quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

QUEM MANDOU QUE PREGASSEMOS O EVANGELHO??

QUEM DEU O MANDATO DE PREGAR O EVANGELHO? Em nosso texto de Marcos 16:15, junto com todos os textos que mencionam o mandato de ir pregar, é claro Quem deu o mandato é o próprio Jesus Cristo. Foi Cristo Quem veio "segundo as Escrituras", Quem morreu pelos nossos pecados, Quem foi sepultado e Quem ressurgiu da morte para a nossa justificação (I Coríntios 15:1-4). Foi Cristo, Quem participou com a carne e o sangue para que, "pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo" (Hebreus 2:14). Deus exaltou soberanamente Cristo, e "lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que está nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2:9-11). É Cristo Quem é posto à direita de Deus nos céus; Quem é "acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro". Deus sujeitou todas as coisas aos pés de Cristo "e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja" (Efésios 1:20-22). É a Cristo Quem foi "dado todo o poder no céu e na terra" (Mateus 28:19). Aquele que deu o mandato de pregar o Evangelho é Aquele que venceu e é o único digno, na terra, no céu, ou debaixo da terra de abrir e desatar os selos do livro que está na mão dAquele que está assentado sobre o trono: O Leão de Judá, a raiz de Davi (Apocalipse 5:1-7). Quem deu o mandato é o Único Mediador (I Timóteo 2:5,6), Aquele concebido pelo Espírito Santo, o Deus Filho, o precioso Jesus Cristo. Foi Ele que "disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15). Joseph Smith dos Mórmons, Martinho Lutero dos Luteranos, João Calvino dos Presbiterianos, John Knox dos Anglicanos, o apóstolo Pedro dos Católicos, a psicologia, o entretinimento Cristão, e o sensacionalismo, dêem lugar a Jesus Cristo! A vaga de Comissionador do mandato de pregar o Evangelho não foi desocupada ontem, não é desocupada agora e nunca será desocupada! É ocupada pelo Jesus Cristo. Por Cristo mandar pregar o Evangelho a toda criatura, sabemos que tal mandato não originou-se na inteligência ou no pragmatismo do homem. E não precisa das invenções do homem para continuar. Também sabemos que não veio por nenhum anjo qualquer. O mandato de pregar o Evangelho a toda criatura vem a nós do seio de Deus Pai como Ele é revelado a nós pelo Filho. Por Cristo mandar pregar o Evangelho a toda criatura não há outro mandato tão amoroso, sábio, gracioso, autoritário, ou permanente quanto o mandato que nos ordena a ir por todo o mundo, pregando o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15). O nosso mandato é do céu e portanto, um privilégio abençoado e uma responsabilidade séria para com o mundo. E conhecendo a mensagem desse mandato, você vai se submeter a ela? Se arrependa e creia com fé em Cristo, quem é o Evangelho. E conhecendo a sua responsabilidade a pregar o Evangelho, não vai procurar a graça de ser obediente a ele? Submete-se à responsabilidade do seu privilegio e pregue Cristo aos outros! QUEM FOI MANDADO A PREGAR O EVANGELHO A TODA CRIATURA? O mandato divino diz: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16:15. Jesus enviou quem para pregar o Evangelho por todo o mundo a toda criatura? Cristo enviou os espíritas, os católicos, os pentecostais ou os da reforma? Vamos estudar cada ocorrência da entrega do mandato e verificaremos a quem Cristo autorizou a Si pregar. Entenderemos que esse mandato é dado a um grupo seleta e não ao mundo Cristão em geral. Mateus 28:18-20 diz: "E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." As pessoas com quem Jesus estava enviando com este mandato são os mesmos a quem Ele prometeu a estar até a consumação dos séculos (v. 20). Ele está com aqueles que se ajuntam "em meu nome" (Mateus 18:20). São estes que Ele prometeu estar "no meio deles". Estes que se ajuntam "em Seu nome" se ajuntam de acordo com a Sua autoridade, Sua doutrina, Suas ordenanças, Seu exemplo guiando eles e estes que têm a presença do Espírito Santo. Isto é o que significa a ajuntar "em Seu nome". È muito além de duas ou três pessoas, fazendo um círculo, e sinceramente apertando as mãos de um ao outro e vocalizando o nome de Jesus. Se ajuntar "no nome de Jesus" é muito além disso! É exemplificado por Davi quando se aproximou ao Golias (I Samuel 17:45, "Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.") Davi foi ao encontro de Golias com a liderança do SENHOR e com a Sua autoridade, Seus meios, Sua mensagem e com a Sua representação, ou seja, !em Seu nome?. De presumir que tinha essa autoridade quando não tinha seria vergonhoso (Provérbios 25:14, "Como nuvens e ventos que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba falsamente de dádivas.") Jesus está no meio aquele ajuntamento que se reúne "em Seu nome". O mandato de ir pregar o Evangelho a toda criatura é claramente dado aos estes reunidos "em Seu nome", ou seja, com aqueles que têm a Sua liderança, Sua autoridade, Sua doutrina, Suas ordenanças, Seu exemplo guiando eles e estes sobre quem veio o Espírito Santo. Marcos 16:14-18 diz: "Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes farão dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão." Os a quem Jesus deu o mandato de pregar o Evangelho não são super-homens ou anjos, mas homens salvos dos seus pecados por Cristo e que estão sendo aperfeiçoados (v.14, "e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração"; II Coríntios 4:7). A quem Cristo deu o mandato a ir a todo mundo pregando o Evangelho são os que pregam somente Cristo para a salvação (v. 16). O mandato foi para os com quem Cristo começou o Seu ajuntamento e através de quem a Sua Palavra foi confirmada naquele primeiro século pelos prodígios e maravilhas, ou seja, os discípulos com quem Cristo formou o alicerce da igreja que Ele organizou enquanto estava na terra (v. 17,18,20, "cooperando com eles o Senhor"; Efésios 2:20; Hebreus 2:3,4, "confirmada pelos que a ouviram", "Testificando também Deus com eles"). Lucas 24:44-49 diz: "E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." Quem recebeu a ordem de ir pregando o Evangelho é o ajuntamento que começou com o Evangelho sendo anunciada por Cristo (Hebreus 2:3,4, "começando a ser anunciada pelo Senhor") em Jerusalém (v. 47, não em Roma, Londres, Nova York ou outro lugar qualquer). Essa mensagem é o "arrependimento para a remissão dos pecados" (não foi uma pregação de dons, filosofia, bem estar ou prosperidade, ou obras). Já se submeteu à essa mensagem? A quem Cristo deu o mandato a evangelizar o mundo é aquele grupo que tem os apóstolos como as primeiras testemunhas (v. 48, "destas coisas sois vós testemunhas"; I Coríntios 12:28, "E a uns pós Deus na igreja, primeiramente apóstolos"; Efésios 4:11). O ajuntamento que foi autorizada de ir a pregar é aquele que recebeu a promessa do Pai (v. 49), ou seja, aquele que estava reunido em Jerusalém no dia de Pentecostes sobre qual desceu o poder do Espírito Santo (Atos 2). João 20:21-23 diz: "Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos." Desse relatório da comissão sendo dada por Jesus aprendemos que a comissão foi dada àquele grupo com qual Jesus reuniu e deu a paz (v.19,21,26) e qual recebeu tanta a promessa do Espírito Santo (v. 22) quanto O recebeu pessoalmente (Atos 2). A organização que tem o mandato de ir, pregar e batizar é aquela que tem a autorização dos céus, "assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós" (v. 21), ou seja, aquela organização pela qual Deus trabalha na terra (v. 23; Mateus 16:18,19). Atos 1:4-11 diz: "E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." O ajuntamento a qual Cristo deu a ordem de ir, pregar, batizar e ensinar é aquele com qual reuniu depois da Sua resurreição e deu a promessa do Espírito Santo, Quem faria deles testemunhas poderosas (v. 4, "estando com eles"; Atos 2:1-4; Marcos 16:20, "cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram"). Foi essa organização que recebeu destaque do céu para ser aquela aprovada por Deus por qual Ele estará fazendo a Sua obra de missões até a consumação dos séculos. Peneirando os fatos destas cinco referências resumimos que existe uma organização que tem autorização do céu para evangelizar, batizar e ensinar Cristo na terra. Essa organização levou vários nomes pelos séculos mas ultimamente é conhecida pelo nome BATISTA. Não foi dado o mandato à cristianismo em geral mas ao um grupo seleto: Os Batistas. Aquele ajuntamento e todos os outros como aquele primeiro devem ir segundo as Escrituras, pregar as Escrituras, batizar segundo as Escrituras e ensinar os discípulos batizados a observarem todas as Escrituras até aquele dia que Cristo voltar. Esse mandato vem da mais alta autoridade na terra: Cristo. Esse mandato tem o alvo mais abrangente: os confins da terra. Esse mandato tem aquela mensagem única que agrada o Senhor: O Evangelho. Esse mandato, pela obra de Deus, traz vida e esperança onde a morte e desespero reina: a Salvação. Esse mandato é para aquela congregação que é igual àquela que Cristo organizou: Uma Igreja Batista Neotestamentária. Esse mandato dura o maior número de séculos: até que Cristo volte. Esse mandato se multiplica: em outras congregações da mesma fé e ordem. A mensagem do Evangelho chegou ao seu coração? Você é um campo de missões? Se for, escuta as palavras de Cristo: "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." (Marcos 1:15). Já se fez pobre pela causa do evangelho? Comunique financeiramente com essa obra! Faz parte duma destas congregações? Ide e pregai o evangelho a toda criatura! Participe com as suas orações para que Deus faça a Sua obra de salvação aonde a Sua palavra estiver pregada! Seja sempre orientado pelo mandato. Não esteja orientado pelo que está na moda ou que traz resultados mas lembre-se da sua responsabilidade dada por Cristo até que Ele venha. O QUE A NOSSA MENSAGEM NÃO É O grupo seleto a qual Jesus deu o mandato de pregar a toda criatura no mundo inteiro tem que se limitar à mensagem particular do Evangelho. Qualquer mensagem, a não ser o Evangelho, é sem a devida autoridade divina e é grande presunção na parte deste grupo seleto. Lembramo-nos que a nossa mensagem é Cristo pois Cristo é o Evangelho. Portanto: A nossa mensagem não é Brasileirismos ou particularidades de uma outra cultura qualquer. O pregador do Evangelho não tem uma mensagem de história brasileira, de cultura brasileira, sistemas governamentais de economia, éticas nacionais de trabalho, uma moda particular ou uma paixão de um esporte preferido (I Coríntios 2:1-4, "E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. 2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. 3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. 4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;"). Cristo ministrou em culturas diferentes quando pregou aos judeus, aos Samaritanos (João 4), aos publicanos (Lucas 19) e aos Romanos (na crucificação). Os apóstolos ministraram aos culturas diferentes também pois pregaram aos Gregos (Atos 17), aos Gentios (em Listra, Atos 14; ao Cornélio, Atos 10) e aos países vários na Ásia, Itália, etc. Nem Cristo ou os apóstolos procuraram a fazer ninguém da sua própria cultura. Eles procuraram a fazer o povo de culturas diferentes a serem CRISTÃOS. O trabalho destes era de organizar um ajuntamento de Cristãos batizados para obedecer a Palavra de Deus dentro da cultura própria. Os efeitos do Evangelho pode moralizar um povo e aperfeiçoar a sua cultura mas não é isso o alvo do mandato. O alvo do mandato é pregar Cristo! Tradições de homens tratam de aparências somente (Colossenses 2:18-23). É a alma que necessita mudança e isso aconteça somente pelo ministério da Palavra de Deus (Hebreus 4:12;10:39, "crêem para a conservação da alma"). O alvo de missões não é a aculturação mas a evangelização. A evangelização aconteça com a pregação de Cristo, qual é o nosso mandato. A nossa mensagem não é Entretenimento. O pregador não é um servo de homens nem é um dom dado por Deus ao bem estar da sociedade. Se o pregador procura de servir o homem, alegrando ele ou de outra maneira fazendo o Evangelho uma diversão, deixa de ser um servo de Deus (Gálatas 1:10, "Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.") Se os pregadores procuram de semear a semente do Evangelho junto ao propósito de agradar a carne, ceifarão somente a corrupção (Gálatas 6:8,9, "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.") Não podemos transformar a mensagem da verdade a ser agradável à carne sem desfigurar o Evangelho! A natureza do Evangelho é escândalo a alguns e loucura aos outros (I Coríntios 1:23, "Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos."). Procurar a fazer que o Evangelho não seja escândalo a alguns ou loucura aos outros é necessário mudar a natureza do Evangelho. O pecador precisa de ouvir o que é o poder de Deus para chegar a salvação. Não existe outra maneira a entregar o Evangelho do que aquela no mandato de Cristo ao Seu ajuntamento. Essa maneira é de pregar Cristo direitamente ao pecador chamando ele ao arrependimento e à fé (Atos 20:17-21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário