sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A TORAH-LEI E PENTATEUCO TRABALHO CETEBAN

                                  A TORÁ

Torá em hebraico significa ensinamento, se refere basicamente ao Pentateuco, ou seja, os cinco primeiros livros da bíblia. O nome Torá deriva da palavra hebraica Yará, que quer dizer ensinar, instruir, apontar para o alvo, estabelecer uma fundação. Na tradição judaica existem duas torá, a escrita e a oral.
A Torá dos hebreus Nos manuscritos hebraicos,estes cinco livros formam um só pergaminho contínuo e sem divisão.Na  Septuaginta (250 a.C.) aparece dividido em cinco livros,com os títulos reconhecidos atualmente Os cinco primeiros livros da Bíblia foram escritos por Moisés. (Êxodo 31:18, Êxodo 24.12, Deut.31:24-26. eJo:5.45,46),entre 1445 e 1405 anos a.C.(antes de Cristo).

OS LIVROS DA TORÁ
1. Bereshit (Gênesis) - O nome Gênesis vem da Septuaginta (Versão dos Setenta), antiga versão grega. Significa "princípio", "origem" ou "nascimento". Os hebreus lhe chamavam "No princípio", pois designavam os livros da lei de acordo com sua primeira palavra ou frase. É o livro conta a criação e a história do mundo até Abraão e a vida dos patriarcas (Abrão, Isaac e Jacó) até a chegada ao Egito.
Assunto: O assunto geral é "o princípio de todas as coisas". Porém à luz do tema da Bíblia toda,seu tema é:Deus começa a redenção escolhendo um povo.
Conteúdo: O livro do Gênesis abrange uma época muito longa; desde as primeiras origens das coisas até ao estabelecimento de Israel no Egito. Divide-se em duas seções claramente distintas: a história primitiva (1-11), que é como um "pátio anterior" para a história da redenção, e a história patriarcal (12-50), que evoca a figura dos grandes antepassados de Israel.

2. Shemot (Êxodo) - Êxodo significa "saída" e a Versão Grega deu ao livro esse título porque ele narra o grande evento da história de Israel: a saída do povo de Deus do Egito.relata a escravidão no Egito, a grande libertação e os mandamentos dados sobre o Monte Sinai.

A data do êxodo: Não há dúvida alguma de que os israelitas saíram do Egito no lapso compreendido entre 1450 e 1220 a.C. Israel já estava radicado em Canaã no ano de 1220 a.C,pois um monumento levantado pelo Faraó Mereptá faz alusão ao combate entre egípcios e israelitas na Palestina, naquela data. Não obstante, faltam evidências conclusivas quanto à data precisa do êxodo. Há duas opiniões principais a respeito desta questão. De acordo com a primeira, o êxodo dataria, mais ou menos, por volta do ano de 1440 a. C. Conforme a segunda opinião, ocorreu no reinado de Ramsés II, entre 1260 e 1240 a. C. Se a data anterior é correta.                                                                      Assunto: Deus redime a seu povo e o transforma em uma nação.                                         Conteúdo: O conteúdo do livro de Êxodo é representado por meio de três montanhas altas e um vale. Na história hebraica as montanhas são: o livramento do Egito, a outorga da lei e a revelação do plano do tabernáculo. O vale sombrio é o episódio do bezerro de ouro.
3.Vaykrá (Levítico) de caráter quase exclusivamente legislativo, interrompe a narração dos acontecimentos. Na versão grega este livro recebeu o nome de Levítico porque ele trata das leis relacionadas com os ritos, sacrifícios e serviço do sacerdócio levítico. Nem todos os homens da tribo de Levi eram sacerdotes; o termo "levita" referia-se aos leigos que faziam o trabalho manual do tabernáculo, O livro não trata destes "levitas", porém o título não é  completamente inadequado porque todos os sacerdotes eram efetivamente da tribo de Levi. Embora o livro de Levítico tenha sido escrito principalmente como manual dos sacerdotes, encontra-se muitas vezes a ordenança de Deus: "Fala aos filhos de Israel", de modo que contém muitos ensinamentos para toda a nação. As leis que se encontram em Contém: um ritual dos sacrifícios (1 – 7).
O cerimonial de investidura dos sacerdotes, aplicados a Aarão e seus filhos (8-10). As normas referentes ao puro e ao impuro (11 – 15), que terminam com o ritual do grande dia das Expiações .
Assunto: Santidade ao Senhor
Conteúdo: Sacrifícios - 1—7 - Matéria dos sacrifícios – 1-5, Funções e direitos sacerdotais em relação com os sacrifícios -6,7- O sacerdócio - 8-10,  Consagração de Aarão e seus filhos - 8,9 Pecado de Nadabe e Abiú -10, Purificação da vida em Israel - 11—15 Leis referentes ao puro e impuro – 11

4. Bamidbar (Números) – O título vem da versão grega. Denominou-se Números porque se registram dois recenseamentos: no princípio e no capítulo 26. Contudo, um dos títulos hebreus, Bedmidhbar (no deserto), reflete melhor o caráter do livro, pois relata a história das peregrinações de Israel desde o Sinai até a chegada à margem esquerda do rio Jordão. Abarca um espaço de quase trinta e nove anos e forma um elo histórico entre os livros de Êxodo e de Josué.
Caráter do livro: Números é uma miscelânea de três espécies: acontecimentos históricos da peregrinação de Israel no deserto; leis para Israel, de caráter permanente; e regras transitórias válidas para os hebreus até que chegassem a Canaã. A história e as leis vão misturadas em partes aproximadamente iguais em extensão. As exigências das situações vividas davam origem a novas leis.
Assunto: o fracasso de Israel
Conteúdo: Preparativos para a viagem até Canaã - 1:1—10:10                                                          Os espias exploram a terra - 13
O censo e a organização de Israel - 1—4
A santificação do acampamento e leis diversas - 5—8
A páscoa e as trombetas - 9:1—10:10
O descontentamento do povo e o desânimo de Moisés - 11
As críticas de Miriã e Aarão – 12      A rebelião de Core – 16
A prova das varas – 17                    Balaão - 22—25

5. Devarim (Deuteronômio) A palavra deuteronômio provém da Versão Grega que significa "segunda lei" ou "repetição da lei". O livro consiste em sua maior parte nos discursos de Moisés, dirigidos ao povo na fértil planície de Moabe; Israel estava prestes a cruzar o rio Jordão e iniciar a conquista de Canaã e Moisés estava por terminar sua carreira,contém uma recapitulação e as últimas recomendações de Moisés.
Importância de Deuteronômio: Este livro desempenhou um papel importante na história e na religião de Israel. O códig deuteronômico foi a norma para julgar as ações dos reis de Israel- A descobri-lo no templo, sua leitura despertou um grande avivarnen no ano 621 a. C. (II Reis 22). Foi a base das exortações de Jeremias e Ezequiel. Os judeus escolheram a grande passagem de 6:4, 5 co seu credo ou declaração de fé.O Novo Testamento refere-se a Deuteronômio e cita-o mais de oitenta vezes. Parece que era um dos livros prediletos de Jesus, pois ele o citava amiúde. Por exemplo, citou versículos de Deuteronômio para resistir ao diabo em sua tentação. Também a profecia acerca do profeta que seria como Moisés (18:15-19) preparou o caminho para a vinda de Jesus Cristo.
Propósitos:Preparar o povo para a conquista de Canaã. Deus havia sido fiel em dar a Israel vitória após vitória sobre seus inimigos. A presença e o poder de Deus eram a garantia de que ele lhes entregaria a terra.
Conteúdo: Deuteronômio é muito mais que a mera repetição da lei. Explicam-se os privilégios e as responsabilidades do povo escolhido e sua relação com o Senhor. O Senhor é o único Deus (4:35; 6:4), o "Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam" (7:9). Israel é o povo escolhido de Deus em virtude da aliança que fez com eles no Sinai.

A VISÃO JUDAICA DA TORAH
A tradição judaica mais antiga defende que a Torá existe desde antes da criação do mundo e foi usada como um plano mestre do Criador para com o mundo, humanidade e principalmente com o povo judeu. No entanto, a Torá como conhecemos teria sido entregue por  a quando o povo de Israel, após sair do cativeiro no peregrinou em direção à terra de As histórias dos patriarcas, aliados ao conjunto de leis culturais, sociais, políticas e religiosas serviram para imprimir sobre o povo um sentido de nação e de separação de outras nações do mundo.
De acordo com a tradição judaica, Moisés é o autor da Torá, e até mesmo a parte que discorre sobre sua morte (Devarim  32:50-52) teria sido fruto de uma visão antecipada dada por Deus
PRINCIPIO DA LEI, TORAH
O princípio predominante da lei era a teocracia. O próprio Senhor era considerado como Rei; as leis foram por Ele dadas; o tabernáculo (e depois templo) era considerado como Sua habitação; ali houve visíveis manifestações da Sua glória; ali revelou a Sua vontade; era ali oferecido o pão todos os sábados; ali recebeu o Seus ministros, e exerceu funções de Soberano. Com Deus tinha relação a paz e a guerra, questões estas determinadas sob todos os governos pela suprema autoridade (Dt 1.41,42; Js 10.40; Jz 1.1,2; 1Rs 12.24). A idolatria era uma traição. Por conseqüência, em relação aos judeus, era Jeová ao mesmo tempo Deus e Rei. A teocracia tinha as suas externas manifestações. Deste modo, o tabernáculo, onde se realizou o culto público desde o Êxodo até ao reinado de Salomão, era não só o templo de Deus, mas também o palácio do Rei invisível. Era a "Sua santa habitação"; era o lugar em que encontrava o Seu povo e com ele tinha comunhão, sendo portanto "o tabernáculo da congregação". Depois do tabernáculo veio o templo, harmonizando-se suntuosidade do edifício e os seus serviços com as determinações divinas, e com o aumentado poder da nação. Mas o Senhor, como Rei, não só tinha o Seu palácio, mas também tinha os Seus ministros e funcionários do Estado. Sacerdotes e Levitas eram apartados para o Seu serviço. Este governo de Deus era reconhecido por meio dos sacrifícios de várias espécies, realizados sob condições cuidadosamente definidas, exprimindo a propriciação, consagração e comunhão. Os direitos divinos eram ainda reconhecidos por meio de certas festividades, que na sua variedade eram o sábado de todas as semanas, as três grandes festas anuais, o ano sabático, e além disso o jubileu, tudo isto levado a efeito com os seus fins espirituais e morais.

13 PRINCIPIOS DA FÉ JUDAICA.
Maimônides é reconhecido como o mais famoso dos comentaristas judeus. Escritor aclamado, estimado filósofo, médico de renome e mestre talmúdico - este é seu legado. Sua obra magna, Mishnê Torá, é considerada até hoje como a mais conceituada e completa codificação da lei judaica, na qual explica nos fundamentos da crença judaica que a Torá é verdadeira.                                                                                                                              Se uma pessoa negar qualquer preceito ou conceito da Torá é como se ele estivesse negando a Torá inteira, pois a Torá é uma unidade, uma só essência. Se uma pessoa desconhece algum princípio da Torá, ele é simplesmente considerado ignorante. Mas se alguém é ignorante em um dos Treze Princípios de Fé de Maimônides, então ele deixou de conhecer o que é judaísmo.
Os treze princípios da fé judaica são:
1 - Creio com plena fé que D-us é o Criador de todas as criaturas e as dirige. Só Ele fez, faz e fará tudo.
2 - Creio com plena fé que o Criador é Único. Não há unicidade igual à d’Ele. Só ele é nosso D-us; Ele sempre existiu, existe e existirá.
3 - Creio com plena fé que o Criador não é corpo. Conceitos físicos não se aplicam a Ele. Não há nada que se assemelhe a Ele.
4 - Creio com plena fé que o Criador é o primeiro e o último.
5 - Creio com plena fé que é adequado orar somente ao Criador. Não se dever rezar para ninguém ou nada mais.
6 - Creio com plena fé que todas as palavras dos profetas são autênticas.
7 - Creio com plena fé que a profecia de Moshé Rabênu é verdadeira. Ele foi o mais importante de todos os profetas, antes e depois dele.
8 - Creio com plena fé que toda a Torá que se encontra em nosso poder foi dada a Moshé Rabênu.
9 - Creio com plena fé que esta Torá não será alterada e que nunca haverá outra dada pelo Criador.
10 - Creio com plena fé que o Criador conhece todos os atos e pensamentos do ser humano.
11 - Creio com plena fé que o Criador recompensa aqueles que cumprem Seus preceitos e pune quem os transgride.
12 - Creio com plena fé na vinda de Mashiach. Mesmo que demore, esperarei por sua vinda a cada dia.
13 - Creio com plena fé na Ressurreição dos Mortos que ocorrerá quando for do agrado do Criador.                                                                                                                                                                                             OS 613 MANDAMENTOS DA TORÁ,LEI

  Separei alguns dos 613 mandamentos que são:

1


Saber que existe Deus

2
Não distrair a mente com outros deuses além Dele

3
Saber que Ele é um

4
Amar a Ele

5
Temer a Ele

6
Santificar Seu nome

7
Não profanar Seu nome

8
Não destruir objetos associados ao Seu nome

9
Ouvir ao profeta fala em Seu nome

10
Não desmerecer o profeta

11
Imitar Seu jeito

12
Ser fiel a aqueles que conhecem Ele

13
Amar outros judeus

14
Amar convertidos

15
Não odiar um judeu

16
Reprovar um pecador

17
Não embaraçar outros

18
Não oprimir os fracos
19
Não falar depreciativamente dos outros

20
Não vingar-se

21
Não guardar rancor

22
Aprender a Torá

23
Honrar aqueles que ensinam e conhecem a Torá

24
Não praticar idolatria

25
Não seguir os caprichos do coração ou o que os seus olhos vêem

26
Não blasfemar

27
Não venerar ídolos da maneira que eles são venerados

28
Não venerar ídolos nas quatro maneiras que nós veneramos a Deus

29
Não fazer um ídolo para si mesmo

30
Não fazer um ídolo para outros

31
Não fazer formas humanas nem com propósitos decorativos

32
Não tornar uma cidade idólatra

33
Incendiar uma cidade que passou a praticar idolatria

34
Não reconstruí-la como cidade

35
Não tirar proveito dela

36
Não ser missionário para outros venerem ídolos

37
Não amar o missionário

38
Não deixar de odiar o missionário

39
Não salvar o missionário

40
Não dizer nada em sua defesa

41
Não evitar que ele seja incriminado

42
Não profetizar em nome da idolatria

43
Não ouvir um falso profeta

44
Não profetizar em falso em nome de Deus

45
Não ter medo de matar o falso profeta

46
Não jurar em nome de um ídolo

47
Não praticar o (mediunismo)

48
Não praticar yidoni (vidência)

49
O culto do Dia do Arrependimento
50

A oferta adicional da Festa de Tabernáculos

Nenhum comentário:

Postar um comentário