensinam como adorar devidamente a Deus. (Deuteronômio 31:9–13; 33:9–10.) Sugestões Didáticas A apresentação 15 do Vídeo do Velho Testamento, “A Casa de Israel”, usa um cronograma histórico para mostrar uma visão geral da casa de Israel. (Ver sugestões didáticas em Guia de Vídeo do Velho Testamento.) Deuteronômio 1:1. Precisamos ser lembrados de nossos convênios do evangelho. (5–10 minutos) Crie uma série de instruções detalhadas para ler em classe sobre como desenhar um objeto que os alunos não conheçam. Suas instruções devem conter tamanho número de detalhes que as tornem confusas, caso sejam lidas rapidamente. Como resultado, os alunos precisarão pedir que você repita as instruções, para compreenderem plenamente o que devem fazer. Não é necessário que terminem o projeto, mas apenas que sintam a necessidade de ouvirem as instruções serem repetidas. Limite essa parte da atividade a dois ou três minutos. Depois de vários alunos pedirem esclarecimentos, discuta por que precisamos ouvir novamente as instruções. Leia as informações contidas na introdução ao livro de Deuteronômio, neste manual, e no verbete “Deuteronômio”, no Guia para Estudo das Escrituras. Pergunte: • Como o livro de Deuteronômio se assemelha à atividade que acabamos de realizar? • Por que acham que Moisés lembrou o povo de sua história, a lei e as promessas que o Senhor lhes fizera? Debata perguntas como estas: • Quão freqüentemente somos aconselhados a ser honestos, a orar diariamente ou a amar nosso próximo? • Por que acham que precisamos ser lembrados dessas coisas tão freqüentemente? Incentive os alunos a receberem os lembretes com gratidão, em vez de irritação ou tédio. Deuteronômio 1–3. Encarar a morte ajuda-nos a lembrarnos da importância de nossos convênios do evangelho. (15–20 minutos) Depois de passar quarenta anos liderando-os pelo deserto, Moisés sabia que logo teria de deixar os filhos de Israel. Seus Mar Mediterrâneo MANASSÉS Jericó GADE Jerusalém Monte Nebo RÚBEN CANAÃ MOABE Mar Salgado (Mar Morto) O LIVRO DE DEUTERONÔMIO 102

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