quarta-feira, 23 de outubro de 2013

EPISTOLA A TITO

Epístola de Paulo a Tito Prof. Anísio Renato de Andrade Local de origem: Macedônia. Data: Entre 64 e 66 d.C. Após a libertação de Paulo de sua primeira prisão em Roma. Essa é uma das epístolas pastorais. (Em ordem cronológica: I Tm. Tito e II Tm.) Tema: Organização da igreja e comportamento cristão. Texto chave: 1.5 Classificação: eclesiologia. TITO Embora fosse grego, seu nome vem do latim e significa "louvável". As referências a Tito no Novo Testamento apresentam seu itinerário ministerial: Tito 1.4 – Paulo o trata como "filho na fé", dando a entender que sua conversão se deu mediante a pregação do apóstolo. Paulo demonstra ligação espiritual e fraternal com Tito. Gálatas 2.1,3 – Tito acompanhou Paulo na viagem a Jerusalém e esteve presente no concílio de Atos 15, embora não tenha sido mencionado naquele livro. II Cor.2.13; 7.6-7; 7.13-15; 8.6; 8.16-18; 8.23-24; 12.18 – Tito trabalhou em Corinto e levou relatório para Paulo sobre a situação da igreja. Tito 1.5 – Trabalhou também em Creta. Tito 3.12 – Foi encontrar-se com Paulo em Nicópolis. II Tm.4.10 – Trabalhou também na Dalmácia. De acordo com a tradição, Tito se estabeleceu em Creta, ficando ali até a sua velhice. CRETA É uma ilha do Mar Mediterrâneo, pertencente à Grécia e ao continente europeu. Passagens de Paulo por Creta – At.27.7-13,21 (A caminho da prisão em Roma). Tito 1.5 (Fazendo trabalho missionário após sua libertação). Os cretenses eram imorais e preguiçosos. O Trabalho seria difícil para Tito. Seu poeta famoso, Epimênides (600 a.C.), foi citado por Paulo (1.12). Havia em Creta muitas cidades e, conseqüentemente, muitas igrejas (1.5), as quais podem ter sido fundadas por Paulo, conforme nos parece pela epístola. Entretanto, algumas podem ter surgido pela ação de judeus convertidos no dia de Pentecostes (At.2.11). ESBOÇO 1-Introdução – 1.1-4. 2 – Deveres e qualificações dos ministros – 1.5-9. 3 – Os falsos mestres – 1.10-16. 4 – Instruções em relação ao comportamento cristão – 2.1-10. 5 – A salvação – 2.11-15. 6 – A vida cristã na sociedade – 3.1-11. 7 – Conclusão – 3.12-15 ESBOÇO COMENTADO 1-Introdução – 1.1-4. 2 – Deveres e qualificações dos ministros – 1.5-9. Essa parte é bastante semelhante à primeira epístola a Timóteo. Apresenta requisitos para os obreiros da igreja. 1.5 - "Por esta causa te deixei em Creta". Se em algum momento Tito se sentisse incomodado com os problemas das igrejas e do povo de Creta, deveria então se lembrar das palavras do apóstolo. "Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda resta." Não devemos reclamar daquilo que faz parte do propósito de Deus para nós. A situação em Creta poderia não ser muito confortável para Tito mas, se tudo estivesse bem, sua presença não seria necessária. Tito recebeu a incumbência de constituir ministros. Observamos nisso a capacidade de Tito e confiança de Paulo em sua pessoa. 3 – Os falsos mestres – 1.10-16. Paulo demonstra novamente sua constante preocupação com os falsos mestres e a saúde doutrinária das igrejas. Entre esses, estavam "os da circuncisão" (1.10,14). Tal expressão designava os judaizantes, aqueles que queriam impor a lei judaica sobre os gentios convertidos ao cristianismo. Em 3.10-11, Paulo instrui Tito a como tratar o herege, o qual deveria ter oportunidade, através de admoestações. Contudo, isso também teria um limite: "Depois da primeira e segunda admoestação, evita-o". Não devemos perder o nosso tempo com discussões infindáveis sobre questões polêmicas. Se não chegarmos a um acordo rapidamente, então não permitamos que isso vire contenda (3.9). 4 – Instruções em relação ao comportamento cristão – 2.1-10. Assim como ocorre em várias epístolas, Paulo apresenta instruções práticas para a vida cristã. Ele se refere a várias classes de pessoas que faziam parte da igreja. Sabendo que o povo de Creta era imoral e preguiçoso, os convertidos deveriam ter um padrão de comportamento diferente. 5 – A salvação – 2.11-15. Como sempre, Paulo dedica parte de sua epístola para reforçar o ensinamento a respeito dos fundamentos da fé cristã. 2.11 – Universalidade da graça divina: "a todos os homens". Esse texto é um dos que derrubam a teoria da predestinação absoluta para a salvação ou para a perdição. 2.13 – Divindade de Cristo. 2.14; 3.1,8,14 – Essas passagens destacam o valor das boas obras, ou frutos do cristão. Não se trata apenas de obras de caridade, mas ações justas de modo geral. A salvação é pela graça e pelo amor de Deus (3.4-5), mas as boas obras acompanham a salvação. É o testemunho diário do cristão. 6 – A vida cristã na sociedade – 3.1-11. A epístola fala das relações na igreja, na família, no trabalho e na sociedade. Em todos esses lugares existe o conceito de autoridade e governo. O evangelho afetará todas as áreas da vida do convertido. 7 – Conclusão – 3.12-15 Paulo parece apressado ao escrever essa epístola. Não especifica nomes na saudação e abrevia a benção final (3.15).

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