sexta-feira, 11 de março de 2016

Trabalho; Os Mártires Dos apostolos

CENTRO DE ESTUDO TEOLOGICO BATISTA
NACIONAL

BACHARELADO EM TEOLOGIA

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO

NILTON MARINHO





APÓSTOLOS MÁRTIRES












SALVADOR – BA
2016
História do Cristianismo

Apóstolos ministério destino local e data de morte.
ü  Estevão
ü  Felipe
ü  Tiago
ü  Barnabé
ü  Marcos
ü  Pedro
ü  André
ü  Bartolomeu
ü  Tomé
ü  Mateus
ü  Simão
ü  Matias
ü  João
ü  Paulo de Tarso
ü  Judas Iscariotes

Estevão
·         Destino. Jerusalém Palestina
·         Morte. Apedrejamento
·         Motivo. Blasfémia contra lei de Moises
·         Data. Entre 33 á 40 d.C.

 Estevão; Ocorreu na sinagoga chamada de libertos dos Cireneus, Alexandrinos, Ciliciamos e Asiáticos sábios disputavam com Estevão, eles mesmo estando em maioria judeus anti-helenistas nega-se a escutá-lo não podiam argumentar, pois o apostolo falava revestido com propriedade sabedoria falava de forma clara e objetiva uma precisão guiada pelo Espirito santo sem margem de dúvidas, os fariseus decidem subornar  parte da população para que afirmassem, ter ouvido palavras de blasfêmia contra a lei de Moises e contra Deus e que o nazareno Jesus iria destruir aquele lugar e mudar os costumes de Moises, os anciões e escribas investiram contra ele com falso testemunho o levando ao sinédrio lançando fora da cidade justificando assim a punição de apedrejamento contra o apostolo Estevão nosso primeiro dos mártires que adormeceu afirmando ver os céus abertos e Jesus em pé a direita do trono de Deus clamando pelo perdão dos pecados de seus executores que em seguida entregaram as vestes de Estevão aos pés de Saulo oficial do exército romano.

Filipe
·         Destino. Samaria Palestina Grécia e Ásia Menor
·         Morte. Uma versão diz que foi crucificado e em seguida apedrejado
·         Motivo. Outra versão morte natural
·         Data. 80 d.C. Hierápolis

Felipe; era de Betsaida cidade de Pedro e André ele funda uma igreja em Samaria, primeira igreja fora da Mártires, pela obra de Felipe se converteram Simão mago e o eunuco etíope, natural de Betsaida cidade de André e Pedro pregador missionário pregou na Frigia teve seu martírio no ano 80 d.C., aos 87 anos crucificado de cabeça para baixo em Heirápolis, na época do governo de Domiciano.
Tiago
·         Destino. Jerusalém Samaria
·         Morte. Preso e decapitado
·         Motivo. Por ondem de Herodes Agripa
·         Data. Entre 42 à 44 d.C.

Tiago filho de Zé bedel irmão de joão – sua morte e relatada no livro de Atos no capitulo 12, por ordem de Herodes Agripa. Foi preso e decapitado em Jerusalém em meados de 42 e 44 d.C. sendo o primeiro apóstolo a morrer por amor a Cristo.
Barnabé
·         Destino. Antioquia, Chipre
·         Morte. Várias versões, crucificação, apedrejamento porem a mais provável enforcamento.
·         Motivo. Pregações contrários as leis de Moises e contra autoridade romana
·         Data. 61 d.C. Salamina (Chipre)

Barnabé; Chegando a Antioquia regozijou contemplando a graça de Deus ao ver gentios se converterem ao cristianismo, após ouvirem a pregação de cristãos enviados de Chipre e Cirene
Marcos
·         Destino. A Chipre depois afastou se dos discípulos não por sua morte
·         Morte. Sem registros específicos
·         Motivo. Pregador do cristianismo
·         Data. 68 d.C.

Marcos. (João) Filho de Maria mulher rica e importante em Jerusalém, escreveu para os gentios e romanos com traduções em latim, sem enfatizar crenças e convicções judaicas influenciado pelo apostolo Pedro seu amigo e companheiro em jornadas Foi o apostolo que recebeu os discípulos após a morte de Jesus em sua casa, seguidor de Pedro e depois de Paulo de Tarso, pois era como Paulo doutor provavelmente tenha estudado com Paulo de Tarso.

Pedro

·         Destino. Ásia, Roma
·         Morte. Crucificado de cabeça para baixo
·         Motivo. Pregador do cristianismo
·         Data. Entre 64-67 d.C.

Pedro; ( Simão Barjonas) Percussor no início do ministério apostólico em uma das mais importantes pregações que levou a conversão imediata de mais de três mil judeus em cristãos relatados no livro de At. 02 que enfatizava o sacrifício de Jesus no calvário para uma verdadeira salvação e redenção dos pecados proporcionando assim o crescimento da igreja até os dias de hoje   após uma visão que lhe orienta a batizar o gentio Cornélio, e outros que creram assim como Cornélio, confirmando que Deus  deu a chance  de arrependimento para a vida também aos gentios através do sangue de Jesus, Pedro operou milagres e maravilhas segundo a ação do espirito santo divulgando o ministério dos apóstolos em caminhadas constantes por todos os cantos do império despertando a ira  do imperador, Nero que o executou em Roma no ano 67 d.C. crucificado de cabeça para baixo sob sua própria escolha em sinal de humildade, pois não se achava digno de morrer tal seu mestre Jesus Cristo
André
·         Destino. Judeia Etiópia Pérsia
·         Morte. Em uma cruz em forma de x
·         Motivo. Pregava o evangelho da salvação e contra as autoridades governamentais
·         Data. 60 d.C.

André; Irmão de Simão Pedro, por ocasião de sua execução foi a mais longa e até mesmo mais dolorosa e marcante, após se acoitado por sete soldados que se revessavam  pelo castigo ministrado ao mártires no ano 60 d.C., continuou pregando a seus  executores por dois dias em uma cruz em forma de X que prolongava o martírio enrijecendo toda a musculatura do corpo provocando morte por asfixia, cruz  lembrada com reverencia e respeito na bandeira da Escócia  amarrado nela proferia palavras de exortação e arrependimento, abençoando seus torturadores ele pronunciou a seguinte frase “Muito desejei e esperei por essa hora, a cruz foi consagrada pelo corpo de Cristo pendurado nela”.

Bartolomeu
·         Destino. Índia, Síria e Mesopotâmia
·         Morte. Por esfolamento
·         Motivo. Pregador do cristianismo
·         Data. Ano 51, Arménia

Bartolomeu; ou Natanael a quem Jesus chamou de verdadeiro israelita, em quem não há dolo missionário evangelista exerceu seu ministério em Anatólia Etiópia, Arménia, Índia e Mesopotâmia, há duas versões de sua morte primeira esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo ou açoitado até a morte na Arménia no ano 51 d.C.
Tomé
·         Destino. Índia, Síria e Pérsia
·         Morte. Apedrejado espancado e a pauladas
·         Motivo. Pregador do evangelho
·         Data. 62 d.C Mylapore Madrasta Índia.

Tome; Tomé foi a Índia, como arquiteto para construir um palácio majestoso para o rei Gondofares, porem Tomé se referia a um palácio celestial então usava todo dinheiro que o rei investiu na construção do palácio e repartiu com os pobres, com esse fato o rei encarcerou Tomé pois não cumprir o acordo feito, de contra partido o irmão do rei Gad morreu e ressuscitou e no seu regresso relatou o palácio celestial que Tomé estava construindo graças ao rei, tal fato foi tão marcante para ambos que se converteram ao cristianismo e se batizaram, Tomé consolidou a igreja  neste lugar e prosseguiu evangelizando em outras regiões da Índia até sua morte 

Mateus
·         Destino. Judeia Etiópia e Pérsia
·         Morte. Cravado na terra e decapitado, outra versão perfurado por uma lança ou espada.
·         Motivo. Pregador do cristianismo
·         Data. 72d.C.  Etiópia

Mateus; (Levi) Cobrador de impostos rejeitado pelo seu povo pois trabalhava para Roma, escritor do evangelho foi chamado por Jesus iniciando ministério com os apóstolos edificando o reino dos céus, percorrendo Judeia, Etiópia e Pérsia, operando milagres e maravilhas em todas as jornadas percorridas.
Foi queimado vivo após apedrejamento na Etiópia em 72 d.C. como mártires
Simão
·         Destino. Mesopotâmia
·         Morte. Condenado por Trajano a
·         Motivo. Participar do movimento dos zelotes
·         Data.  Palestina

Simão o Zelote. Uma ordem de judeus os imitadores tal como Paulo se denomina zeloso e imitador de cristo, uma revolta armada contra os romanos que provoca a destruição do templo de Salomão reconstruído por Herodes, o apostolo sofreu o martírio durante o império de Trajano com aproximadamente 120 anos de idade.
Matias
·         Destino. Palestina e Egito
·         Morte. Decapitado
·         Motivo. Pregador do cristianismo
·         Data. 62 d.C. Colchis

Matias (Tiago o menor). Assim também chamado, o evangelista e pregador do ministério missionário na Palestina e Egito, sofreu martírio em Colchis perto do Mar Negro decapitado no ano 62 d.C.
João
·         Destino. Roma
·         Morte. Natural aos cem anos
·         Motivo. Condenado aos 89 anos em um tacho de cera ou azeite de mira quente (salvou se milagrosamente)
·         Data. 103 d.C. Éfeso (Turquia)

João; Amigo de Jesus inseparável sempre presente, na hora da prisão, orações e martírio, costumava reclinar a cabeça sobre os ombros de Jesus confidente e mais próximo, perseguido e condenado à morte por imersão em óleo de mira quente sobrevive miraculosamente, depois condenado a passar sua sentença na ilha de Patmos assim, onde tivera as visões relatadas no livro de revelações (apocalipse) em que foi arrebatado por um anjo presenciando assim os acontecimentos no dia do senhor.
Após sua liberdade volta para Éfeso (Turquia) onde morre de velhice no ano 103 d.C. ente 94 e 100 anos não e possível precisar sua idade.


Paulo de Tarso
·         Destino. Ásia, Mesopotâmia, Cicília  
·         Morte. Decapitado por ser romano
·         Motivo. Acusado por Nero de participação seita que pois fogo em Roma
·         Data. 97 d.C Roma

Paulo de Tarso chamado assim pelo próprio espirito de Deus em uma visão antes Saulo, recrutado ao ministério foi o maior percussor e pregador do cristianismo em todo o império Romano. Foi a julgamento por Pórcio Festo ao rei Agripa e Berenice, pressionados pelos judeus conservadores tentaram condená–lo a morte se êxito pois não avia legitimidade perante o império tratava se de um cidadão romano, foi enviado a Roma no ano de 60 d.C. permanece em Malta por três meses, sempre pregando e levando o evangelho em toda aparte preso em Roma por participar de uma seita criminosa que pois fogo em Roma acusação formalizada por Nero no limite de sua loucura, por dois anos após sua liberdade, volta para Roma acompanhado de Lucas passa a morar perto do rio Tibre em prisão domiciliar por dois anos, em prisão domiciliar adquiriu centenas de adeptos convertidos ao cristianismo pregando por horas na porta de sua casa, foi o apostolo dos gentios ou apostolo das prisões, seu martírio sucedeu em 97d.C. decapitado em Roma.
Porem antes nos deixou o legado afirmado em 2ª a Tm. 4;7
          “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.
Judas Iscariotes
·         Destino. Jerusalém
·         Morte. Enforcamento
·         Motivo. Suicídio
·         Data. Após a morte de Cristo Jesus

Judas. Nascido na Judeia, filho de Simão traidor de Jesus denunciou o mestre por 30 moedas de ouro, são poucos relatos do destino apenas citado na epistola de Mateus 27; 3-5, e no livro de Atos a sua substituição por Matias.

Seminaristas

§  André Luís de Oliveira Santos
§  Benjamim Nobre da Paixão
§  Carlos Francisco de Santana
§  Eduardo Dultra da Silva
§  Eliakim Amorim Oliveira
§  Genilson Leandro da Silva
§  Gerson Rocha Santana
§  Givaldo Leandro da Silva
§  Joedson Leandro da Silva Santos
§  Joenilson de Barros Reis
§  José Robério Oliveira da Silva
§  Marcos Sérgio Farias Alves
§  Pascoal Alves de Jesus

Referências bibliográficas.

Assunto. História dos mártires
               Entre séculos, I-a.C. até III- d.C.
Método. Analítico.
              Regra de decodificação interpretação no sentido e tempo do autor.
Fontes de pesquisa.
Casa publicadora das assembleias de Deus
Rio de Janeiro 1995
Andrade Claudionor Correia de, 1995
Alg. Geografia Bíblica, Rio de Janeiro 1987 CPAD.
De acordo com Phitius (Quaest. Em Amphil,123)
A morte dos apóstolos “Emissários do Messias”
Youtube. www.youtube.com









Salvador, 08 de Março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário