sexta-feira, 11 de março de 2016

Biografia de Martinho Lutero

Biografia de Martinho Lutero:
Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI.

Martinho Lutero (1483-1546) nasceu na Turíngia, na Alemanha, no dia 10 de novembro de 1483. Com dezoito anos estudou Direito na Universidade de Erfurt, mas em 1505 desiste da carreira para entrar no Mosteiro Agostiniano de Erfurt. Lendo as Escrituras Sagradas concluiu que a humanidade é pecadora por natureza, que jejuns, peregrinação e sacramentos, ou mesmo intercessões de padres e santos não têm qualquer efeito para a redenção dos homens, ideias essas, contrárias às pregadas pela igreja católica.

No dia 30 de outubro de 1517, Martinho Lutero revoltado com a venda de indulgências feitas em nome do Papa Leão X, fixa na porta da Matriz suas 95 teses sobre a venda de indulgências. Em pouco tempo se tornou claro que as teses de Lutero exprimiam os sentimentos de boa parte da população que pagava diversas taxas que fluíam para Roma, não contribuindo para as finanças dos Estados nacionais.

Martinho Lutero, sob a proteção do príncipe Frederico da Saxônia, recusou o pedido de retratação e deu início a uma campanha aberta dentro da própria Igreja. Em 1520, Lutero queimou publicamente a bula papal, que dava sessenta dias para uma completa retratação, e foi excomungado pela Igreja.

A Alemanha estava à beira de uma Guerra civil. Em 1521, Lutero é obrigado a se refugiar no castelo do príncipe Frederico. Ocupa-se em traduzir a Bíblia para o alemão permitindo que todos tivessem acesso e pudessem interpretar livremente a Sagrada Escritura.

Na formulação de suas doutrinas, Lutero foi ajudado por Felipe Melanchton, um professor grego da Universidade de Wittenberg. Alterou o cerimonial da missa, substituiu o latim pelo alemão e passou a rejeitar todas as hierarquias eclesiásticas, desde padres, bispos arcebispos e até o Papa. Renegou a interpretação oficial da Bíblia. Os sacerdotes obtiveram permissão para contrair matrimônio, e ele próprio casou-se com uma ex-freira, em 1525. Conservou o batismo e a eucaristia, deu maior valor à fé do que às boas ações como meio de atingir a salvação.

O movimento Luterano teve consequências que revolucionaram a sociedade da época, abriu caminho para rebeliões políticas e sociais. A forma de protestantismo proclamada por Lutero, além da Alemanha, chegou até a Suécia, Dinamarca e aos Países Baixos. Várias doutrinas seguiram seus princípios, criando igrejas nacionais, como o anglicanismo na Inglaterra, o calvinismo na Suíça, além de diversas ramificações.


Martinho Lutero morreu no castelo de Frederico, Príncipe da Saxônia, no dia 18 de fevereiro de 1546.

Nenhum comentário:

Postar um comentário