quinta-feira, 7 de abril de 2016

RESENHA DO FILME " A VILA"

RESENHA DO FILME “A VILA”
      O filme A vila retrata a história de um grupo de pessoas que se isolaram da sociedade diante das experiências vividas – violência, tragédias, morte de familiares, etc. Um grupo de pessoas de idade avançada – os anciões - juntaram-se e decidiram que as novas gerações não deveriam passar pelas experiências  até então já vividas por eles. Desta forma, se agruparam e formaram uma nova sociedade (escondida na floresta) regrada em novos princípios, valores e regras.
      Os novos integrantes que iam surgindo conheciam o mundo pelas sombras dos mais velhos, semelhante ao descrito no Mito da Caverna, de Platão. Para manter o grupo às ordens, com o prosseguimento desta cultura, desta ideologia, os anciões “criaram” monstros, mitos, rituais, símbolos (cores vermelha e amarela. P ex.) para que pudessem manter o grupo longe de qualquer contato com indivíduos da cidade, firmando os objetivos da “nova sociedade”. O medo era o principal instrumento para a manutenção deste sistema. Desta forma, criou-se os monstros da floresta afim de evitar que qualquer indivíduo ultrapassasse este limite e mantivesse contato com desconhecidos. Fazendo um paralelo da vila, neste ponto, com as organizações, podemos encontrar os símbolos, como a cadeira e uma mesa maior para o chefe do departamento, e os rituais -  as festas comemorativas para firmar os objetivos da empresa junto aos funcionários.
      Tudo estava tudo bem, até a tentativa de morte do personagem Lucius, integrante da vila. Este grupo, até então “livre” dos valores perversos da “sociedade má”, passava aflorar valores semelhantes desta. Neste ponto, o filme traz à tona o questionamento: a sociedade corrompe o homem, ou homem é corrompido pela sociedade?
Neste momento, Yvi – que tinha um relacionamento com Lucius, e sabia que existia outra sociedade – preocupa-se com ele e, para evitar sua morte, pede autorização a um dos anciões para sair da vila em busca de medicamentos. Os anciões resistem, mas ao fim aprovam a saída da moça.
     Relacionando este fato à Administração, em especial à Antropologia, questionamos: podemos viver sem o contato social entre grupos, entre sociedades? Até que ponto esta relação é benéfica? Podemos viver isolados, mesmo sabendo que o mundo lá fora está se desenvolvendo?
     Ao avançar do filme podemos ver a forma de organização da Vila. Há um sistema de decisões que são tomadas por um grupo – os anciões – mesmo os demais integrantes não fazerem parte deste processo.
      A moça já sabendo da farsa que o grupo é passado, ao voltar a vila, é eleita pelos anciões como a pessoa que tem as condições para ser a lider que irá dá prosseguimento a este sistema. Afinal de contas, todos que sabem da verdade um dia irá morrer. Logo, precisa-se alguém para levá-lo à frente.
      Parafraseando Platão novamente, a verdade é a única forma de libertação da escuridão que nos é imposta.

Autor: Marcio Beserra

Nenhum comentário:

Postar um comentário