quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

QUAIS OS METODOS PARA A EVANGELIZAÇÃO???

QUAIS MÉTODOS DEVEMOS USAR NA EVANGELIZAÇÃO? Não é nosso propósito dar uma lista de regras que compõem os métodos coretos da evangelização bíblica, mas de mostrar princípios bíblicos que devem reger nessa atividade. Uma examinação dos métodos usados pelo apóstolo Paulo será suficiente para nos orientará nessa área. Em I Coríntios 9:19-23, Paulo diz: "Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. 20 E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. 21 Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 23 E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." Muitos querem usar a frase "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns" como uma aberta permissão divina a usar qualquer método imaginativo humano na evangelização. Querem dizer que os resultados (de ver pessoas convertidas) justificam os meios, por mais ridículos os métodos estejam. Muitos pensam que a tolice e a irreverência são permitidas se pelo menos uma pessoa é salva. Mas não creio que essa seja o que Paulo quis ensinar quando disse: "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns". Pelo exemplo da prática de Paulo na atividade missionária entendemos o que ele quis dizer. Paulo não quis dizer que devemos simplificar o evangelho ao ponto dele ser inócuo e agradável às massas, pois ele pregou a todos, tanto judeu quanto gentio, "todo o conselho de Deus" (Atos 20:27). Não foi a intenção de Paulo de baixar o Evangelho ao nível carnal dos ouvintes ou fazer a parte de um palhaço para conseguir a pregar Cristo melhor. Ele não virou um hipócrita que mudava o teor da mensagem do evangelho conforme o gosto da pessoa qual ele evangelizava, pois ele resistiu Pedro na cara por ele fazer justamente isso (Gálatas 2:11-14). Ele não inventava métodos criativos e imaginativos para assegurar um devido resultado, que é pragmatismo, mas foi cuidadoso em NÃO usar sublimidade de palavras, nem filosofias cheias de sabedoria humana (I Coríntios 2:1, "não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria"). Paulo se preocupou em NÃO saber nada a não ser Jesus Cristo e este crucificado (I Coríntios 2:2, "Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.") Paulo não sentia-se livre para usar métodos psicológicos ou táticas persuasivas para manifestar um resultado "melhor". Paulo não omitiu o arrependimento ou a fé verdadeira da sua mensagem para que ela fosse mais palatável ou tolerável pois ele anunciou e ensinou publicamente e pelas casas, tanto aos judeus como aos gentios "a conversão a Deus (o arrependimento), e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo" (Atos 20:20,21). Não foi a prática de Paulo aparecer uma personagem carismática para fazer a Palavra de Deus mais aceitável aos pecadores ou para insinuar que a salvação fará alguém popular com o mundo. Paulo não insinuou que a salvação verdadeira era um sentimento ou uma emoção forte originado-se nas profundezas do interior do homem mas ensinou aos pecadores arrependidos a necessidade de crer de coração no Senhor Jesus Cristo para ser salvo (Atos 16:31). Longe de Paulo a idéia de incorporar tolice ou métodos carnais na mensagem que Cristo autorizou o seu grupo seleto a pregar. O que Paulo quis dizer pelo frase "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns" foi isso: Ele usou o conhecimento religioso, ou a falta desse conhecimento, dos seus ouvintes para relatar as verdades de Cristo e da salvação (I Coríntios 9:20, "E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. 21 Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei."). O que Paulo quis dizer pelo frase "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns" foi isso: Ele deixou uns direitos que ele tinha como Cristão para não ser uma pedra de tropeço ao não-salvo ou ao irmão mais fraco (I Coríntios 9:15, "Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória. 16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 17 E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensado me é confiada. 18 Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho."; Romanos 14:21, "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.") O que Paulo quis dizer pelo frase "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns" foi isso: Ele deixou alguns assuntos secundários para enfatizar a mensagem de Cristo (I Coríntios 10:23,24, "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.") O que Paulo quis dizer pelo frase "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns" foi isso: Ele não pregou a sua opinião ou os seus costumes como parte do Evangelho mas pregou exclusivamente a verdade de Cristo (I Coríntios 2:2, "Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.") Podemos usar o radio, a televisão, os estudos bíblicos nos domicílios, as pregações ao ar livre nas praças, a distribuição de material evangélico de porta em porta, a Internet, os jornais da cidade, etc. Podemos entrar nos hospitais, nas cadeias, nos orfanatos e nas escolas públicas, etc. Mas devemos nos verificar que estamos pregando todo o conselho de Deus em cada área que entramos e que cada método que usamos seja Bíblico. Devemos nos preocupar de pregar Cristo sem incorporar as concupiscências da carne, a ciência de psicologia ou métodos que fazem impactos fortes nos sentidos emocionais. QUAL É A MINHA RESPONSABILIDADE PARA COM O EVANGELHO? Quando Cristo é exaltado como o único substituto aceitável diante de Deus para salvar o pecador, você que ainda não está um salvo, qual é a sua responsabilidade? Se arrepender e crer Neste Salvador apresentado: Jesus Cristo (Marcos 1:15, "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho."; Atos 17:30, "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam"). Qual é a responsabilidade dos que já conhecem Cristo? Sejam fervorosos missionários pelo ajuntamento neotestamentário pregando o Evangelho a todos que puderem. Sejam ativos na oração (Efésios 6:19,20) e sejam generosos para que o Evangelho não esteja impedido de ser espalhado a toda criatura. O QUE VOCÊ FARÁ COM O EVANGELHO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário