domingo, 2 de março de 2014

HAMARTIOLOGIA

HAMARTOLOGIA (A DOUTRINA DO PECADO) HAMARTOLOGIA É o estudo da natureza e das conseqüências do pecado. O QUE É O PECADO O Novo Testamento Descreve o Pecado como: Errar o alvo Transgressão: Ir além do limite. (Rm 4.15 ; 1 Jo 3.4) Dívida (Mt 6.12) Queda Desordem Derrota (Rm 11.12 Desobediência (Hb 4.2 ;Lc 8.18) A CONDIÇÃO PECAMINOSA EM QUE NASCE O HOMEM (Pecado original – Rm 3.23) a) O pecado de Adão e Eva (Gn 2.16-17; 3.4-6). b) O pecado de Satanás (Is 14.12-14; Ez 28.11-16). c) A hereditariedade do pecado (Rm 5.12-18). Os dois maiores mandamentos e os dois maiores pecados Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. (Mt 22.36-40) Se estes são os dois maiores mandamentos, então, por inferência, os dois maiores pecados são a falta de amor a Deus e a falta de amor ao próximo. Duas categorias básicas de pecado  Na igreja há uma boa percepção dos pecados contra Deus (impiedade), e quase nenhuma percepção dos pecados contra o próximo (injustiça).  No mundo é o contrário; uma boa percepção dos pecados sociais e quase nenhuma percepção dos pecados contra Deus. O pecado contra a lei A percepção do pecado está muito ligada à questão da lei. Paulo disse que “onde não há lei, também não há transgressão” (Rm 4.15). Ele quer dizer que sem lei o pecado não é visível ou contado. A entrada e a permanência do pecado no mundo Em Romanos 5 .12, lemos que o pecado entrou no mundo através da transgressão de Adão.  Talvez pelo fato de Eva estar sob a tutela de Adão.  Talvez pelo fato de Eva ter sido enganada pelo diabo, enquanto Adão pecou conscientemente. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. (I Tm 2.14)  O pecado não é permanente porque Deus vai purificar o mundo. Jesus é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. A natureza do pecado Alguns dizem que o pecado é ruim porque traz más conseqüências existenciais ao homem. Assim, a santidade torna-se recomendável porque é mais saudável e não porque é isso que o homem deve a Deus. Segundo a Bíblia, o pecado não é: a) Oriundo do corpo físico do homem Desde o tempo de Agostinho uma parte da igreja tem entendido que o nosso corpo é essencialmente mau. Existem duas provas de que isso não é verdade: 1) Somos convocados a apresentar nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1). 2) O nosso corpo é o templo do Espírito Santo (I C o 6.19). b) Oriundo de fraquezas e limitações Muitos cristãos rejeitam as limitações da sua humanidade como se fosse pecado. Jesus não apenas se sujeitou à fragilidade humana como foi crucificado em fraqueza. Segundo a Bíblia, o pecado é: Um ato de rebelião contra Deus, caracterizado por: a) Voluntariedade Adão pecou por livre e espontânea vontade. Apesar da depravação total, o homem ainda tem condições de resistir À tentação. Deus disse a Caim, um ser humano caído: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”. (Gn 4.7) Se coube a Caim dominar o pecado, não fazer isso implica uma rebelião voluntária. b) Conhecimento Adão soube precisamente qual era a vontade de Deus em relação à árvore do conhecimento do bem e do mal. Quando comeu sabia que estava desobedecendo a Deus. c) Incredulidade Fazia parte da tentação contra Eva levá-la a duvidar da veracidade da Palavra de Deus. Eva está sendo levada a pecar contra um Deus pessoal. Não se trata apenas de um sentimento de consciência. Assim, o julgamento também será pessoal (Ap 20.12). d) Culpa Adão e Eva fugiram da presença de Deus e tentaram cobrir sua nudez. Na vida cristã essa fuga pode implicar o ativismo, onde o cristão tenta esconder-se de Deus por seu envolvimento na obra (jardim) de Deus. e) Uma força escravizante O pecado é muito mais do que um ato; torna-se um poder escravizante na vida do homem. Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. (Jo 8.34) f) Um estado de depravação O pecado é também um estado de depravação. Todos os seres humanos, desde Adão, exceto Jesus, nasceram em pecado. Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe. (Sl 51.5) TRÊS CONCEITOS BÍBLICOS DE ATOS PECAMINOSOS E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração! (Ex 34.6-7) Iniqüidade A idéia básica contida nessa palavra é PERVERSIDADE. Iniqüidade é deixar Deus por algo menor do que ele. Deus oferece a vida, mas o homem, na sua perversidade, prefere a morte. Transgressão Sugere o ato de ultrapassar uma linha ou uma proibição. Davi confessou a sua transgressão a Deus, no caso do seu adultério com Bate-Seba. Pecado Entendemos que tem a ver com a falha em atingir o alvo de Deus. A idéia básica da palavra é vista em Juízes 20.16: “Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra num cabelo e não erravam”. A frase “não erravam” significa “não pecavam”. AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO As conseqüências do pecado contra Deus O Pai: Desgosto por ver a criação arruinada – gen. 6:5-7. O Filho: Encarnado, sujeito à fraqueza humana e entregue à morte por nós, pecadores – Isaías 53:6-10. “mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos”. A parte mais profunda do impacto do pecado sobre Jesus foi a alteração de seu convívio com o Pai. João descreva esta alteração falando da glória a que renunciou (Jo 17:5). O Espírito Santo: convivência sofredora na Igreja – Efésios 4:30-32. O impacto do pecado sobre o Espírito Santo começa a ser revelado a partir de Gênesis 6:3.  No Antigo Testamento a presença do Espírito Santo na vida de alguém era uma realidade contingente. Vinha sobre poucas pessoas e permanecia menos ainda.  No Novo Testamento as coisas mudam. Mesmo diante do pecado, o Espírito santo permanece na vida do cristão. As conseqüências do pecado sobre a humanidade Adão e Eva: Morte espiritual e física – Gen 2:17. Vergonha – Gen 3:7-8. Medo – Gen 3:10. Julgamento – Gen 3:11-24. Separação de Deus – Gen 3:23-24. Dificuldades no relacionamento conjugal – Gen 3:16-17. HUMANIDADE: Inimizade, ódio e homicídio – Gen 4:5-8. Juízo do dilúvio – Gen 6:1-13. Início da discriminação contra as mulheres – I Tm 2:14. As conseqüências do pecado sobre o ser humano são incontáveis. Consideraremos as mais óbvias. 1. A perda da glória de Deus e a separação d’Ele. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rom 3:23). Por causa do pecado o relacionamento do homem para com Deus foi mudado de amigo para adversário. Podemos ver a separação sobre três aspectos: Separação física/temporal: Temporal porque de vez em quando Deus se fazia presente entre os pecadores – Num 14:13-14.  Inclui a expulsão de Adão e Eva da presença do Senhor – Gen 3:24. Separação espiritual/temporal: Temporal porque Deus também arranjava meios de reconciliação espiritual, através do sistema de sacrifícios. Isaías 59:2. Separação física/espiritual/permanente Este é o aspecto mais terrível. Se o homem não aceitar a oferta de reconciliação oferecida por Deus em Jesus Cristo ele será afastado permanentemente da presença de Deus. Outras conseqüências do pecado são: Morte, Vergonha, Sofrimento. Depravação Total A doutrina da depravação total do ser humano ensina que não há sequer um aspecto da natureza humana que não tenha sido afetado negativamente pelo pecado. Há, com certeza, pessoas que são mais éticas do que outras, mas todas são completamente prejudicadas pelo pecado. Escravidão O ser humano está escravizado pelo pecado. Sem a graça de Deus, o máximo que pode fazer é escolher seus pecados, nunca se livrar deles. (Rom 7:14-15). AS CONSEQUËNCIAS DO PECADO SOBRE A CRIAÇÃO Terra infrutífera, Maldita – Gen 3:17-19 Sujeita à vaidade – Rom 8:20-22 Além disso, há o terrível julgamento que Deus trouxe contra a criação, na ocasião do dilúvio. Terminando sua carta aos Romanos, Paulo escreveu: E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco (Rom 16:20).

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