Estudos sistemáticos
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
DEUTERONÔMIO
Introdução
Deuteronômio é uma palavra formada do grego deutero,
“segundo”, e nomos, “lei”, significando, portanto, “a segunda
lei” ou “a repetição da lei”. O cristianismo adotou esse título
descritivo da Septuaginta (a primeira tradução grega do Velho
Testamento) em vez do nome judaico do livro, Eileh
Hadvareem, que são as duas primeiras palavras do livro em
hebraico, traduzidas como “estas são as palavras”.
O livro de Deuteronômio é chamado de a segunda lei porque
contém um resumo feito por Moisés da lei mosaica. (Ver Guia
para Estudo das Escrituras, “Deuteronômio”, p. 57.)
Ao estudar Deuteronômio, preste especial atenção às
referências remissivas de outros livros de Moisés, onde se
encontram os relatos anteriores desses eventos. A comparação
desses relatos muitas vezes fornece novas informações e
explicações.
Alguns Importantes Princípios do Evangelho a
Serem Procurados
• Precisamos de lembretes dos convênios que fizemos e
incentivo para cumpri-los. (Ver Deuteronômio 1–33.)
• O casamento dentro dos convênios faz com que nós e
nossos filhos permaneçamos fiéis aos princípios do
evangelho. (Ver Deuteronômio 7:3–4.)
• As provações podem ajudar-nos a amadurecermos
espiritualmente. (Ver Deuteronômio 8; 10:12–17.)
• O Senhor nos ordenou que pagássemos os dízimos e
ofertas. (Ver Deuteronômio 14:22–29; 15:7–11.)
• Devemos buscar a verdade em Deus e Seus profetas, não
com cartomantes ou outras práticas ocultas. (Ver
Deuteronômio 18:9–22; ver também D&C 1:37–38.)
• A obediência aos mandamentos de Deus traz bênçãos; a
desobediência resulta em sofrimento. (Ver Deuteronômio
28:1–45; 30:15–20.)
• O Senhor abençoa Seus filhos por meio dos convênios que
faz com eles. (Ver Deuteronômio 29:1, 9–14, 21, 25; 31:16, 20.)
• As escrituras nos ensinam como adorar devidamente a
Deus. (Deuteronômio 31:9–13; 33:9–10.)
Sugestões Didáticas
A apresentação 15 do Vídeo do Velho Testamento, “A Casa
de Israel”, usa um cronograma histórico para mostrar
uma visão geral da casa de Israel. (Ver sugestões didáticas em
Guia de Vídeo do Velho Testamento.)
Deuteronômio 1:1. Precisamos ser lembrados de nossos
convênios do evangelho. (5–10 minutos)
Crie uma série de instruções detalhadas para ler em classe
sobre como desenhar um objeto que os alunos não conheçam.
Suas instruções devem conter tamanho número de detalhes
que as tornem confusas, caso sejam lidas rapidamente. Como
resultado, os alunos precisarão pedir que você repita as
instruções, para compreenderem plenamente o que devem
fazer. Não é necessário que terminem o projeto, mas apenas
que sintam a necessidade de ouvirem as instruções serem
repetidas. Limite essa parte da atividade a dois ou três
minutos.
Depois de vários alunos pedirem esclarecimentos, discuta por
que precisamos ouvir novamente as instruções. Leia as
informações contidas na introdução ao livro de Deuteronômio,
neste manual, e no verbete “Deuteronômio”, no Guia para
Estudo das Escrituras. Pergunte:
• Como o livro de Deuteronômio se assemelha à atividade
que acabamos de realizar?
• Por que acham que Moisés lembrou o povo de sua história,
a lei e as promessas que o Senhor lhes fizera?
Debata perguntas como estas:
• Quão freqüentemente somos aconselhados a ser honestos, a
orar diariamente ou a amar nosso próximo?
• Por que acham que precisamos ser lembrados dessas coisas
tão freqüentemente?
Incentive os alunos a receberem os lembretes com gratidão, em
vez de irritação ou tédio.
Deuteronômio 1–3. Encarar a morte ajuda-nos a lembrarnos
da importância de nossos convênios do evangelho.
(15–20 minutos)
Depois de passar quarenta anos liderando-os pelo deserto,
Moisés sabia que logo teria de deixar os filhos de Israel. Seus
Mar Mediterrâneo
MANASSÉS
Jericó GADE
Jerusalém Monte Nebo
RÚBEN
CANAÃ
MOABE Mar Salgado
(Mar Morto)
O LIVRO DE DEUTERONÔMIO
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