quinta-feira, 8 de agosto de 2013

MOTIVAÇÂO(MOTIVAR,INCENTIVAR)

Motivação EV.ROBÉRIO OLIVEIRA O que é esta palavra que tanto está em nossos púlpitos, pregações, canções, e até mesmo em nossos próprios lábios? Por que ouvimos: “Qual foi a motivação de fulano para fazer isto ou aquilo?”, especialmente quando se trata de algo relacionado ao ministério de louvor? É isto que estaremos discutindo nos próximos parágrafos. Creio que há uma mensagem importante do Espírito Santo para sua vida à medida que você lê o que se segue, pois é algo que realmente tem transformado minha vida. Primeiramente, o que vem a ser MOTIVAÇÃO? Eu acho até mesmo que muitas pessoas têm falado muito esta palavra sem nem mesmo entender completamente o que ela quer dizer... Acho que ela é mais uma das palavras ‘em alta’ do momento. Motivação, segundo o dicionário moderno da língua portuguesa, significa: exposição de motivos ou causas de uma determinada ação. Motivação é a razão da ação; é aquilo que MOTIVA-AÇÃO. Toda ação tem sua motivação, a razão pela qual decidimos tomar aquela atitude. E como isso se aplica a nós, que servimos ao Senhor? Por que é tão importante analisarmos nossas motivações? Bem, em primeiro lugar, a Bíblia nos diz em Jeremias 17:9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” E no versículo seguinte temos a resposta: “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações”.(v.10). Se TODA (guarde isso: TODA) ação, tem uma motivação, um motivo por trás dela, devemos ser cautelosos e deixar que o Espírito de Deus esquadrinhe nosso coração, sondando o porquê de nossas ações! Qual é a sua motivação de estar no louvor de sua igreja? Qual é sua motivação em preparar um solo ou tocar num grupo de louvor? Qual é a sua motivação em preparar uma mensagem? Qual é sua motivação em estudar seu instrumento ou voz? É saber mais para que os outros te reconheçam, ou saber mais para fazer melhor para o Reino? É para ensinar a outros, ou mostrar a eles que você é quem sabe mais, sendo assim admirado? Qual é sua motivação de profetizar? QUAL É SUA MOTIVAÇÃO DE BUSCAR A DEUS? Sabe, queridos, eu não estou falando das ações em si.Algo que é certo pode ser feito no espírito errado, com a motivação errada. Você pode compor uma música. Você pode até mesmo profetizar. Mas qual sua motivação nisso? Abençoar a pessoa, ou querer que ela saia falando: “Puxa, fulano é uma benção! Ele me entregou tal e tal palavra! Como aquele irmão é usado por Deus!” Qual é o pensamento que precede sua ação? O que passa em sua mente enquanto você age? Você pode até mesmo entrar para seu quarto para orar e para buscar intimidade com Deus. Mas qual é a sua motivação? Ter mais unção, para que os outros falem isto de você? Qual é sua motivação de estudar a palavra de Deus? É ver outros comentando do quanto você conhece as Escrituras, e quantos versículos você sabe recitar? Qual é sua motivação em fazer uma linha bonita no seu instrumento durante o louvor, ou cantar algo bonito? É para ser notado? Meu querido, em Nome de Jesus, deixe que Deus sonde seu coração. Deixe que Ele te mostre o que está por trás de sua ação! Ele esquadrinha o seu coração, Ele conhece seus pensamentos. A Palavra nos diz em Hebreus 4:12: “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.A Palavra diz que não devemos agradar a homens, e sim a Deus, que prova nosso coração (ver I Ts. 2:4). Quando observei isto um dia, pensei: qual é a divisão entre ALMA e ESPÍRITO? Quem sabe falar até onde é alma e até onde é espírito? Existe esta divisão? Claro que sim, e a Palavra de Deus penetra até ao ponto onde está esta divisão. Deus discerne o que é alma e o que é espírito! A Bíblia diz que a Palavra de Deus faz esta divisão entre pensamentos e intenções do coração! É onde quero chegar para finalizarmos. As motivações são sondadas pela Palavra de Deus. Quantas vezes você ouviu a uma pregação, Deus lhe tocou, e você saiu dali sabendo que deveria mudar? Ou você simplesmente estava orando, a sós. Ninguém estava pregando para você, mas simplesmente a PALAVRA VIVA, o VERBO de Deus, estava presente! Jesus, sendo a Palavra, sondou seu coração e lhe mostrou algo que deveria ser mudado. Até mesmo as coisas certas podem ser feitas na motivação errada. Lembra-se dos fariseus? Davam dízimo. Mas para serem vistos por homens. Jejuavam. Mas para serem notados. Oravam em alta voz. (Até a oração pode cheirar mal diante de Deus, quando feita com a motivação errada!). Para terminar, quero lhe contar algo que aconteceu em minha igreja. Em um determinado culto, durante o louvor, um querido irmão nosso estava se ‘esforçando’ para louvar. Digo esforçando, porque ele estava com o coração aberto, mas por mais que ele tentasse, parecia como que algo no meio entre os outros levitas ou instrumentistas não deixava com que o louvor fluísse. E todos nós sabemos, quando o louvor está fluindo. Podemos sentir e ver Deus se movendo. Pois é. Isto simplesmente não estava acontecendo naquela noite de domingo. Eu fechei os meus olhos, e Deus me deu uma visão de um homem, tapando seus ouvidos com as mãos, como que não querendo ouvir o louvor; seu semblante era horrível, como se estivesse sentindo dor. De imediato pensei que era algum espírito maligno lutando contra o louvor, mas não senti paz, não senti que era realmente aquilo. Fechei novamente meus olhos, e vi uma harpa, linda, porém vazia, abandonada. Foi aí que Deus falou comigo uma referência da Palavra: AMÓS 5:21! Ele falou tão claramente comigo, que me assustei, e fui correndo pegar a Bíblia, já que era uma passagem que não me era familiar. Não tinha a mínima idéia do que iria encontrar pela frente! Leia abaixo! “Aborreço, desprezo as vossas festas e as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer. E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de manjares, não me agradarei deles; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. Afasta de mim o barulho dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas HARPAS”. Na hora, chamei o pastor, e falamos; ao final do culto, o ministério de louvor se reuniu, e pude compartilhar o que Deus havia falado. Houve um momento de arrependimento entre todos nós, oração, e conserto com Deus. Este é o doce tratamento de Jesus, e do Espírito Santo! Espero sinceramente que possamos analisar nossas motivações antes de chegarmos ao ponto onde Deus não irá ouvir nosso louvor, ou nossa oração. Que possamos deixar com que nossas motivações sejam purificadas pelo Sangue de Jesus, para estamos diante Dele irrepreensíveis (ver Judas 24). Eu oro para que você possa, a partir de hoje, antes de qualquer ação, dar ouvidos à voz do Espírito Santo, que discerne suas intenções e motivações. Receba esta palavra com muito amor, em Nome de Jesus! “Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. E assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi [levitas], e os refinará como ouro e como prata; então ao Senhor trarão justas ofertas. Então, a oferta de Judá [louvor] e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos e como nos primeiros anos!” (Ml.3:2-4) Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário