quinta-feira, 3 de outubro de 2013

SALMO.119 HEBRAICO

Salmo 119 alfabetização hebraica Letra Nome Da Palavra Verso & Lição álef “-” rva, , (°esher), rva' ' (°¹sh¹r): “felicidade”, “abençoado” v.1, “Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR.” Lição: Quem segue a Bíblia, é felicitado (ou endireitado) por Deus! bêt “b”, “v” B (b®) preposição ligada ao pronome interrogativo hm ' (mâ): “o que?”, “como?”, “deve” v.9, “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” Lição: Quem segue a Bíblia, consegue viver de modo íntegro, puro! guímel “g” lmG; " (g¹mal): “tratar plenamente ou adequadamente”, “desmamar”, “amadurecer” v.17, “Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra.” Lição: Quem segue a Bíblia, cresce bem! dálet “d”, “th” qbD; ' (d¹baq): “se agarrar”, “segurar”, “guardar perto” v.25, “A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.” Lição: Quem segue a Bíblia, renova as suas forças! he “h” hry' " (y¹râ): I. “jogar”, “atirar”, II. “molhar”, III. “ensinar”, “dirigir”, “guiar” v.33, “Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.” Lição: Quem segue a Bíblia é quem deseja a direção de Deus! vav “v” w,> particípio, conjuntivo de w > (w®): “e”, “e também”, “inclusive”, “que”, “isto é” v.41, “Venham também sobre mim as tuas misericórdias, SENHOR, e a tua salvação, segundo a tua promessa.” Lição: Quem segue a Bíblia sabe que Deus o ama e o salva! zain “z” rkz; " (z¹kar): “lembrar”; “mencionar”; “pensar (a respeito)”; “meditar em” v.49, “Lembra-te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar.” Lição: Quem segue a Bíblia, é consolado por Deus! hêt “ch” qlx; ' ( ¹laq): “porção”, “parte”; “terrritório” v.57 “O SENHOR é a minha porção; eu disse que guardaria as tuas palavras.” Lição: Quem segue a Bíblia, pertence ao Senhor! tét “t” bAj (tôb): “bom” v.65 “Tens feito bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra.” Lição: Quem segue a Bíblia é tratado bem por Deus! iode “y” dy " (y¹d): “mão”, “poder”, “monumento”, “eixo”, “parte”, “pulso” v.73 “As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos.” Lição: Quem segue a Bíblia conhece a soberania do Deus criador! cáf “c” hlK' ' (k¹lâ): “realizar”, “cessar”, “consumir”, “determinar”, “terminar”, “fracassar” v.81 “Desfalece-me a alma, aguardando a tua salvação; porém espero na tua palavra.” Lição: Quem segue a Bíblia não cansar de aguardar o socorro de Deus! lâmed “l” l preposição: “para” v.89 “Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu.” Lição: Quem segue a Bíblia conhece a sua validade eterna! mem “m” hm ' (mâ): “que” v.97 “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” Lição: Quem segue a Bíblia, se apaixiona por ela! nun “n” rn E (n¢r): “lâmpada” v.105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Lição: Quem segue a Bíblia, enxerga tudo onde vai! sámech “s” @[se e (s¢±¢p): “dividido” v.113 “Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei.” Lição: Quem segue a Bíblia, só quer fazer as coisas certas aín “-” hf[' ' (±¹´â): “fazer”, “criar”, “realizar” v.121 “Tenho praticado juízo e justiça; não me entregues aos meus opressores.” Lição: Quem segue a Bíblia, trata as pessoas bem e tem a proteção de Deus pê “p” alP' ' (p¹l¹°): “ser maravilhoso” v.129 “Admiráveis são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa.” Lição: Quem segue a Bíblia vê como Deus é maravilhoso! tsádi “ts” qdce ' (ƒ¹d¢q): “ser justo, reto” v.137 “Justo és, SENHOR, e retos, os teus juízos.” Lição: Quem segue a Bíblia reconhece como a sua instrução é justa e certa cof “c” arq' ' (q¹r¹°): “chamar”, “clamar”, “recitar (leitura)” v.145 “De todo o coração eu te invoco; ouve-me, SENHOR; observo os teus decretos.” Lição: Quem segue a Bíblia ore a Deus de todo coração rêsh “r” har' ' (r¹°â): “ver”, “olhar para”, “inspecionar” v.153 “Atenta para a minha aflição e livra-me, pois não me esqueço da tua lei.” Lição: Quem segue a Bíblia pode confiar no socorro de Deus na hora da aflição shin, sin “s”, “x” rf ; (´ar): “príncipe” v.161 “Príncipes me perseguem sem causa, porém o que o meu coração teme é a tua palavra.” Lição: Quem segue a Bíblia não tem medo nem dos poderosos tau “t” brq; ' (q¹rab): “aproximar de “, “entrar em” v.169 “Chegue a ti, SENHOR, a minha súplica; dá-me entendimento, segundo a tua palavra.” Lição: Quem segue a Bíblia sabe que Deus escuta os seus pedidos e ajuda a entender a resposta Observação: São 22 estrofes para as 22 letras do alfabeto hebraico, cada uma de 8 linhas no hebraico, ou 8 versículos, sendo que todas as linhas duma estrofe começam com a mesma letra do alfabeto. Por exemplo: Salmo 119.1-8 Alegres são aqueles que são puros na sua caminhada, que andam de acordo com a Palavra de Deus. Alegres são aqueles que praticam as suas recomendações e procuram fazê-las de todo o coração; Andam não atrás do mal e sim atrás do bem. As Tuas ordens estabeleceste para que cumpramos à risca. A cada passo preciso da Tua força para que possa eu obedecer os seus ensinos. Acanhado, assim, não serei, porque assimilava as tuas orientações. A ti renderei graças sem ter que esconder nada quando eu tiver aprendido a Tua justa sabedoria Acatarei os teus regulamentos. E Tú jamais me abandonará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário